Pages

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Baby Led Weaning

Após 6 meses de amamentação, começamos a alimentação complementar, da Piki-nina. E como reagiu a minha filha? ... Fez uma manguito à colher, às papas, sopas e frutas passadas!!!
Após 15 dias de tentativas sem sucesso porque ela simplesmente não abria a boca, fechava-a e abanava a cabeça...Heis que um dia rouba-me uma bolacha e come-a toda!!!

E foi a partir desse dia que deixamos as comidas de bebé de lado, e... passamos pura e simplesmente a sentar à mesa e começar a comer TODOS juntos.

 

O BLW (baby led weaning) é deixar o bebé comer os alimentos inteiros pela própria mão ao seu ritmo, a quantidade que quer e os alimentos que quer! Sem qualquer intervenção dos adulto, sem usarmos a colher, sem fazermos o aviãozinho, sem por o avô a dançar como fonte de distracção, sem ter de convencer o cão a fazer piruetas.

A comida é oferecida em pedaços grandes que o bebé consiga agarrar, e também pequenos (quando ele faz a pinça), sendo que este ultimo é mais difícil ter sucesso mais perto dos 6 meses, mas depois de dominar a pinça é um sucesso!

 

Além da vantagens da autonomia, de não ganhar aversão à comida por estar a ser forçado, de ser pouco provável tornar-se numa criança obesa, tem também as vantagens de desenvolver a motricidade fina (com 11 meses a Piki-nina conseguia desfolhar livros), de os deixar explorar texturas e sabores livremente, etc...

O facto de comer a nossa comida faz com que se perca menos tempo na cozinha fazendo papas, e passando comidas!! Apenas temos de ter cuidado com o sal. Isto também obriga os pais mais desleixados na alimentação começarem a comer alimentos mais saudáveis.

Esta técnica é muitas vezes adoptada por pais de segundos filhos, sem saberem que a mesma tem um nome: BLW -  Baby Led Weaning.

Para quem quiser ler mais sobre o assunto sugiro:

 

Assim, ela caminha sozinha na transição entre a amamentação e a "comida de gente grande"!! De forma natural e ao seu ritmo.

E os vossos filhotes comem à bebé ou como gente grande?!

22 Seres especiais comentaram :

An@ disse...

Olá

O meu filho também nunca foi muito de comer papas.

Até hoje nem puré, não gosta.

Beijokas

Unknown disse...

Assim é que é, por aqui também sempre se comeu à bebé grande, claro que com todos os cuidados.
Gostei de ver a pequena grande mulher está tão crescida e os dentinhos que lindos :)
Beijinhos e tudo de bom em vossa família :)

Tanita disse...

Oh que coisa boa e fofa.
Um beijo e bom fim-de-semana**

Unknown disse...

Ola
Desconhecia esse termo, mas com o meu primeiro filho fiz exactamente isso e pretendo fazer com o meu segundo assim que ele começar a comer. É verdade que o meu filho ainda nem com um ano folheava livrod na perfeição e não é preciso nenhum espectaculo na hora de comer.
Obrigada por partilhares
Bejinhos

Betty Gaeta disse...

Não sabia desta nova técnica! Adorei! Me parce bem mais saudável.
Tenha um ótimo fim de semana!
Bjs

GOSTO DISTO!

Especialmente Gaspas disse...

An@,
O Piki tb nunca foi de papas mas comia a fruta e a sopa passada e dada por nós. Se eu soubesse o que sei hoje nunca lhe teria dado uma só colherada de comida! Vivendo e aprendendo :)

Empresária,
A maioria das pessoas tem receio que eles se engasguem, mas é raríssimo isso acontecer, aliás isso tb pode acontecer com coisas passadas e também acontece com adultos!

Tanita,
É na é... e o tempo voa, snifff... quero os meus bebés de volta!

Rosa,
Infelizmente o que a sociedade divulga é enfardar os pobres coitados com a colher e com medidas certas do que devem comer... :s É a desevolução!

Betty,
a técnica é bem antiga, mas infelizmente pouco falada. Acredita-se que muita gente não divulga com receio que os outros os chamem de pais negligentes e preguiçosos... afinal não alimentar o próprio bebé de deixa-lo "à sua sorte" passa um pouco essa ideia... hehe. Mas na verdade eles safam-se muito bem, adoram imitar-nos e experimentar texturas e alimentos... somos curiosos por natureza! :)

Mariposa Colorida disse...

Não imaginava. Mas adorei o artigo. Devia tê-lo conhecido há 4 anos atrás!

dreams disse...

O meu agora que está crescido(quase 12 anos, my God) come mais à bébe, lololol:) bom fim de semana, beijinhos.

Fashionista disse...

Que fofa! A minha era assim, detestava as papas passadas

Paula disse...

Hum... o meu come à bebé mas parece-me que vai começar a comer à grande :)

Especialmente Gaspas disse...

Mariposa,
Estamos tão absorvidos com o primeiro filho e preocupados com tudo, principalmente se come bem, que nem reparamos nos sinais k eles nos dão. Provavelmente o meu Piki tb deu sinal de quer comer sozinho e eu nem reparei... a Piki-nina demonstrou-o foi com mais força recusando a colher, fui mesmo obrigada a reparar no caminho que ela queria percorrer.

dreams,
São as hormonas da pré- adolescência :P

Paula,
Faz sim, acaba por ser o instinto de sobrevivência!! Se formos a ver os macacos desenrascam-se sozinhos, não são alimentados a colher. Nós é que só inventamos tretas para atrapalhar! Usar a colher faz sentido sim qd o bebé apresenta algum problema e precisa mesmo ajuda para comer.

Fashinista,
Miuda esperta :)

Paula,
Há que mudar habitos quando eles ainda estão dispostos a isso :)

Velud'arte disse...

A minha caxopa também é assim, pega com a mão e come, só as sopas é que lhe dou com a colher, mas com as ervilhas (ex) inteiras, tal e qual como para os adultos. Cá em casa só se cozinha um prato para todos! Claro que nós cortámos ainda mais no sal, estamos satisfeitos, muito habituados, e com mais saúde!
Como a minha filha come bem, se a um dia a uma refeição não lhe apetecer tanto, não me preocupo nem lhe dou doces, ou complementos! Quando voltar a ter fome, pede e come o que é bom!

Velud'arte disse...

A minha caxopa também é assim, pega com a mão e come, só as sopas é que lhe dou com a colher, mas com as ervilhas (ex) inteiras, tal e qual como para os adultos. Cá em casa só se cozinha um prato para todos! Claro que nós cortámos ainda mais no sal, estamos satisfeitos, muito habituados, e com mais saúde!
Como a minha filha come bem, se a um dia a uma refeição não lhe apetecer tanto, não me preocupo nem lhe dou doces, ou complementos! Quando voltar a ter fome, pede e come o que é bom!

PINTA ROXA disse...

~Por acaso os Feijõezinhos comem tudo e muito bem, já comem e gostam de comer sozinhos, claro que muitas vezes as mãos servem de garfo e aquilo é ver comida por todo o lado, mas eles comem tudo e a fruta adoram, um como até as grainhas das uvas, o outro já as tira..
Boa sorte e muita alegria por aí na hora da comidinha.

Maria Vicente disse...

Ai tanta saudade de te ler.
Concordo plenamente qual papa qual quê dá mas é comidinha à miúda.
Linda e feliz a petiscar como gente grande.
Mas claro cada bebe tem o seu modo de comer..
Beijinho para voces

estrela disse...

olá Gaspas!
estou aqui a ver se capto a informação e ver se descubro se esta bébé é tua filhota!
este método acho óptimo, até porque as crianças sentem a ansiedade dos pais em tentar que eles comam e ficam desesperados quando os miúdos não querem!

Especialmente Gaspas disse...

Velud'art,
É um descanso... desde os 6 meses que começou a alimentação complementar que come pela mão dela sem que eu controle o que ela come :) e melhor, sem ser eu a dar :)

Pinta Roxa,
Ainda não introduzi os talheres, acho que estou à espera que ela mos peça hehe :)

Maria Vicente,
As mulheres são umas despachadas e com ideias fortes!! :) :P

Estrela,
sim é a Piki-nina a comer sozinha! Noto uma diferença enorme este este método e o que usei com o meu filho, que alimentei a colher. Aliás ainda hoje com 4 anos muitas vezes tenho de lhe dar a comida! A Piki-nina, é ela e só ela, não quer interferências de ninguém :) E come sossegada a refeição inteira, sempre compenetrada nem damos por ela... só quando acaba é que começa a resmungar pq quer sair da cadeira.

Caminhante disse...

Olá Gaspas, a tua filhota está tão linda.. :)
Beijinhos

maria disse...

Não tenho bebés, mas derreto-me sempre que oiço os risos, aquelas palavras que não se percebem muito bem.

Adorei o texto, principalmente aquela parte do não fazer aviõezinhos e piruetas e por aí fora, só para o bebé comer.

Quanto às fotos são deliciosas :)

Horticasa disse...

O meu neto, que é da mesma idade da Piki-nina, come como bebé mas já vai metendo a mão e comendo da nossa comida, parece que gosta de tudo o que se come lá em casa, também não queria as papas... foi-se adaptando a tudo naturalmente, mas, a minha filha continua a fazer a sopa com os legumes todos..
beijinho, fazia tempo que não vinha aqui....

Especialmente Gaspas disse...

Caminhante,
Está mesmo :) Modéstia à parte :)

maria madeira,
é uma idade muito ternurenta, às vezes apetecia que eles ficassem sempre assim :P

Eugénia,
Tanta coisa para fazer e tão pouco tempo. Agora ando a mil com a horta, mais cachopos, mais casa... pufff, vai-se o tempo :)

Tany disse...

Parabens pela pikinina, andei desaparecida, mas já cá estou outra vez ;)

Related Posts with Thumbnails