Pages

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Para que serve a mama

Muitas pessoas criticam a amamentação a partir de determinada idade (idade esta que não é consensual). Um dos motivos é associarem isso ao acto(*) sexual. Acto, este que pode causar traumas na pobre criancinha e a quem vê tal atitude tão prevaricadora.

Apesar da mama ser usada na sexualidade, tenho cá para mim que a principal função da mama é alimentar. Opção que cabe apenas à mãe e ao filho, até à idade que bem entenderem. Ou, não fossemos nós mamíferos...

Que culpa têm os nossos filhos, se os adultos, em suas mentes perversas, associam as mamas à satisfação sexual... huuumm?
Na cabeça inocente dos mais pequenos a mama serve apenas e só como alimento! Ou acham, que um bebé ou uma criança de 3, 4 ou até mesmo 5 anos vê o sexo da mesma forma que os adultos?!

Por acaso já viram alguma mãe a gemer enquanto amamenta?
Se viram, acreditem que o mais certo é de dor e não de prazer sexual! E que provavelmente essa dor e gemidos devem-se ao facto do bebé estar a fazer uma má pega ao mamar (alguém ajude essa mãe a corrigir a pega, amamentar não doi).
Só faltava mesmo alguém processar uma mãe por assedio sexual, porque amamenta um filho, com por exemplo, 3 anos!!
Não, amamentar não nos dá prazer sexual, nem de perto nem de longe. A sensação que se tem não é muito diferente de pormos o polegar na boca e o chuparmos.

Associam a mama ao sexo e criticam o pequeno ser de mamar... Mas, ninguém associa a boca ao sexo ao ponto de criticar os inumeros restaurantes que por ai estão abertos. Sim... porque também fazemos sexo oral usando a boca. Portanto estar num restaurante, em público, a mastigar bacalhau, picanha ou a chupar um calipo também deveria ser considerado um acto libidinoso e prevaricador.
Pois, mas um restaurante dá dinheiro e amamentar, não!!  Aliás.. até prejudica as empresas que vendem suplementos...

Vamos lá ver se nos entendemos...
Apesar de usarmos muitas partes do nosso corpo para actividades sexuais, a grande maioria tem uma função principal que não o sexo:
Mamas - Amamentar
Boca - Falar e comer
Cú - Eliminar os nossos detritos sólidos
Mãos - Agarrar
Apenas e só a vagina tem como principal função a actividade sexual.
Portanto parem lá com os preconceitos em relação às mamas!

Hoje em dia, ainda existem povos em que as mulheres andam com as mamas de fora e que para além disso amamentam sem qualquer problema no meio da comunidade.
Os primatas (seres inteligentes) amamentam durante muito mais anos que nós e não são criticados pelos outros "peludos" da sua comunidade por (suspostamente) terem comportamentos sexuais com os pequerruchos.
Está-me a querer parecer que quanto mais evoluídos (supostamente) somos, mais "animais" nos tornamos.

E para vocês mama é sexo ou alimento? Ou... será antes... uma ordem?

(*) Ainda bem que ainda não aderi ao acordo ortográfico, senão ao escrever... ato, para além de assediar a criança com a mama, ainda ia estar a ata-la para eventuais praticas sado-maso.

41 Seres especiais comentaram :

Fashionista disse...

eh eh concordo! Só quem não amamentou é que pode pensar que dá prazer!

Carla disse...

Continuo a dar maminhas às minhas gémeas. Fazem amanhã 2 anos!!! Não preciso dizer mais nada, pois não?!
Felicidades! :D

disse...

eheheheh muito bem dito!
Eu amamentei a M até aos 26 meses ;)
Bjos

Cláudia, Vila do Conde disse...

A mim não me incomoda ver uma mãe a alimentar o filho mesmo que este já tenha 3 anos...infelizmente a amamentação prolongada ainda tem muitos mitos...está mais que provado que aos 3 anos dá-se o desmame natural e que até lá a criança beneficia do leite materno e de todas as qualidades que este tem (quer a nível nutricional, que a nível imunológico e de ligação afectiva bebé/mãe).

Fernanda disse...

É verdade a perversidade está na mente de quem a vê!
E levantas um ponto muito importante, Gaspas, a amamentação não interessa nada às multinacionais que vendem o leite artificial; não tiveram até o desplante de dizer que esse era melhor do que o leite da mãe, nos anos 70?!
Como não foi possível prolongar a mentira, atacam agora as mães que amamentam. E a imprensa ajuda na campanha! Ainda há dias ouvi na tv um comentário sobre a Adelaide Sousa, por amamentar o filho e ainda outro bebé, cuja mãe não pôde amamentar. Mentes pequeninas!

Unknown disse...

Ola
Concordo plenamente, amamentei o meu filho até aos 6 meses, mas pretendia amamenta-lo até mais tarde, infelizmente não deu, mas penso amamentar o próximo até aos 12 meses, no minimo, e estou-me a marimbar para o que os outros pensam ou dizem. Sinceramente não compreendo as mulheres que escolhem não amamentar, ou até experimentam uns dias e depois queixam-se que doi, ou que demora muito tempo,ou a maior das vezes dão a desculpa que não teem leite, mas já veem do hospital com ele seco. As mamas são para amamentar e o leite materno é o melhor que há para a saude do bébe.
Deixem de ser lingrinhas e alimentem os bebes como deve ser, nunca ninguem morreu por amamentar, ou por ter uma greta na mama.

Especialmente Gaspas disse...

Fashionista,
Prazer sexual, não dá certamente! :)

Carla,
2 anos e gémeas... uma verdadeira vitória :)

Té,
Tb amaentei o meu filho até aos 26 meses... espero com a Piki-nina bater este record ;)

Claudia,
Basta vermos os chipanzés e seus semelhantes, amamentam bastante mais tempo que nós. E não somos assim tão diferentes deles!

Fernanda,
A lavagem cerebral que as empresas fazem e também alguns médicos é imensa!
Há algum tempo li o testemunho de uma mãe que amamentava um filho que tinha entre 12 a 18 mes, já não sei precisar bem o tempo exacto e que o médico lhe disse que ela ainda não o tinha desmamado porque gostava te ter alguem constantemente a chupar-lhe as mamas!!
Com médicos assim estamos bem arranjados...

Rosa,
Bocas, comentários e informações erradas que vêm do exterior... podem ser bastante nocivas para quem amamenta!
Infelizmente há mais quem não ajuda, do que quem ajuda.

Maria Lavrador disse...

Eu sp amamentei de uma forma mt natural o meu filho e era uma fonte de prazer para ambos... qto à idade até q se deve amamentar isso cada um é q sabe de si...

Bjs e boa semana

Anônimo disse...

Olá Gaspas, antes de mais o meus parabéns pelo elemento mais "piki-nino" da família. Espero que corra tudo bem :)

Em relação a este post concordo plenamente com o que escreves, mas infelizmente ainda há muitos profissionais de saúde que não ajudam nada e pressionam as mulheres para deixarem de amamentar... como dizes mentes muito pequenininhas... Beijinhos e felicidades

Unknown disse...

Concordo em pleno com as tuas palavras.
Eu amamentei o meu ate aos 7 meses e foi um prazer de mae dar o leite materno, o melhor para o nosso filho.
Bjstos
Boa semana

Sofia disse...

Amamentei o Leo até aos 2 anos e não foi mais porque ele não quis :)

Faz pouco tempo falávamos, eu e um grupo de mães, sobre amamentação, e eu dizia que era óptimo que as crianças não ficavam tão doentes e blablabla e uma mãe disse mas olha aquela fulana que a criança já tem 2 anos e ainda mama que nojo!! Fiquei parva!! Nem argumentei mais :( fiquei com pena do filho dela... e eu a pensar que o facto de ser uma pessoa jovem, professora de biologia a tornava mais consciente da palermice que dizia... enfim fiquei tão sem palavras quem nem continuei a conversa

horticasa disse...

Bem!! Rapariga, ou as criticas têm sido muito parvas, ou anda com muita imaginação!?
Imaginação tem de sobra, a gente sabe, mas tanta??
As minhas mamas só serviam para amamentar, mesmo em tempos idos não me podiam tocar nelas que me doía...(ele até dizia para pô-las numa redoma de vidro)... Era isso nada para além da mamar....
beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

M. Pereira,
Ora nem mais... cada um sabe de si!! E criticas dispensam-se ;)

Mãe Feliz,
Hoje em dia não sei como é, mas até há poucos anos atrás os profissionais de saude não tinham formação universitária na area da amamentação. O que é pena...

absinola,
Sem dúvida que é o melhor! Pena que algumas mentalidades se julguem mais inteligentes que a própria natureza que aperfeiçoou o nosso leite e o disponibilizou aos nossos filhos!!

Sofia,
Que nojo?! haha... Essa senhora deve ser muito asseada, mas tenho cá para mim que ja deve ter posto a propria boca em sitios piores :P E mais não digo!

horticasa,
A imaginação está em alta! :D Sabes, é que ultimamente tem-me chegado aos ouvidos histórias tão parvas sobre a amamentação que tive de escrever qq coisa! :P
Só uma vez me aconteceu ouvir uma boca foleira sobre a amamentação (do Piki), na altura nem respondi pq era uma pessoa de família e não quis criar conflitos nem me apeteceu explicar dos beneficios de amamentar!

CC disse...

Eu amamentei as duas até aos 15 meses e não foi mais porque entretanto acabou-se :)

Maria Vicente disse...

Assunto controverso sim senhor.
Na 1ª filha não dei mamã, apenas 5 dias. A inexperiencia, as dores ao sentar-me e a dificuldade em dar de mamar fez-me desistir logo.
Na 2ª filha dei mama até aos 10 meses e 24 dias e parei pq fiz um exame rectal e fui obrigada a tomar aquela coisa horrivel que se bebe e não podia dar mama no espaço de 72 horas, ela acabou por não querer mais mama depois....
Em termos de saude a 1ª filha sempre foi mais saudavel pelo que isso da saúde a minha opinião é diferente, a 2ª é mais sensivel em tudo, vias areas, pele, febres tudo e mamou tanto...
A pediatra foi clara, apartir dos 6 meses nem queria ouvir falar do leite materno....sempre que la ia ficava a olhar para mim e perquntav? Ainda dá mam? Para quê?
Enfim...
Consegui dar mama da segunda filha porque tive a ajuda preciosa de duas amigas que foram 5 estrelas, e a enfermeira do posto médico também, ajudou-me muito.
Voltaria a dar mama sim, adorei.
Beijinho e boa semana.

An@ disse...

É páaaa... tu és o máximo!
Mas concordo contigo sim sra.

Por acaso só amamentei os dois até aos 4 meses a partir daí o meu leite começa a ficar fraco e eles não se aguentaram só com o leite.

Mas quem tem acho bem que amamente!
Muita gente nem tem a noção dos benefícios que trás as crianças.
Além dos laços maternais.

Beijokas

PS: Tudo bem com a tua Piki-nina?!

Anônimo disse...

O maximo que dei foi ate aos 8 meses e não dei mais porque sinceramente ja estava cansada.
Enquanto o filho e a mãe quererem nao sou nada contra.

Quem pensa assim de certeza que tem uma mente muito promiscua...

Não tem lógica alguma.
Boa semana querida
Baci*

Rafeiro Perfumado disse...

Quer dizer, há quem obtenha um prazer quase erótico com a comida. Sendo a amamentação uma forma de alimento, consigo ver a relação sexual! ;)

Beijocas!

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Oi Gaspas bem lembrado viu!

aq no Brasil é campanha nacional do ministério da saúde amamentar ate aos 6 meses

Karla disse...

Não podia estar mais de acordo, eu amamentei o meu filho até aos 7 meses e a Sara menos porque o leite secou.
Mas se tivesse conseguido por mais tempo teria feito com certeza.
Beijinhos
Carla

Especialmente Gaspas disse...

CC,
E 15 meses já é bastante bom :))

M. Vicente,
Desconfio que eu teria mudado de pediatra... hehe

An@,
E trás certamente, a natureza é sábia :)

ombemua,
A mãe e o filho é que devem decidir. E ninguém se deve meter...

Rafeiro,
Pois,... os pepinos... os pepinos... :P

Fabiano,
Só 6 meses? Tão pouco.. :(

Karla,
Cada mãe dá concerteza o seu melhor! ;)

Ana disse...

O que eu gostava de ler não era sobre a mama na boca de um menino de 3 ou 4 ou 5 anos cujas criticas apontam para o facto da mãe ser não só negligente como perversa. O que eu gostava de ouvir debater nos meios de comunicação era os seguintes actos de negligencia levados a cabo com a permissão dos pais:

- Colocar as crianças horas a ver tv (quem sabe porque nao se quer atura-las)
- Acabar com a tv ao fim de duas horas e po-las a jogar consola repetidamente
- Alimentar as crianças à base de droga: fast food e comidas com conservantes)
- Forçar as crianças a comportarem-se como adultos e quando estas não conseguem faze-las consumir drogas porque sao hiperactivas ou qq outra coisa
- Obriga-las a aprender a ler expondo-as a horas prolongadas sentadas a uma mesa em vez de terem contacto com a natureza.


e podia continuar por ai a diante mas apenas quero dizer que de facto nós já nada sabemos sobre o que é ser animal e nós somos animais e tudo o que se aproxime disso é melhor do que aquilo que se afaste.

Ana

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

verdade rs, aq eles fazem campanha ate na tv mais só falam de 6 meses...

estrela disse...

eu acho que o acto de amamentar é a coisa mais linda e se existem pensamentos obscenos em relação a isso tenho pena dessas pessoas!
eu adorei amamentar o meu filho até aos 3 meses e a filha até 1 ano de idade!

Mafalda S. disse...

Honestamente é uma questão que não me faz confusão. A mãe e a criança é que devem decidir.

Beijinho

AvoGi disse...

gaspas
estás a ser preconceituosa ao afirmar que a vagina é que é sexual e os homossexuais masculinos? onde s encaixam o que usam para a actividade sexual?
como vês não é só a vagina

hihihihi
kis :=)

Anabela (Aproveitar a Vida) disse...

Olá Gaspas.

Fazia muita falta um post destes... Acho que só mesmo tu para o escreveres assim, de forma muito directa.

Bjs,
Anabela

Especialmente Gaspas disse...

Paula,
a trabalhar as dificuldades para se amamentar são maiores, mesmo com redução de horário...

Ana,
sobre bebés e crianças muito há para dizer... Mas felizmente hoje em dia já são melhores tratadas do que antigamente.

Fabiano,
Bem 6 meses sempre é melhor que nada!

Estrela,
é mesmo :))

Mafalda,
Ora, nem mais!!

Avogi,
Pelo que dizem, nos homo sexuais masculinos há sempre um que faz de mulher (não sei se é verdade) portanto assim sendo acredito que há boas hipoteses de chamarem vagina a um dos buracos que têm a uso :P

Anabela,
às vezes estar a dizer as coisas de forma menos directa pode levar a que se continue a não se perceber o essencial :P

estrela disse...

Gaspas, selinho fofinho para te oferecer!!!
bjs

ELF disse...

Bem dito e em bom português! Gostei especialmente da parte do cu! Sem segundas inttenções claro!Nem primeiras intenções! eh eh eh!

Amor e Amamentação disse...

Bem dito, bem escrito!

AvoGi disse...

AI minha doce GAspas, fizeste-me rir com a tua resposta. onde raio t~em eles um buraco como o nosso?
kis .=)

Tanita disse...

Mama é alimento! e o meu filho mamou até querer e eu adorei dar-lhe mana.
Bj** e boa semana**

Formiguinha disse...

Olá Gaspas:)

Concordo plenamente contigo! Infelizmente amamentei o meu filho durante pouco tempo porque apesar de ter muito leite não o satisfazia e com a introdução do leite em pó na sua alimentação o meu acabou por secar.
Felicito quem amamenta até aos três anos (ou mais) porque só faz bem ao filho e à mãe.
Aqueles que criticam só o fazem por pura inveja, também queriam mamar:)

Boa semana!
Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Estrela,
Grata!

ELF,
Claro... Claro... :P

Amor,
;)

Avogi,
O nosso buraco é exclusivo :P

Tanita,
Alimento do bom :))

Formiguinha,
Até os politicos mamam... toda a gente quer mamar :P

pituxasilva disse...

OLÁ.
Eu quero dar te os parabéns.
tenho andando um cadinho fora da net.
Bem eu não amamentei o meu filho pq não tive leite (uma pena ) mas prontos ele lá cresceu...mas num entanto acho que o miúdo ficou traumatizado de não mamar pq sempre adorou peitos grandes e as namoradas dele tem sempre os peitos grandes lol.
Agora dizer q a amamentação é tipo sexual,nem comento tal parvoice.

beijos e lambidelas aqui da malta
pituxasilva

dinona disse...

Eu não tenho opinião sobre isso, até porque não sou mãe logo não posso opinar, mas digo-te que me faz imensa confusão gente que amamenta nos transportes, na rua, no shopping com a mama toda de fora e o bebe a deixar sair leitinho pelo canto da boca... acho que o amamentar é uma coisa intíma, acho que é nessa altura que se cria a ligação entre a mãe e o filho e como tal deve ser num lugar recatado.

Vanilla disse...

loool fartei-me de rir. Não que o assunto tenha graça, mas pela ironia dada. Concordo plenamente ninguem melhor que a mãe para saber o que é melhor para o filho. As pessoas perdem tanto mas taaaannntoooo tempo com a vida dos outros e acho que a maioria esquecesse que já passou por essa situação. Ainda há dias lia no nosso grupinho de mamãs, que o filhote de uma mamã, não me recordo ao certo da idade, depois de beber o leitinho, voltou-se para a mamã e disse "hum mamas boas", e ela comentava o facto de perceber a inocencia das palavras dele, que a mente de um adulto levava a frase para outro sentido, mas ele estava mesmo satisfeito porque estava de barriguinha cheia. Enfim são mentalidades!
Em relação á tua duvida, para o album eu digitalizei algumas ecografias, outras estão nos cds de exames que fiz. Quando fiz a primeira ecografia, andei imenso tempo com ela na mala para ir mostrando ás pessoas conforme ia dando a novidade, como tive medo de a perder ou de ficar queimada, e porque quis oferecer aos meus pais, levei a original á FNAC para eles duplicarem, mas como a eco é muito pequena, não ia ficar com qualidade, por isso eles digitalizaram e imprimiram em papel fotografico. Fico impecável!!! Feliz ideia que tiveram, porque acredita ou não, não sei onde guardei a original já dei voltas e mais voltas e não encontro, só tenho a cópia que mandei fazer para mim =( As fotos 3D foram impressas no hospital privado em papel fotografico. Não sei se fazendo em casa o resultado será o mesmo, mas recordo-me que saiu muito baratinho digitalizarem e imprimirem.

Especialmente Gaspas disse...

Pituxasilva,
haha... pobre rapaz, grande trauma :)

Didi,
é dificil uma mãe amamentar por 24 meses e durante esse tempo não sair de casa :) Além de que eles quando têm fome é agora e já, principalmente quando são pequenos. O problema é mesmo a nossa cabeça, a abertura (ou fecho) da nossa sociedade e a forma como fomos criados.

Vanilla,
Grata pela tua resposta. Tenho de pensar bem o que usar, se cópia ou originais. Para já estou a plastificar cada uma individualmente para ver se se conservam melhor.
Já digitalizei, mas não sei se impressas ficaram tão boas... só experimentando!

diogo disse...

antes de ser pai era uma ordem . agora é um utensílio de alimentação.
mudam-se os tempos ...

MJ disse...

:))))
minto se disser que amamentar não alterou o meu apetite sexual. mas como para já o importante é o meu filho amamentarei até quando ele e eu quisermos. (já lá vão 7 meses)
já gemi de muita dor, muita mesmo mas hoje sorrio de prazer, prazer de saber que sacio a fome e o mimo dele!
adorei!
;)

Related Posts with Thumbnails