Estes maravilhosos seres que saltam para cima de nós quando chegamos a casa, com as patas cheias de lama, são a alegria de muitas casas.
Também nós temos essa alegria a dobrar. Dois focinhos maravilhosos sempre prontos para festas, comida e passear. Ah pois, também eles gostam de passear. E gostam tanto, mas tanto, que conhecem o som da chave que abre o portão para um vasto terreno que temos aqui ao pé de casa. No qual eles adoram marcar o território e correr atrás de coelhos, perdizes, ratos, cobras e todo e qualquer animal que se mexa.
Nós devemos mesmo ser uns seres muito inferiores, não vemos tão bem como a águia, não ouvimos tão bem como os cães e temos um cérebro que fez com que o nosso pais esteja no estado em que está (mas isto é assunto para outro dia).
Os meus ouvidos não distinguem os som das chaves que de tão iguais eu tive de por rotulo em todas para as distinguir.
Certo é que posso sair à rua com qualquer molho de chaves que eles não se mexem, mas se levar as tais chaves, do tal portão... ui... é vê-los, saltar, correr, latir, à minha volta e dirigirem-se de imediato para o portão.