Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

O milagre da lixivia

Qualquer dona de casa prendada, que seja uma verdadeira fada do lar, prima por ter a sua casa num verdadeiro brinco.

Assim, qualquer pormenor que acrescente um grão de pó, uma mancha, um odor estranho é uma dor de cabeça, que... origina um desafio!

E o desafio é... como tirar manchas das tábuas de cozinha, pratinhos de plástico e afins? Huummm?

A lixívia faz milagres, e em particular nestes casos prefiro usar uma lixívia mais espessa que fica a actuar durante vários minutos. Depois é só passar por água e voilá... está como novo!

Fácil e rápido...

Assim, já não precisa jogar os encardidos fora, e ir comprar novos...

E vocês como limpam as tábuas de cozinha e afins?

37 Seres especiais comentaram :

Anônimo disse...

Olá Gaspas,

Uso tábua de madeira, e também uso lexívia ou limão com sal grosso( faz o mesmo efeito). O chef ( é o picador oficial de legumes e afins) cá de casa não gosta de tábuas em resina, manias...:))
Beijinhos

100% Mamã disse...

Eu agora rendi-me à lixívia Domestos (gel), e também utilizo para muitas coisas, geralmente junto sempre um pouquinho na máquina da roupa quando lavo roupa branca e a verdade é que branco mais branco não há! :)
Quanto à tábua tenho de vidro inquebrável, já tive de madeira e dessas brancas mas rendi-me às de vidro pois acho mais higiénicas e fáceis de manter (sem cortes e etc). Mas para além da lixívia existe outro detergente que simplesmente ADORO, Cif creme, tudo que são riscos , manchas e afins, um paninho ou esponja com Cif creme resolve o problema.
Bjs

Sissamar disse...

Exactamente da mesma maneira! De vez em quando lá ponho tudo na lixivia! Tal como tu tb prefiro a lixivia densa.
Beijinho e bom fim de semana!

An@ disse...

Eu cá uso muito lixívia e para diversas coisas!

Adoro lavar a casa de banho com lixívia pois fica um incrível cheirinho a lavado! Gosto de entrar na cada de banho e cheirar-me bem... eh eh eh

Também uso para tirar manchas!

Gosto muito da de gel por acaso!

Beijokas
Bom fim de semana

Unknown disse...

É verdade sim senhora!

Estas tábuas são super práticas e muito higiénicas, mas mancham muito fácil, por isso as minhas passam a vida na lixívia, nem é preciso muito tempo.

De tempos em tempos faço o mesmo com os tupperwares.

Beijinhos e bom fim de semana para vocês.

Empório Bruxaria disse...

Mais um milagre das fadas do lar... Viva! Viva!

Bichinha disse...

Com a amiga lixívia :) e daquela mais espessa, nunca falha.

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Eu evito ao máximo usar lexívia, por causa do meio ambiente. Uso limão, ou vinagre. O vinagre é excelente e barato! Não uso tábuas de plástico há imensos anos. Sabias que a madeira apesar de cortada, mantém-se viva (em termos de microorganismos) por cerca de 100 anos? Ela própria se auto-desinfecta, basta fazermos a limpeza habitual. Há países onde as tábuas plásticas foram eliminadas, por causa dos germes...
Cada um usa aquilo que acha mais conveniente, mas devíamos lembrar que na natureza temos sempre uma alternativa, e muita gente ainda não sabe respeitar o meio ambiente, o que é pena...
Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Libelinha,
e a madeira depois seca bem ou mantém-se húmida muito tempo?
É que o plástico seca rápido, mas a madeira.... e eu tenho sempre a tábua bastante molhada, corto, lavo, corto, lavo....
esta de resina foi oferecida por um cozinheiro que as usava em hotéis.

!00% Mamã,
Também adoro Domestos :)

Sissamar,
já somos duas :)

An@,
A espessa parece que agarra mais sem fugir como a liquida... não admito fugas cá em casa haha

Patricia,
pois os tupperwares é outra coisa que facilmente mancha...

Saulo,
Ḿilagres uns atrás dos outros :P

Bichinha,
Boa escolha :)

Flor de Tavira,
E o limão ou vinagre tb tira as manchas deste dos plásticos e tábuas? desconhecia... vou experimentar :)
Olha, faço-te a mesma pergunta que fiz à libelinha:
E a madeira depois seca bem ou mantém-se húmida muito tempo?
É que o plástico seca rápido, mas a madeira.... e eu tenho sempre a tábua bastante molhada, corto, lavo, corto, lavo....
esta de resina foi oferecida por um cozinheiro que as usava em hotéis.

Anônimo disse...

Com lixívia, of course. E às vezes até "limpo" as calças, porque uso um pulverizador e a lixívia, pra mim, parece que tem "azougue" eheheh.

Strega Mamma disse...

Querida ! esta "aguinha mágica" cá no Brasil schama-se "água sanitária, cândida ou q-boa" - aprendi isto com Hazel..é é um verdadeiro espetáculo para nós donas de casa-mães-e faz tudo !!! Adorei a postagem anterior, meu bebè tinha vários destes "aquece nenê" como eu chamava que minha santa mãe fez...uma maravilha !!!
Bjs !

Anônimo disse...

Eu sou suspeita de dizer algo, porque só uso ao jantar. Sim, seca bem e não cria bolor! Mas como a Flor de Tavira diz e muito bem, as de madeira sao bem melhores em termos bacteriológicos. Se tiveres paciência passa um cotonete na tábua ( sem estar desinfectada) depois fazes um caldo com 1% de Agar-Agar (vende de nas lojas como o Celeiro) e colocas esse caldo num recipiente de vidro esterelizado ( forno 115-120 C durante 15 min) e quando o caldo solidificar, passas ao de leve o cotonete. Por cima do recipiente coloca algo limpo para evitar o contacto com o ambiente da tua casa ( película aderente) e diz me os resultados...

Daniele O disse...

Olá!
Ótima dica,mas desculpa a ignorância o que seria lixívia?
Bjs
Ser Estranho Ser!

Formiguinha disse...

Na minha Casinha também uso a lixivia, também seja na casa como na roupa e estou bem satisfeita.:)

Uma boa aliada na limpeza e higiene do nosso Lar.

Bom fim-de-semana!

Beijinhos da Formiguinha

Especialmente Gaspas disse...

fofo...
Ui... atrai para onde não deve que é um mimo!!! :)

Strega,
As diferenças culturais são fantásticas. Se calhar agora com o acordo ortográfico passamos a dizer água sanitária hehehe

libelinha,
Acredito que sim. O meu problema era mesmo a humidade na madeira. É que de inverno ando sempre em grandes lutas com a humidade dentro de casa.

Daniele,
água sanitária :)

Formiguinha,
Adeus germes heheh

Fernanda disse...

Ao contrário do que aconselham os especialistas dos germes, uso tábuas de madeira, gosto mais, acho mais bonito; mas também desinfecto com lixívia. Fora isso, os plásticos também, e mesmo a cafeteira do café fica impecável!

Bom fim de semana, Gaspas!

Sandrass disse...

Eu não gosto de usar lixivia!!!

Ganhei um medo dessa "gaja" desde que me caiu uma pinta em cima de um tenis da O´neil novinhos grrrrr

Estive anos que não deixava entrar essa "gaja" em minha casa até que a empregada pediu para comprar...agora de vez em quando uso para lavar o chão da garagem...fica mais desinfectado

Bjs

Anônimo disse...

Eu uso tábua de madeira, o plástico para além de não me parecer ecológico, pode acidentamente deixar algum plástico na comida que se ingerido é perigoso!

Evito ao máximo usar lixívia! Ando a ponderar o alcool a 70%

Mas sem dúvida que entre o antes e o depois parece mesmo limpo!

Bjs

Especialmente Gaspas disse...

Fernanda,
Que são mais bonitas... isso são :)

Sandrass,
também evito usar lixívia... só mesmo de tempos a tempos nesta coisas e para tirar os malvados bolores dos tectos qd já entranhados. Se a parede ainda tiver bolor húmido basta limpar só com água que sai logo.

Luneta,
Experimenta o limão como sugeriu alguém ali em cima :)

dinona disse...

Verdade, verdadinha!
A lexívia é milagrosa mesmo, só peca mesmo por ser malcheirosa como tudo e na maioria das vezes quando uso lexívia começo logo a tossir que nem uma tuberculosa, mas tem de ser porque a lexívia é que "desincarde" (como diz o pessoal mais entradote)

Cora disse...

Ah eu também faço isso!
Aqui em casa, uso muito no banheiro!
Detesto banheiro com cheiro ruim e bolor!

*))

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Olá novamente, quanto à secagem das tábuas, se isso é um entrave, podes arranjar mais, e usas as que estão mais secas, por exemplo. Já pensaram por exemplo, que os barcos são feitos de madeira e passam uma vida na água? Curioso não é? :-) A madeira é um material fantástico em todas as suas vertentes. O vinagre passei a usá-lo como desinfectante a partir do momento que tinha que desinfectar as jaulas das minhas chinchilas, sem usar produtos agressivos. Agora estou a utilizar a título experimental um sabão em flocos, artesanal, alemão, que se mistura em água, 100% Biológico. Quase não faz espuma, mas por exemplo os inoxs da cozinha ficam espectaculares! E uma bola ecológica para a máquina da louça, sem uso de detergentes, que penso que também ainda não há cá. E funciona!!!
Beijinhos

Faniquito disse...

Pois é, eu adoro uma água sanitária, aqui no Brasil há quem a chame de Candida (nome de uma marca famosa ) massss sempre saio com uma "marca" na roupa....impressionante !!! hehehe

Bom findi

Beijinhos

Ana

Especialmente Gaspas disse...

dinona,
lixivia é tramada, eu fico fu.... é quando ela se me vai aos olhos!

Cora,
Pois é o bolor é chato... grrr...

Flor de Tavira,
Vou experimentar então as de madeira. Posso sempre por a secar na rua. E de inverno que a humidade é maior e às vezes aqui passam-se semanas sem ver o sol, se me ver aflita com a humidade, posso sempre usar 1 ou 2 meses a de plástico.
É que de inverno mesmo em casa noto que as madeiras incham com a humidade.
Já agora como resolves os bolores das casas de banho?

Faniquito,
Usar lixívia só mesmo com roupa velha, não há hipótese... :s

Mafalda S. disse...

Eu uso tábuas de madeira. Num estudo, verificou-se que as bactérias presentes na madeira morriam em 3 minutos. Já numa tábua de plástico as ditas bactérias mantiveram-se e até se multiplicaram.

Quanto à lixívia evito usar, tento utilizar opções mais ecológicas. Mas, em último caso também uso, pois como tu dizes, nota-se uma grande diferença.

Beijinhos e bom fim-de-semana

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Gaspas, para o wc tenho usado a lixívia nos tectos, mas confesso que ainda não tinha pensado na alternativa eco. Este ano vou testar a ver se o vinagre dá, mas palpita-me que não deve resultar tão bem, mas tb ainda não pesquisei nesse sentido. Este ano possivelmente nem preciso branquear porque utilizei mais o desumidificador e a casa secou mais. Realmente aí com esse clima não facilita muito :-P

Especialmente Gaspas disse...

Mafalda S,
Bom saber que existem tantas adeptas satisfeitas da madeira. Vou já averiguar onde comprar a minha tábua...

Flor de Tavira,
Se descobrires algo milagroso avisa, é que limpar tectos de wc com lixívia só de guarda-chuva aberto, mascara e óculos :P

Me,myself & I! disse...

Obrigado pela dica!
Dá sempre jeito aprender estas coisas...
O saber não ocupa lugar!

Close Up! disse...

Acho o cheiro da lixívia insuportável...

Especialmente Gaspas disse...

Me,
:)

Close,
És tu, e eu!

Ana disse...

Ora, muito agradecida! A minha está mesmo a pedir um banho...
Já tinha ouvido falar de limão, de lixívia não :)

Beijinho*

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Oi, gostei tanto do seu post que fiz um post em sua homenagem! http://missmigu.blogspot.com/ Sou alergica a lixivia e a produtos de limpesa... Tenha uma boa semana!

Especialmente Gaspas disse...

An@,
E eu tenho de experimentar o limão :)

heloisa,
Vou espreitar :)

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Oi, eu uso sabão Ipê, é um sabão bem comum aqui no Brasil... só que a minha tabua de carne, não é igual a sua, ela é feita de um material duro, e não pega manchas e nem odores... devida a minha alergia a materiais de limpeza, tenho que usar coisas que não precisam de limpeza pesada!

Especialmente Gaspas disse...

Heloisa,
Se calhar é tipo o nosso sabão azul e branco :)
Tenho mesmo a tábua errada... :P

Carolina disse...

Geeeente estou desesperada, porque voltei de viagem e esqueci de tirar a minha blusa e meus biquines da mala, resultado? minha blusa BRANCA esta com manchas de bolor :(

E não sei como tira-las, então estive dando uma olhada nesse site, e vi as postagens, mais não sei onde encontro essa milagrosa LIXÍVIA, nunca ouvi falar, nem sei o preço, rs.

Me resondam por favor.
Obrigada, Carol.

Especialmente Gaspas disse...

Carolina,
Lixivia se não estou em erro lixivia é o que vocês ai chamam água sanitária! Nós por cá temos lixivia bem forte, mais suave, liquida ou em gel, há especifica para roupa.
O preço é bem baratinho.

Related Posts with Thumbnails