Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Penso sobre o penso

[O post de hoje é dedicado às lolitas, sejam elas puras e castas, pouco maganas*, muito maganas* ou casadas. Lolipop's curiosos, também são bem-vindos, mais que não seja para levar informação às lolitas com quem se dão.]

Numa época que a intimidade feminina e menstruação eram assuntos pouco comentados e vistos com maus olhos, os pensos começaram por ser pedaços de tecido, que se lavavam e reutilizavam...
Havia também quem passasse o dia sentada, a executar uma tarefa, em cima de algo absorvente para não andar com os fluidos a escorrerem pernas abaixo... iéca!

Depois passaram a absorventes super largos e grossos, ... quem não se lembra das marcas Stayfree e Modess? humm?
Eu própria de inicio, ainda usei uns modess grossos e passava a vida a dizer às minhas amigas:
- Espreita lá aí a trás a ver se estou suja ou se se nota o volume do penso...


Felizmente o progresso e a tecnologia trouxeram-nos pensos ultra finos, imperceptíveis quando usados, que neutralizam odores, de 4 ou 5 tamanhos diferentes, com superfície que permanece sempre limpa e até inventaram umas abas tal e qual avião... Uma verdadeira maravilha de penso.

Ou quase...

Não fosse pelo facto da grande maioria dos que se vendem nas grandes e pequenas superfícies serem de materiais que parece plástico... ou seja temos plástico em contacto com a pele... E o que me acontece a mim, e a vocês provavelmente, também: é que nos primeiros dias tá-se bem, mas depois parece que começamos a assar... principalmente no verão que transpiramos mais!!! Depois para além do incomodo do andar com o penso e com o período ainda passamos o dia a coçar a franga por causa da irritação na pele... Grunfff!

Por causa desta mal fadada coceira (franga assada) decidi experimentar várias marcas até encontrar uma que não fosse plastificada e que não fizesse transpirar tanto... tantos experimentei que finalmente encontrei!!!

O uso frequente de pensos, a transpiração (aumento da humidade), o calor excessivo (provocado principalmente pelos mais plastificados), proporcionam o ambiente ideal ao desenvolvimento de infecções e pelo desequilibro da flora da franga. Portanto use pensos apenas e só quando estiver com o período!

E as vossas frangas tb sofrem destes males??

* Maganas (dicionário do falar algarvio)
Finória;velhaca; meretriz. Para evitar expressão menos polida, é muito frequente chamar-se filha duma magana a quase tudo que nos desagrade e também a quase todos.

45 Seres especiais comentaram :

Sissamar disse...

Ai minha marafada! Só tu para me fazeres soltar assim umas gargalhadas! Pois a minha franga sofre do mesmo problema! Cheguei a andar meses seguidos com a "cândida" á conta dos pensos. Quando começava a melhorar, pronto, lá vinha o Mr. Red estragar tudo! Depois de um tratamento intenso e de muitos pensos desperdiçados lá encontrei uns que tolero! E olha que cheguei mesmo a usar aquelas pomadas para os rabinhos dos bébes e agora uso mesmo assim que o Mr. chega, como meio de prevenção!
Beijinhos
Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Sissamar,
Já agora quais são os que mais ou menos toleras?
:)

Anônimo disse...

Sua magana! Vim aqui assomar e já sorri, como sempre! Beijinhos

Formiguinha disse...

Bom dia Gaspas!:)

Lembro-me muito bem desses pensos mas eu ainda sou do tempo dos Serena, lembras-te?

Eram perfumados e sempre que a minha mãe podia (financeiramente) lá me comprava.

Agora uso os da Evax.

De vez enquando lá tenho comichão na
franganita principalmente no fim do
período mas lá tenho que aguentar porque apesar de usar tampões faço-o
principalmente para piscina e praia porque nos outros dias gosto mais do penso.:)

Beijinhos da Formiguinha

dinona disse...

Eu lembro-me da minha mãe usar uns pensos chamados Reglex que aquilo quando que parecia uma toalha do bidé dobrada em duas... quando ela punha aquilo eu ria-me que nem uma perdida porque parecia que tinha uma fralda no cú... coitadinha!
A sorte que nós agora temos, benditos evax cottonlikes que são fininhos e como têm muito algodão no penso não fazem alergias.

Especialmente Gaspas disse...

Libelinha...
:P

Formiguinha,
Esses da evax tb me davam comichões, já nem olho para eles há mais de 3 ou 4 anos!

dinona,
evax cottonlikes? é novo? desconheço... tenho de ir investigar isso!

Anônimo disse...

Eu tb depois de muito pesquisar encontrei esses "siempre" do Lidl e fiquei fã!

Bichinha disse...

Eh eh este post está lindo e bem realista. À semelhança da Dinona também me lembro dos reglex que ainda usei, horrivel, grossos como tudo e mal se conseguia andar com aquilo. Ainda bem que as coisas evoluem mas confesso que tive algumas comichões até encontrar os pensos certos. Não sou adepta de pensos diários pois a jeitosa não respira e depois comichão. E viva o canasten, rápido para estas comichões!! Publicidade ou não comigo só funcionam os da evax, qualquer outro até borbulhas na rabo me faz hehehe

An@ disse...

Também cheguei a usar desses muito grossos e estamos sempre com a terrível sensação que os outros vêm o volume do penso.

Agora uso finos mas tens razão! Muitas vezes fico assada sim sra.

Quais os melhores então?!

ih ih ih

Beijokas

horticasa disse...

Então as meninas ainda não ouviram falar do copo menstrual???
Vão a
http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/search/label/higiene%20e%20beleza
e vejam.
bjs eugenia

Tita disse...

Olá é a primeira vez que comento no teu blog mas sou leitora assídua ;-).
Hoje decidi comentar porque tb estava a pesquisar sobre o assunto que falas e descobri algo interessante, o Mooncup.
Podes ler mais informações aqui http://caminhomagico.wordpress.com/2010/07/12/mooncup-copo-menstrual/.
Eu estou mesmo tentada a comprar e acho que vai ser hoje mesmo Beijinhos.

Cátia Cardoso

Unknown disse...

Valha-te Deus Gaspinhas ... do que tu te lembras.

Bom ... eu acho que os pensos provocam sempre estas assaduras, eu fico em pânico e de uns anos para cá, tenho usado os tampões lá para o segundo dia de período. Sinto-me mais limpa e sem as ditas assaduras, que provocam uma comichão que sei lá.A higiene é mais apertada, lavo-me várias vezes e mudo o penso ou tampão, várias vezes também, sou muito comichosa com isso, aff!

Não percebi muito bem a marca que usas, é o Modess??

Beijinhos.

Tita disse...

Olá, não costumo comentar mas sou leitora assidua do blog :-).
também tinha hoje andado a pesquisar sobre este assunto quando descobri algo interessante, o Mooncup. Não sei se já ouviste falar, se não pedes dar uma vista de olhos aqui

http://caminhomagico.wordpress.com/2010/07/12/mooncup-copo-menstrual/

Beijinhos

Andreia disse...

E já que se fala nisto, descobri há pouco tempo isto http://www.pegada-verde.pt/produtos.php?separador=1

Ainda não sei se funciona, porque comprei há pouco tempo, mas pelos comentários que tenho visto é uma coisa que vale mesmo a pena. Para além de ser mais (muito mais) ecológico!

Especialmente Gaspas disse...

Luneta,
E mais baratos :)

Bichinha,
Pois, os da evax que usei há uns (4?) anos tb eram muito "plastificados", e davam-me a dita comichão. Será k os de hoje em dia estão diferentes?

An@,
Os que tenho usado são do lidl. Não me parecem maus... Mas a minha pergunta é onde haverá melhor?

horticasa e Tita,
Ouvi falar mas confesso k não me atraiu muito. Talvez por tb não ser fã de tampões :P e o conceito ser parecido :P

Patricia,
Cuidado com o excesso de lavagem que também é prejudicial à flora ;)
Tampões nunca usei.

Andreia,
Não duvido que seja interessante, Experimenta e depois diz-me!!
Eu acho que estou a ficar velha e pouco aberta a certas modernices porque a única coisa k me atrevo a por na franga é o meu dedo e o loli do Om :P haha

Sonia disse...

ai mulher as coisas de que te lembras lolololol-do mesmo mal sofro eu-(menso nestes ultimos meses claro lololo(-diz lá qual são esses que usas menos plastificados a ver se experimento.
Olha tb sou do tempo em que cheguei a usar aqueles com uns 5cm de espessura-lololo e como tu tb perguntava mil vezes ás amigas se se notava .
Em relação ao livro -comecei ontem e só consegui ler 2páginas....a ver vamos -são 2 volumes e o 2 com o dobro das páginas -tenho leitura até ao Natal lol

Especialmente Gaspas disse...

Patricia e Sónia,
Estes comprei no Lidl, por 0.99€ marca Siempre.
Até agora foi os que me pareceram menos plastificados, mas se alguém conhecer alguns melhores... toca a partilhar!

Sónia,
Pois por serem 2 livros é que estou curiosa se vale a pena, eles estão nos tops... mas isso pode não querer dizer nada :P

amora disse...

Eu lembro-me dos Reglex. Gigantes!!! Dispenso os com alas, gosto dos Evax (da embalagem amarela), tampões são super práticos e concordo que não se deva abusar no uso de pensos higiénicos nos outros dias do mês.

Vou ver esses do Lidl. Obrigada :)

Unknown disse...

Olá,

É a 1ª vez que entro no Acuadoiro, e deparo-me logo com este tema tão...interessante...aliás, realista!! :D

Tenho de aqui vir com mais tempo, porque a leitura promete ;)

Quanto aos ditos cujos...tb usei uns muito grossos nos 1ºs tempos. A minha 1ª vez foi inesquecível, durou quase 1 mês, e eu no meus 12 anitos com aquelas coisas enormes! Felizmente foi nas férias escolares! Ao menos isso!!

Agora uso fininhos da Evax (obrigada a quem os inventou!!), mas só durante a noite. De dia prefiro os tampões. Maravilha! Quase nem dou por estar "naqueles dias" :)

Bijinhos

dinona disse...

É um penso da Evax normal, só que têm algodão na sua constituição e não fazem a pele transpirar loucamente por não a deixarem respirar.
Que já-me aconteceu ficar toda queimadinha (parecia o rabinho de bebé assado) por causa dos pensos só de textura plástica.

dinona disse...

Andei a pesquisar essa coisa do Copo Mestrual, e isso é um bocado estranho! Já os tampões quase que me matam a tirar imagino esse copinho!

Callia Amaris Harpia disse...

Ai,flor, eu me livrei dos pensos(aqui no BR se chamam absorventes)para sempre, comprei um coletor menstrual(tem várias marcas:moon cup,diva cup,femme cup) que é de silicone se usa internamente é esterelizável e reutilizável,por isso mesmo ecológico e acima de tudo fico completamente sequinha e livre,leve,solta!!!

Callia Amaris Harpia disse...

Ah!Só depois fui ler os comentários, que bom já tem gente que usa o copo/coletor menstrual, só para registrar tenho dois, um da marca Meluna e um da marca Femme Cup. Parece me que em Portugal tem um dos principais fabricantes de tal "copinho"!

Callia Amaris Harpia disse...

Eu vou lendo e comentando em parcelas, que chata sou!!!

Gaspas,o conceito é parecido com os tampões(que também detesto), mas no uso é bem diferente, pois não se sente, não incha, não dá alergias e principalmente não tira a umidade da "mimosa"!

Nada disse...

Eu felizmente vou-me dando bem com os evax, tambem no verão evito usar pensos sejam eles quais forem porque se torna desconfortavel e sim...assar não é bom!
Ai estas coisas de ser mulher é uma trabalheira!
Boa semana*

Especialmente Gaspas disse...

Amora,
Se os do lidl forem semelhantes aos evax, devem valer a pena... são mais baratos.

Rosa,
o meu também veio no verão, não estás bem a ver o filme, eu a ir para dentro de água de penso... o que me valia era que o fluxo era pouco :P

dinona,
então tenho de ver esses pq quando me chateei com a evax eles não tinham nada de algodão.
Pois o copo tb me faz confusão... :P

Nanda,
Sim, o copo já sido cá divulgado talvez de há uns 3 anos para cá... deram algumas reportagens na tv e tudo.

Meio cheio,
Entre isto e ter de fazer a barba todos os dias.... hihihi, não sei se não prefiro isto :P

100% Mamã disse...

Apesar de me dar bem com os da Evax gradualmente fui optando por usar tampões. Uso durante o dia evitando o incómodo de andar sempre a mudar de penso e olhar para aquela "porcalhice" e só à noite uso penso para a lolita descansar da ovelha (lei-se tampão) que andou lá o dia inteiro.
P.S.: thank's pela visita ;)

Sabi disse...

Olá! Olha, eu tenho o mesmo problema que tu : não gosto de tampões e os pensos fazem-me comichão. Os que eu gostei mais até agora foram os do pingo doce ( e bem mais baratos do que a evax, ja agora), mas mesmo não gosto nada da semana do mr. red, sinto-me sempre desconfortável. Mas agora estou a por dinheiro de lado para investir num conjunto de pensos de pano reutilizáveis... Eu sei, eu sei, isso é do tempo das avós e bla bla bla, mas hoje em dia os pensos reutilizáveis já se fazem na forma dos pensos de "plástico"(ou lá o que aquilo é) e prendem-se com molinhas, para não escorregarem do sítio... É claro que dá mais trabalho a manter e isso, mas também devemos poupar a longo prazo e também protegemos o planeta! Se quiseres, quando experimentar, venho aqui deixar-te a minha opinião :) (outra coisa : os pensos de pano são muito mais giros!!)

Carla Nunes disse...

Menina, esse lance de absorvente é tenso! Ainda bem que não peguei essa parte ddos grossos que não eram nada discretos... Credo! Haha!

Bjim

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Tem aqui no Brasil modess Johnson & Johnson, eu sou alérgica e me dei muito bem com eles!!!

P.S:Gaspas tem presentinho do Blog LUZ para você, espero que goste, vá buscar...

É em meu nome e no de Nininho,rs!!
Beijinhos ILUMINADOS!!!

A Horta Encantada disse...

Gaspas por cá passei a usar quase sempre o Mooncup e não quero outra coisa... Mas ainda assim uso alguns pensos, o que para além de não ser lá grande coisa para a nossa Lolita, também não é bom para o ambiente, por isso estou a pensar fazer os meus próprios pensos reutilizaveis, de pano.
beijinhos

Sissamar disse...

Os que tolero são da Ausonia. Evax nem pensar, nunca mais os quero cá, ainda há dois meses dei uma embalagem das grandes á minha mãe!
Tb cheguei a usar dos grossos, acho que eram os reglex ou lá como se chama aquilo! Tinha uma embalagem branca com riscas rosa a fazer quadrados... que horror, parecia que andava com um apagador entre as pernas!
Na farmácia sei que há uns anti-alergicos, que a minha médica me recomendu, mas nunca cheguei a comprar pois devem ser muit caros, mas da próxima vez que fôr á farmáca vou ver se não me esqueço de perguntar o preço, ás tantas até compensa mais do que me besuntar de creme e ainda me sugeitar a apanhar a "candida" novamente!!!
Beijinhos

Fernanda disse...

Tampões, é do mais higiénico e confortável que há ;)

Especialmente Gaspas disse...

100%mamã,
hahaha... ovelha :)

Sabi,
os do pingo doce ainda não experimentei... usei foi do continente e eram muito plastificados.

Carla,
sua sortuda hehe... os grossos eram horríveis :P

Roberta,
Já lá vou dar um saltinho :)

Luísa,
Quando fizeres os pensos depois diz qualquer coisa :)

Sissamar,
apagador... hahahahahhaha

Fernanda,
Eu experimentei e não consegui... :s

Ana disse...

Ahah magana por aqui é tipo marota, macaca...
Este post lembrou-me que está na altura de ir comprar pensos, que raio :/

Especialmente Gaspas disse...

Ana,
É um mal necessário ;)

Andreia disse...

Bem...este tema está concorrido!pois eu lá experimentei pela primeira vez o copo menstrual. Confesso que nas primeiras utilizações vi a minha vidinha a andar para trás, isto porque não estava a acertar com a "coisa". Mas depois lá lhe apanhei o jeito, e não é que a coisa resulta!?! Só tenho pena é de não ter conhecido isto mais cedo.
Eu antes já usava muito os tampões, e sentia que me secavam muito, e por vezes chegavam a incomodar-me. Neste caso, com o Copo, não se sente nada, para além do tirar e do pôr. Coloco de manhã, por exemplo e retiro no final do dia quando chego a casa. E parece que não se passa nada, é como num dia normal.
Da minha parte estou maravilhada!

Especialmente Gaspas disse...

Andreia,
Pois, às vezes fazemos resistência em relação a algo e depois de experimentar-mos não queremos outra coisa... quem sabe um dia tento :)

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Já há muito tempo que não passava por cá, hoje ando com comentários em atraso. Pensava eu que era "mal" meu, esse das comichões na Lolita, pois tenho tend~encia para eczemas e afins, afinal vejo que é geral. Não conheço por cá pensos alternativos, mas uma amiga falou-me em uns que são em algodão biológico (parece que são caríssimos, infelizmente), que é uma estrangeira que importa. Só usei uma vez uns fantásticos fora de Portugal, em que o período me apareceu de repente, e fui a uma farmácia, mas não existem cá. O que ue faço em situaçõess de crise, é colocar Halibut: isola a pele do contacto com o penso, e restaura dos danos já causados.
Beijinhos

Mrs. Potter disse...

É a primeira vez que comento aqui mas vi este post e não poderia deixar de comentar. Uso pensos de pano (são finos e confortáveis) há quase 4 anos e graças a eles nunca mais tive infecções e o fluxo diminuiu. Recomendo! Além de que é altamente não precisar de comprar pensos de 28 em 28 dias. :)

Especialmente Gaspas disse...

Flor de Tavira,
Pois... os bons são sempre caros....

Flor de Lima,
E assim poupas a natureza :)

Já experimentei os da evax, de facto quando deixei de usar essa marca ainda não tinha os cottonlike... São bons porque não fazem transpirar tanto como os plastificados! Contra só tem mesmo o preço... quase 3 euros!!! Acho que vou continuar pelos do Lidl que custam 0,99 e o material é semelhante!

Andreia disse...

Descobri este post hoje...Já dei umas valentes gargalhadas à tua custa Gaspas,o teu post está um máximo...Eu ainda apanhei os Serena no ínicio que tive o Mr Red,aquilo era horrível,eram grossos e desconfortáveis...estão a ver uma miúda de 9 anos,na 4ªclasse com aquilo no meio das pernas?Também eu pedia às minhas colegas para andarem sempre a ver se estava suja,estes dias eram um verdadeiro castigo,já para não falar na vergonha que tinha só de pensar que algum rapaz podesse ir á minha mochila e ver os pensos,aí é que eu morria.
Ai como eu detestava aqueles dias intermináveis.

Agora também passo pelo mesmo problema,e não é que depois que tive o meu filho piorou?Agora tampões nem pensar,aquilo já não entra aqui...é que fico com a lolita toda irritada,mesmo por dentro,tenho de andar sempre bezuntada com halibut.Já não bastava andar com o Mr Red,com penso e agora ainda ando cheia de pomada!Que vida a minha...escusado será dizer que o meu humor ficar por que sei lá o quê,o meu marido diz que por vezes só falta eu morder :/
Coitado do homem,nesses dias tem a lolita fechada para balanço e ainda tem de levar com o meu humor de cão...

Vou experimentar esses pensos do lidl,pode ser que também os tolere melhor e aproveito e gasto menos.

Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Andreia,
Era uma aventura, nem quero pensar no tempo das nossas avós hehehe.
Felizmente nunca cheguei ao ponto de ter de usar pomada, mas pouco faltou....

Filipa disse...

Pronto ... vai ser hoje que vou comentar!! Primeiro tenho a dizer que embora sem ter feito até hoje qualquer comentário, este é um Blog que muito prazer me dá em visitar, dada a diversidade de temas que por aqui surgem!!

Quanto à questão dos pensos .... bom, também eu fui utilizadora dos pensos Modess, e é com agrado que vejo que hoje em dia também os pensos estão mais modernos, resistentes e comodos. Contudo há uns meses aderi ao copo menstrual, e sinceramente estou satisfeita, pois é mais comodo, pratico,eficaz e feitas as contas acaba por ser um bom investimento. Para mim, só tem um senão que será para algumas mulheres, um factor inibidor .... é que infelizmente as WC fora de casa, na sua grande maioria não tem lavatório (entendasse ao pé da sanita) onde possamos passar o copo por agua para voltar a introduzir :) e convinhamos que vir de copinho na mão para o lavatório mais próximo é capaz de não ser muito conveniente :) ... fora este senão é 5* .... eu recomendo!!!

Beijinhos e Obrigado por por a nossa disposição este fantastico Blog

Filipa

Especialmente Gaspas disse...

Filipa,
Confirmo, esse factor inibidor... eu sinto isso. Se calhar se experimentasse não queria outra coisa, mas até dar o tal passo experimentar... ui... custa!!
Grata pela visita e pelo comentário :)

Related Posts with Thumbnails