Pages

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jane Eyre de Charlotte Brontë

Há uns anos atrás vi o filme mas só agora decidi ler os livro! Gostei de ambos de igual forma. Ambos são cheios de sentimentos e emoções.

Jane é impetuosa e apaixonada. Defende tudo aquilo em que acredita, mesmo perante alguém de uma posição social acima da dela. É rígida a seguir os seus princípios.

A narrativa é feita na primeira pessoa. Mostrando-nos os pensamentos e sentimentos de Jane. A escrita consegue ficilmente passar-nos o estado emocional de Jane e do ambiente à sua volta.

Durante a leitura apercebemo-nos da transformação e crescimento interior de Jane, através das experiências que ela vive.

O que começa por ser a história de Jane passa a ser uma bela história de amor, com alguns percalços no meio... Eu gostei!!

Fica um bocadinho:

"Embora admita que há uma certa dose de superstição a correr-me nas veias. Não obstante, isto é verdade... pelo menos na medida em que ouvi de facto o que lhe estou a relatar.

- No momento em que eu chamava: Jane! Jane! Jane!, Uma voz vinda não sei dizer donde, mas que eu reconheci... respondeu-me: "Já vou! Espere por mim!" e, passado um instante, continuo a sussurrar ao vento: "Onde é que está?"
- Vou fazer o possível por lhe descrever a ideia, a imagem que estas palavras me fizeram aflorar o espírito, embora me seja difícil expressá-las. Ferndean encontra-se, como já reparou, embrenhada no meio da floresta, e qualquer barulho que aqui chegue, é abafado sem nunca se repercutir. a pergunta: "Onde é que está?" parecia estar a ser feita nas montanhas, pois ouvi um eco proveniente daquela direcção repeti-las. Nesse momento senti uma brisa mais fresca aflorar-me a testa e tive a impressão de que eu e a Jane nos encontrávamos num cenário ermo e agreste. e fiquei convencido de que nos encontrávamos de facto, pelo menos em espírito. Estou certo de que, àquela hora, a Jane deveria estar ferrada no sono, mas talvez a sua alma se tenha afastado momentaneamente do corpo a fim de consolar a minha. Pois era a sua voz... tão certo como eu estar vivo... era a sua voz!

Caro leitor, fora na segunda-feira, já perto da meia-noite, que eu recebera o chamamento misterioso e fora também por meio daquelas palavras exactas que eu lhe respondera. Ouvi a narrativa de Mr. Rochester, mas não lhe fiz qualquer revelação em troca. A coincidência pareceu-me demasiado espantosa e inexplicável para ser comunicada ou discutida."

E vocês já leram?

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Iceberg na sangria!!

- Oh Gaspas? Outra vez a falar de sangria? Oh mulher, qualquer dia pensam que tu andas na pinga!! Ainda tens de mudar o nick de para Gaspas tintol, ou... Gaspas pinguça!

Coff Coff... É assim que começam os boatos!!!

Mas vocês por acaso sabem a percentagem de álcool que eu utilizo? hã? Ou se bebo todos os dias? hã? Ou se é para mim? hã? Também não me vou justificar que vocês não têm nada com isso!! hahaha... passemos ao que interessa:

Como manter a sangria bem fresca naqueles dias de verão, tórridos, escaldantes e que nos fazem transpirar como cascatas!

Procedimento:
- Escolher um copo grande
- Enche-lo de água até meio
- Colocar no congelador umas horas
- Retirar do congelador
- Preencher o espaço não usado do copo com sangria!!

Ao fim de alguns minutos o "iceberg" fica à deriva e temos uma sangria fresca durante muito mais tempo!!

Hã? É ou não é de génio?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sugestões aburricadas de aniversário

Aqui na aldeola a malta (quem sempre cá morou e os que fugiram das grandes cidades para a paz do campo) pode viver longe da civilização, enterrada em oliveiras, carraças e coelhos... mas tem a imaginação mais fértil que qualquer estrume de vaca!

A Mirculina ontem como quem não quer a coisa mas já em jeito de fofoca tocou-me à campainha para me contar a ultima novidade, rural:

O vizinho Manelito (Advogado afamado em Lisboa) fez anûs anos. Então, os seus vizinhos e grandes amigos do peito juntaram-se e prepararam-lhe uma surpresa.

Aposto que vocês estão a pensar:
- Juntaram-se e fizeram uma vaquinha!!!
Acertaram por pouco, diria mesmo que erraram o tamanho das orelhas... Um burro! Compraram-lhe um burro!! E adivinhem quem eles arranjaram para ir entregar o asinus vulgaris, ao Manelito? Hã? Um cigano!

Agora é ouvi-lo zurrar (não é o Manelito, é o burro) todas as manhãs!!!

E os vossos vizinhos também são assim? Criativos?

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Jantar diferente

Não, não tirei a foto de helicóptero... Pus-me de pé em cima da mesa :)



Como qualquer boa dona de casa, prendada, exigente, esforçada e dedicada também tenho aqueles dias em que fazer arroz com carne e carne com arroz é um tédio!! Em que a rotina do: sopa, parto principal e sobremesa já chateia!! Em que queremos impressionar e quem sabe espevitar para uma noite diferente!!


Para introduzir o factor: diferente, uma das coisas que fazemos é, o que chamamos, jantar de petiscos!! Escolhemos um bom vinho e 4 ou 5 entradas se somos só nós... ou mais algumas se tivermos visitas!


Depois é debicar aqui e ali... ali e aqui... molhar o bico e encher a pança.. e é mesmo encher porque nestes dias ficamos sempre bem tratadinhos (depois há que queimar calorias... Oh yes!!!).


E vocês? Também fazem jantaradas assim? Como quebram a vossa rotina??

quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Erva" seca a decorar a casa

É tão bonito ver ao longe os campos cheios de "erva"... verde com flores ou dourados a balançar ao vento! Apetece saltitar neles, deitar, rebolar...
Ai, como a natureza é bela quando não é vista mesmo ao pé... Grrrr... Pufff...

Com a chegada do calor as ervas começam a secar nos campos.

No meio das ervas reinam as carraças, "ervas" com picos que nos entram sapatos dentro sem serem convidadas, picos que nos arranham as pernas, enchem o pêlos dos cães com carrapetos (pápêtos como diz o meu Piki) e algumas fazem-lhes mesmo feridas, crescem tanto que deixamos de conseguir ver o horizonte, ... Grrr e Pufff mil vezes!

Mas nem tudo é mau... Podemos usa-las para decorar a casa!

Querem ver?





Raminhos de árvores ficam igualmente muito bonitos!

E vocês, também usam a natureza na decoração (depois de esborrachar as carraças com uma pedra, claro!)?

terça-feira, 14 de junho de 2011

Alhos a pedir terra

Quem nunca se deparou na sua cozinha com os seus alhos a começarem a deitar umas folhinhas verdes? hummm?

Aqui, volta e meia lá há um ou outro que põe as suas antenas de fora. E que faço eu? Lixo?
Na Não!!! Terra com eles!!! Ah pois...
Querem ver as vantagens?

- Ganho novos dentes de alho
- Previno pragas na zona onde os colocar
- Poupo dinheiro pois são menos alhos que compro
- Aproveito a rama do alho para petiscos

E para quem não tem horta isso não é desculpa, porque um qualquer vaso que tenham em casa com uma planta serve. E se essa planta é frequentemente atacada por pragas melhor ainda.

E vocês o que fazem aos vossos, jogam para o lixo, colocam na terra ou cozinham-nos?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Venenos de Deus, Remédios do Diabo

Do escritor Mia Couto.

Que titulo tão tentador, pensei eu quando vi o livro... tão tentador que trouxe o livro comigo!!

É um livro pequeno que se lê rapidamente. Contém uma história simples, vulgar, e sem grande invenções, mas... escrita de uma forma tão envolvente e especial que se torna difícil não gostar do livro.
O autor brinca com as palavras, faz corte e costura com elas, inventa-as. Usa expressões próprias do dia a dia dos povos de África. Uma escrita que recorre a mitos e lendas moçambicanas. Usa expressões que misturam o Português de Portugal com o Português Moçambicano.

É fácil gostarmos das personagens com carisma e com uma quase total ausência de maldade. São pessoas reais, como todos nós, que sentem medo, que amam, cometem erros, mentem, dizem a verdade, acreditam em superstições, ...

Difícil foi escolher um trecho para aqui colocar!!! São tantos, tão "deliciosos" e alguns hilariantes...

E foi sucedendo que, de tanto sentar esperando, as suas partes baixas foram, como ele mesmo diz, descendo, foram descendo, descendo. Das virilhas baixaram para os joelhos, dos joelhos para os tornozelos.
- É por isso que não largo as peúgas, as minhas intimidades andam a rasar o chão.
- Ora Bartolomeu, afinal tem medo de quê?
- Tenho medo de piar os tomates...
Não ri, tosse. O médico por simpatia, tosse também.
___

O velho Sozinho insiste em invocar os tradicionais preceitos: fazer amor com uma virgem é o melhor procedimento para limpar os sangues. No fundo, ele não acredita muito nisso, mas a receita é bem mais apetitosa que as prescrições clínicas que atrafulham a sua mesinha-de-cabeceira.
- Antes eu recebia cartas; agora, escrevem-me receitas médica. O que agora tenho, ao lado da cama, não é uma mesinha-de-cabeceira. É uma mezinha de cabeceira.
___

- Você, Mundinha -grita ele do fundo do corredor - você vai-me arranjar umas velas, desta vez eu quero soprar bem... setenta sopros...
- Você? você já não tem fôlego para apagar nem uma velita...
- Hei-de apagar. Se não for com um sopro é com um peido.
___

Sidónio olha a figura esquálida do paciente e pensa que talvez ele esteja certo: tanta magreza, num organismo quase sem órgãos, pode albergar doença? Desengana-se, logo a seguir: aparatosamente, o velho esfrega com afinco os testículos, a mesma mão que andarilhou dentro dos calções roca-lhe agora as amplas narinas.
- Cheiram a naftalina. Os meus tomates cheiram a naftalina.
___

E exibe a língua, olhos cerrados, boca escancarada. O médico franze o sobrolho, confrangido: a mucosa está coberta de fungos, formando uma placa esbranquiçada.
- quais fungos? - reage Bartolomeu. - Eu estou é a ficar branco de língua, deve ser porque só falo português...

E vocês, já leram?

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tomilho (substituto do sal)

A partir de Maio o tomilho (Thymus) presenteia-nos com as suas belas flores, minúsculas de cor lilás ou branca.

Apesar o tomilho poder ser usado ao longo de todo o ano é na altura da floração que as suas folhas apresentam o seu sabor mais apurado.

As podas devem ser realizadas ao longo do ano e principalmente depois da floração.

O Tomilho Bela-Luz (Thymus mastichina) é utilizado na cozinha como substituto do sal em qualquer tipo de prato. Já agora se alguém souber onde posso encontrar esta espécie... agradeço! :)

Salienta o sabor de outras ervas sem no entanto intensificá-las em demasia.


"Thymus" - significa coragem em grego. Os gregos e romanos acreditavam que a planta os encorajava e motivava Eles usavam raminhos de tomilho em banhos e nas vestes dos guerreiro antes das batalhas.

E vocês têm tomilho em casa? Gostam de usar?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Presentes da natureza

Este fim-de-semana desfrutamos na natureza (o que inclui fugir das carraças, a sete pés)!

Enfiamos a cesta no braço, calçamos galochas e metemos pé à estrada no campo!


Apanhamos alfazema para secar e decorar a casa com arranjos secos. Colhemos rosas para por na Janela da cozinha!


Deitamos mão aos óregãos para por a secar e usar durante o resto do ano e inicio do próximo!


Apanhamos amoras, framboesas, pinhões, cerejas e morangos.


E o vosso fim de semana foi tão campestre como o nosso?

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pintura em tecido

Para além do crochet há apenas mais uma manualidade que as minhas mãos de fada (quase) prendada consegue fazer de forma quase perfeita aceitável!!

É a pintura em tecido!

Experimentei há cerca de 1 ano e apesar das primeiras tentativas saírem algo... estranhas(?), depois disso apanhei o jeito (deviam ver-me a agarrar o pincel) e posso considerar-me uma: reles -pintora-que-não-fazendo-borrões-safa-se!

Costumo pintar t-shirts para o Piki e para o meu OM e ocasionalmente umas fraldinhas e bodys para oferecer a umas familiares ou amigas... prenhas!





Gostava de frequentar um curso para aprender as técnicas e corrigir o que faço mal... Quem sabe um dia!!

E vocês? Já se atreveram a pintar?

(As imagens que uso para pintar, são retiradas da net)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Chá de pintelho

É sempre interessante e curioso espreitar as pesquisas que as pessoas fazem até chegar ao nosso blog! E como seria de esperar há sempre frase que nos chamam mais à atenção... Querem espreitar comigo??

(Se por acaso escreveu algum destes textos durante uma pesquisa, não leve a mal os meus comentário que são negros e corrosivos mas perfeitamente inocentes!!)

1 - Peidar alivia e não cria barriga.
Ora nem mais! Esta frase deveria ser elevada a proverbio popular!!
Isto também pode ser útil para aquelas senhoras que almejam um ventre liso...

2 - Abri as perna até peidar.
Humm... este estava entalado!! Ás vezes acontece...

3 - Quando faço amor por vezes dou peidos e tenho vergonha.
Vergonha de fazer amor ou de dar peidos?
Se for de fazer amor... então dê só peidos e esqueça a parte de fazer amor.
Se for de dar peidos... gema de prazer quando os der, com sorte abafa o som e acorda os vizinhos.

4 - 1kg de pão dá para quantas pessoas.
Isso depende.
Se for como uns amigos da Mirculina dá para uma pessoa apenas e desaparece em 15 min.
Se for para a ajuda alimentar em África dá para cerca de 30 bocas.

5 - Mulheres muito boas com muito pintelho.
hahaha... este gosta de desbravar mato... hahaha!!!

6 - Bruxaria como se faz o cha do pintelho.
Arranja-se uma mulher como a referida no paragrafo anterior. Arranca-se 123 pintelhos com raiz, deixa-se em mel de um dia para o outro e depois é só ferver!

7 - Chá para afastar a o marido da mãe.
Se o chá resulta? Não sei. Mas certamente a "mulher muito boa com muito pintelho" referida ali atrás é capaz de conseguir esse feito!!!

8 - Como matar uma pessoa com lixívia e tem que ser ao beber
Mas a ideia é matar alguém ou tirar-lhe as nódoas das tripas??
AAAAAAAAAHHHHHH... só agora me dei conta: Assassinos leem o meu blog!!!!! Be afraid...

9 - Mãe come filho na cozinha sexys
E pelos vistos para além de assassinos... taradas também!!!! Oh God!

10 - Se bebemos um copo de coca cola quantos copos de agua para desintoxicar
Eu diria que para 1 copo de coca-cola são precisos uns 15 de água e 4 ou 5 sanitas!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Criancinha no ATM

Mirculina a conversar com os velhotes... Dona Bernardina e o Senhor Anacleto:

Mirculina - Os miúdos hoje em dia não têm uma educação tão rigorosa como os meus pais e avôs!

Bernardina - Pois não, não levam com a verdasca de marmeleiro no lombo, como eu quando era pequena...

Anacleto - A culpa é dos pais que os enfiam no ATM's para os outros cuidarem.

Mirculina (pensamento) - Hummm??? Então mas agora enfiam os miúdos dentro das caixas do dinheiro?


E os vossos filhos estão dentro de ATM's ou ATL's?


* ATM - Caixa eletrónica, caixa automática ou terminal bancário.
* ATL - Actividades e tempos livres para crianças.
Related Posts with Thumbnails