Pages

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aljezur, batata doce e água mel!

O passeio hoje é a Aljezur, no Algarve! Não vai ser um passeio pelas belas praias, nem pelo castelo, nem mesmo pela linda vila.

Hoje, vamos sentar-nos à mesa e degustar!

Ao contrario do que parece nem tudo é feito em fabricas e chega embalado e processado aos hipermercados... existe vida lá fora!! E em Aljezur ainda se pode provar verdadeiras delicias artesanais, que vêm directamente da fauna e flora... mel, água mel, pão, queijo de figo, aguardente de medronho, batata doce, enchidos, broas, ... E como alguns destes produtos são "trabalhados" por familiares meus, ainda me dá mais prazer... comer!

Estamos na época da batata doce, e Aljezur é dos melhores sítios para se comprar esta verdadeira delicia!
Quando comprar não retire aqueles restos de raízes que as mesmas trazem (e que eu espero que as que vocês comprarem tragam), é que elas ajudam a conservar, durante bastante tempo, as batatas em boas condições para posterior consumo.
Pode ser comida, assada, cozida, frita, em doces, ... e é um dos alimentos mais saudáveis do mundo!!

E água mel? Humm, que delicia! Desconhece?
Ui, nem sabe o que perde!!
Depois de se extrair o mel da cera, ficam restos na cera... esta cera é fervida, e é assim que se obtém a água mel.
Para saber se a água mel está pronta, deixa-se cair uma gota da mesma sobre a unha. Se ficar redondinha, pode tirar-se do lume.
A água mel é muito utilizada para barrar o pão, como tempero de saladas ou na confecção de bolos.

E mais não digo, se quiser ver, provar, comprar... já sabe onde ir: Aljezur!

E por ai, também se comem estas delicias?

33 Seres especiais comentaram :

Anônimo disse...

Gostava de me lambuzar com essas delicias, manda algumas para cá;)
Bom passeio e boa lambuzisse, eheh!

Maria Emília Viva disse...

Oi,
Eu adoro bata doce, no Brasil a água mel seria a geleia ?

Especialmente Gaspas disse...

Maria Emília, não tenho a certeza.
Como se faz a geleia no Brasil?

Especialmente Gaspas disse...

Alexandre, serve-te à vontade!!!
Água mel não é tão doce como o mel mas é uma verdadeira delicia!!

Unknown disse...

Olá minha querida!!

Nunca ouvi falar dessa água mel e olha que meus sogros tem colmeias (estamos sempre a aprender)Não sou muito fã de mel, tomo uma colherada( a muito custo)quando estou meia à rasca da falta de ar e com leite quentinho quando estou constipada.

Quanto à batata doce, as que se compram no super vem sem as raízes, por isso compro pouquinha de cada vez, para não deixar apodrecer. Eu uso muito na comidinha da Daniela, dá um gostinho bom à sopinha.

Que sorte minha querida, não há nada como as novidades vindas directas da terra, é um luxo! Infelizmente só tenho este luxo poucas vezes por ano :(

Beijinho grande.
Patricia

Especialmente Gaspas disse...

Patrícia, mas será que os teus sogros nunca ouviram falar na água mel? pergunta-lhes!

:)

A Horta Encantada disse...

O que eu adoro água mel :-D lembro-me tão bem da minha avó a fazer. Que saudades!

Anônimo disse...

Opá, eu ando a dieta. Só de ler estas coisas, sobe-me a tensão e a glicemia. Loool

Betty Gaeta disse...

Que delícia! Mel e batata doce, duas coisas que adoro.
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Velud'arte disse...

Olá.
Sou doida por batata doce.
A minha mãe costumava colocar uma batata doce em água dentro de um vasinho pendurado por cima da mesa.
A pouco e pouco as folhinhas cresciam e pendiam. Ficava muito bonito.

Tenho uma armação de madeira pendurada por cima da ilha da minha cozinha que está mesmo à espera da batata!

Vou procurar água de mel para provar. Não tenho dúvida que vou adorar!

Quanto à geleia, posso partilhar a minha receita:
http://veludarte.blogspot.com/2010/10/presente-caixa-de-madeira-pintada.html

Beijocas.

Sissamar disse...

Não, por aqui não se come nem nunca se comeu a maior parte dessas delicias... por isso... ui, ai... já estou...haaaaaa...calçar...uf.... os sapatos.... (calça-te miúda!!!)... para ir até aí... até jááááá!
Aljezur... tenho uma bela recordação dessa vila, aqui há uns aninhos´, passei um dia na praia, naquela zona do braço de mar, cheia de mergulhos, pescaria e á noite um belo arrozinho de tomate com o peixinho frito! Havias de ver, nunca tinha presenciado tal coisa, os homens, começaram a ver que o peixe era tanto, que começaram a colocar vários anzóis na mesma cana e depois todos devidamente iscados. E quando recolhiam a linha era de boca aberta que eu ficava ao ver os anzóis cada um com um peixe pendurado! Foi tanto que deu para dividir por 12 pessoas e não passámos fome!!! Tenho umas fotos, vou ver se um dia destes mostro lá no blog. É pena que não tenho fotos da praia e das canas de pesca a carregadinhas de peixe, pois não levei a minha máquina para a praia, mas mostro as do jantar!
Beijinhos

Mafalda S. disse...

Que inveja... hoje gostava de estar no teu lugar. Agora fizeste-me recordar as batatas doces assadas, que costumava comer na minha infância. Uma verdadeira delícia!

Beijinhos

Fernanda disse...

Sinceramente? Nunca tinha visto com raízes!
E água mel nem sequer conhecia, mas Aljezur fica muito longe :(

Especialmente Gaspas disse...

Luisa... humm, feito por uma avó então deve ser uma delicia!!! :) Métodos bem tradicionais :)

Fofo... não faz mal... mais sobra!! haha eu como por ti :)

Velud'arte... Já fui espreitar e fiquei de olho na geleia. A minha sogra costuma fazer marmelada mas eu nunca fiz.
Essa colher de pescoço torcido... dá jeito, eu ando sempre em luta com as colheres dentro dos frascos dos doces. Nunca vi à venda... qq dia torço o pescoço às minhas para ficarem iguais a essa :)) hehe

sissamar... fiquei com inveja de não estar presente nessa pescaria. Deve ter sido fantástico :)

Fernanda, Aljezur longe? Longe é a Alemanha... hahaha

Velud'arte disse...

Estas colheres aparecem uma ou duas vezes por ano nas lojas Lidl.

Especialmente Gaspas disse...

Obrigada pela dica!!! :) Lidl lá vou eu! :)

Tuquinha disse...

Não...por aqui não se come isso mas, posso garantir-te que se comem coisas muito boas tb.
Não me importava de beber dessa água de mel
beijinho

Tuquinha disse...

há........esqueci de te dizer que gostei do novo "visual" do teu blog..........
beijoca

Especialmente Gaspas disse...

Bigada Tuquinha de vez enquando tem de se mudar de roupa :)

Unknown disse...

Olá minha querida!! Vou perguntar à minha sogra se ela conhece, eu nunca os ouvi falar. Depois digo-te :)

Beijinhos ...

Silvana Fabbri disse...

ô mulher, que mesa boa !!!!
Adoro batata doce ... salgada ... cozida ... frita ....assada .... batata de qualquer jeito eu topo.
Agua mel não conheço, mas já fiquei com vontade.
O que será "barrar o pãp" ?? eu sempre aprendendo por aqui.
Beijokas
meumundocordeabobora

Débora Fouraux disse...

Hum... adoro batata doce! e por aqui é facil de encontrar essas belezuras sem agrotoxicos! adoro! Beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Qualquer dia vou lá comprar essas gostosuras.
Abração

none disse...

Aqui se compra Batata-Doce o ano inteiro,meu marido tem mânia de comprar toda semana,e eu vivo tentando achar um jeito novo de faze-las,mas fritinha e melhor(e o que sei fazer melhor..rs),amo Mel...hummmm,meu avô fabricava e a gente recebia pedaços de favos...delicia...encheu-me a boca de água...rs
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Especialmente Gaspas disse...

Patrícia, Ok :)


Silvana, Barrar o pão é colocar em cima do pão, de preferência tampando o pão todo ehehe!

De onde vêm o termo barrar? não sei.
Talvez tenha haver com barro. Por barro na parede!? Enfiar o pé no chão e ficar com barro até à orelha (e o que custa tirar ele das botas)?!

No Brasil barrar tem outro significado não é? É bloquear, parar, situação dificil, certo?

:)

Maria Emília Viva disse...

A geleia daqui é feita do cozimento de frutas com agua e açucar, acho que a agua mel é uma espécie de geleia sim, beijos

Especialmente Gaspas disse...

É possível. quando tiver oportunidade informo-me melhor :)

Silvana Fabbri disse...

A sim, entendi, Barrar o pão = Cobrir o pão ... certo.
Quando for te visitar em Portugal já estarei por dentro de tudo isso rssss.
Beijokas e obrigada

Fernanda disse...

Vou mais depressa à Alemanha, parece-me heheheh...
Para compras é longe, sim!

Unknown disse...

Ufa!!
Desculpa!!Demorei mas cheguei.

Então é assim.
Minha sogrinha já ouviu falar na água mel, mas lá pela terriola parece não ser uso, entretanto disse-me que viu em casa da minha prima "Lena", quando foi ao Algarve.

Minha prima vive na Lagoa da Albufeira e disse que por lá, existe até receita de bolo com água mel e que alguns cozinheiros da cozinha "chique", também utilizam para temperar salada.

Será uma novidade tradicionalmente do Sul?

Eu gostei de saber :) Saber não ocupa espaço e quando falarem em água mel, já sei tudinho, he he he!

Beijinho grande!

Especialmente Gaspas disse...

:)

Pois deve ser tradição fazer a água mel apenas em certas zonas. No algarve fazem (tradição antiga), e penso que na zona de Setúbal e do Ribatejo também... e provavelmente noutras zonas, não sei...

Bolo com água mel já esbarrei com a receita ai na net :)

Sim e parece que os "gourmet" andam a usar por ser chique hehe, acho que faz mais ou menos o mesmo efeito do molho de soja e do molho inglês.

Vivendo e aprendendo!

E agora só te falta provar... fica de olho, às vezes nas feiras de artesanatos e de comes e bebes aparece!!

:)

Unknown disse...

Olá minha querida!!

Cá estou achatear, hehehe... Vinha ver se tinhas visto a resposta.

Quando for lá acima, vou ver na feira em Vila Real se encontro, fiquei curiosa :)

Beijinho grande e bom restinho de fim de semana.

Especialmente Gaspas disse...

Igualmente :))

Related Posts with Thumbnails