Pages

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aproveitar casca de ovo

Ovo não é só sinónimo de sobremesas e refeições.
Ontem estive a fazer waffles e guardei as cascas dos ovos!! Para quê?? hehe... não, não estou doida!! A casca de ovo é muito útil!

É um fertilizante natural. Rapidamente se decompõe e fornece cálcio e outros minerais ao solo. Pode ser usado em hortas, jardins, vasos,...

Coloque cascas de ovo esmagadas nos buracos abertos para as plantações.
O tomateiro, pimenteiro e a beringeleira costumam apodrecer nas extremidades por falta de cálcio. As cascas vão fornecer cálcio e legumes mais saborosos.

Podem também ser usadas nas sementeiras. Depois de germinadas, plante os rebentos tendo como base a terra da sementeira.

Ataque as lesmas, caracóis, lagartas e taturanas com as cascas de ovo, sem recurso a pesticidas naturais. Estas pragas de jardim e da horta atacam os rebentos e as folhas, mas têm um ponto fraco: os seus corpos moles, e, por este motivo, não gostam de rastejar por entre as pontas afiadas das cascas esmagadas.

A casca de ovo pode ser adicionada ao compostor.

A água onde cozeu os ovos é excelente para regar as plantas!

As cascas de ovo são tão boas que até os cães andam sempre a ver onde as coloco para as tentarem comer... malandrecos!! Se vos apanho a pisar a horta.... faço um tapete para a sala....

E você aproveita as suas cascas de ovo?

22 Seres especiais comentaram :

Tuquinha disse...

é pena estarmos longe...pois como eu não tenho horta dáva-te de bom grado as minhas cascas...
dás sempre umas óptimas ideias...
espero que a BELA dos pratos da bela veja este post, pois ela é que anda sempre de enchada em punho na horta....sorte a vossa que as têm...
beijocas

Lu disse...

Ola Bom dia Gaspas,adorei as dicas .Beijo Lu

GYSA disse...

Bom Dia!
Acho que ainda não tinha comentado aqui.Então hoje vou..
Esse post é ótimo...quando morava com minha mãe, a horta vivia com cascas de ovos e outros "lixo" orgânicos como cascas de várias legumes e frutas que não aproveitamos, mas as cascas de ovos, sempre estão nos potes e em toda a horta dela(tínhamos de tudo naquela horta, saladas, morangos)
Sabes que exite uma receita(não sei ao certo como é toda ela) mas torra-se a casca e após tritura-se e então mistura com a alimentação diária para fortalecer os ossos(cálcio)...super importante mesmo.
(o ponto da torra é que deve-se ter cuidado).

Bem, despeço-me aqui..
Bjs

Sissamar disse...

É uma optima ideia! E tb são optimas para afiar as lâminas da picadora, deitam-se no copo e liga-se até ficaram em pó. Depois aproveita-se na mesma o pó de cascas e deita-se na terra!
E os restinhos de vinho tinto que fica na garrafa? Aquele pinguinho que parece que nunca sai? Enche-se a garrafa com água e esse restinho de vinho dentro e tb é um excelente fertilizante (ora pois!!!)
Beijinhos
Silvia

Especialmente Gaspas disse...

Torrar para comer nunca tinha ouvido falar... interessante :)

E a dica da picadora tb não conhecia!!

Já aprendi qualquer coisa hoje :)

Nada disse...

Grande dica...excepto a parte dos cães...senão cheira-me que quando chegar a casa tenho areia em todo o lado menos nos vasos!

Beijo*

Fernanda disse...

Boa ideia!
Refiro-me aos caracóis e lesmas, que andam a comer as pétalas das minhas petúnias e já não sabia como me ver livre deles.
Jantar de hoje: qualquer coisa que leve muitos ovos!

Bom fim de semana.

Sonia disse...

ora aí está uma coisa nova que acabei de aprender-oh gaja tu és boa nas dicas. mas enganaste-te no dia -e eu á espera de um post com bolinha ao canto ahahahhahaha.

Especialmente Gaspas disse...

eh pá pois era... que grande lapso!! Vou ter de me redimir :P hihihi A sorte é que há mais sextas feiras a virem :))

Stella Petra disse...

Querida menina além mar...Que alegria receber sua brisa por aqui...Adorei seu mundo...LINDO!
Esse post então, me remeteu a tempos já idos, quando mí Madre (in memmoriam), já nos ensinava essa utilidade para com as plantas...
Foi muito bom, esse retorno à infância.

BEM VINDA SEMPRE!

Paz e Bênçãos

NAMASTÊ! ;D

Cora disse...

Também estou sem roupas "novas "para publicar, então quando repito sempre coloco um xale por cima, ou uma saia por cima da outra na hora da foto...é um jeito!*)
Cora.

RENATA RZ disse...

Oi Gaspitas!

Claro que eu reaproveito todas cascas de ovos que uso em casa!
E aliás sempre falo disso no Dicas Green.
As plantinhas adoram!!

Besitos green

PratosdaBela disse...

Pois vi, e mais também as uso nas orquideas, ficam mais vivazes,,,
Jinhos fofos

Andy disse...

Muito interessante blog! Algumas coisas sabia, outras não... :)
Beijinho

LOBITAS disse...

Uma boa dica.
Tudo se transforma.
As lobitas

analuciana disse...

Que curioso!!
Sempre a aprender!!

mãe rã disse...

cá em casa não têm grande proveito a não ser o compostor, essa de colocar nos vasos para evitar os caracois é boa, não conhecia, é capaz de ser uma boa solução aqui para as couves e alfaces, porque há por aqui imensos caracois e caracoletas na horta.
:-)

Sente a Natureza disse...

Muito interessante ! Isto é que é aproveitar tudo mesmo !

Sara disse...

Boa proposta! Ainda há uns dias plantei umas rúculas e umas alfaces e vou experimentar deixar lá umas cascas. Ainda por cima afugenta as lesmas e caracois. Excelente!
Vou ainda experimentar nas orquideas que sinceramente já tiveram dias melhores. Apesar de eu adubar com adubo líquido uma delas já não tem flor há muito tempo...
Beijinho

Especialmente Gaspas disse...

As orquídeas gostam de canela, ajuda a floração!

Maria Papoila disse...

Boas dicas! ;)
Beijinhos

Anônimo disse...

como disse, a casca de ovo so é inutil para quem nao conhece suas maravilhas! minha mãe sempre colocava estas cascas na terra das plantas, como vc disse a falta de alguns minerais no solo fazem as plantas a nao crescerem bonitas, bem lebrado, estava estudando isso a pouco tempo na faculdade na materia fisiologia vegetal!

viu pessoas como é importante ;)!

Related Posts with Thumbnails