Pages

segunda-feira, 4 de julho de 2011

1001 formas de lavar loiça

A Mirculina, anda a fazer uma tese de doutoramento na área da investigação de limpeza domiciliar. O Professor Doutor Albano Pintos Bota pediu-lhe que investigasse quantas formas existem de se lavar a loiça. E lá veio a Mirculina pedir-me ajuda em mais um dos seus dilemas... e mostrar-me os testemunhos que já tinha recolhido aqui na aldeia.

As variáveis que intervêm no processo são imensas: água fria ou quente, secar a loiça no fim com um pano ou por apenas a escorrer, usar luvas ou não ... Querem ver como faz por aqui a vizinhança?

- Acumular loiça suja na pia, durante vários dias, até os armários já não terem mais lavada. Iniciar então o processo de lavagem.

- Separar a loiça mais gordurosa e lavar com água quente. Separar a loiça menos gordurosa e lavar com água fria,

- Separar a loiça por categoria: prato, copo, panela e lavar cada grupo em separado.

- Empilhar a loiça toda num monte abrir a torneira com as goelas bem abertas, deitar detergente na esponja, passar esponja no prato, passar prato por água e por a escorrer, passar esponja no copo, passar copo por água, por a escorrer, ... E a torneira sempre a vomitar litros de água.

- Colocar toda a loiça na pia número 1 e molha-la. Fechar a água. Colocar detergente na esponja. Passar a esponja na loiça e ir colocando-a na pia numero 2. Depois de toda a loiça estar cheia de espuma abrir a torneira da água para tirar o detergente de toda a loiça. Por a escorrer.

- Começar a lavar, da loiça mais suja para a mais limpa, com água fria... Humm... ter de começar tudo de novo mas desta vez com água quente porque a loiça (inclusivé a menos suja) ficou toda engordurada.

- Para limpar panelas usar o lado verde da esponja. Para copos, pratos e talheres, usar o lado amarelo.

- Por pouco detergente na esponja e ficar com a loiça semi suja ou descuidar-se e por demais e gastar rios de água para se livrar de tanta espuma.

-Encher 3 baldes com água e num deles por a loiça e dertergente. Deixar de molho enquando vai fazer xixi e palitar os dentes. Quando regressar passar a esponja na loiça que se encontra debaixo de agua e depois enxaguar nos outros dois baldes de água e por a escorrer.

- Ir a correr lavar, mal suja apenas um copo ou um prato.

E por aí? Como se lava a loiça?

27 Seres especiais comentaram :

Anônimo disse...

Como sou só eu em casa, vou lavando à medida que for sujando. Aplica-se também à roupa. :)

Pipa disse...

Na máquina!!
;)

Carla - Hello You disse...

Hei-de perguntar á minha máquina como é que ela lava a loiça...

Hihi Beijinho

Faniquito disse...

Ah que essa Mirculina é mesmo surpreendente !!! Então a menina está fazendo doutorado em lavagem de louça?!? Pois bem, ela ia ter o que analisar aqui em casa.Pois, por mais que se lave a bendita, na pia sempre tem copos.Éééé aqui acontece o milagre da multiplicação de copos,é de impressionar !!! hehehe

Beijinhos

Ana

Te disse...

Bem cá por casa somos 5, às vezes 6 ou 7 com os namorados que por cá aparecem, então juntamos a loiça do dia toda na máquina que com os 5 já fica bem cheia e carregamos no botão.

Pois, o trabalho é mesmo arrumar a loiça quando a máquina acaba. :-)

Beijinho.

Especialmente Gaspas disse...

L.O.L.
é como eu faço :)

Pipa,
E poupas as unhas :)

Carla,
Deixa estar... ainda interrompes a lavagem e depois tens de lava-la tu :)

Faniquito,
Os copos são terríveis... eu domestiquei os meus! :)

Paula,
Gostei dessas dicas todas... fiquei tão indecisa que acho que vou usar todas :)

Te,
Pena não terem inventado uma maquina que arrume :P

Petit gateau disse...

Enquanto houver espaço na máquina é ela que lava!!!! BJs

Caminhante disse...

Olá, excelente post! Adoro a Mirculina. Eu cá vou lavando a loiça à medida que vou sujando. Se for necessária ajuda para a investigação é só dizer. :)
Beijinhos e boa semana.

Cora disse...

Seria de boa educação pedir as visiatas que lavem os copos que sujam!???*))
rs.

Estou doida por uma máquina de lavar...!
Aqui em casa lavo uma vez por dia, como dificilmente almoçamos em casa, sempre lavo a louça do jantar, que acumulou coma do café!!hihi

bjbj

mfc disse...

Bem... aqui é.... na máquina!!!

Especialmente Gaspas disse...

Ideias no sotão,
Ora bem :)

Caminhante,
És tu e eu :)

Cora,
Às vezes há visitas que se oferecem... e de boa vontade :))

mfc,
A escrava :)

Tanita disse...

Ponho tudinho na máquina!
Bj**

Sandrass disse...

Mete-se tudo na maquina, mete-se a pastilha, carrega-se no botazozinho e a seguir é só ficar esparramada em cima do sofá :P

Maria Vicente disse...

Uiii, já tinha saudades dos teus posts.
Aqui por casa a máquina da loiça só se usa mesmo em dia de festa, ou seja, com mais pessoas lá emc asa.
Lavo sempre à mão e começo pela menos suja até aos tachos. Mas a agua não está sempre a funcionar. Depois de lavada faço verdadeiras piramides no esgorredor da loiça e muitas são as vezes que ela cai, eheheheh e até acho piada a ver se aguentam.
Boa semana para ti, beijo

Callia Amaris Harpia disse...

Tadinha da Mirculina, deve ficar muito cansada depois de uma sessão de exercícios estenuantes como esse, o bom é que nem precisa ir à academia de ginástica!

Por isso Mirculina é tão magrinha!

Elaine Figueira disse...

Olá,

Lavo a louça no café da manhã, depois do almoço e depois do jantar. Lavo primeiro a louça mais limpa e depois a mais suja.

Já tive máquina de lavar louça, mas hoje não tenho.

Elaine

Especialmente Gaspas disse...

Tanita,
Mais uma fã da máquina :)

Sandrass,
Preguiçosa hihih

Maria Vicente,
Essas pilhas tb faço, o meu homem até se passa :P

Nanda,
Há que manter a linha :)

Elaine,
Bom saber que não sou raridade a lavar à mão :)

Unknown disse...

Usar e lavar, é a melhor solução.

Beijo.

Maria L Filipe disse...

Olá Olá :)
Pois eu odeio a lida da casa...lavar, limpar e arrumar loiça são das primeiras :)
Mami ofereceu uma máquina, mas mesmo assim, as x a loiça quase acaba no armário!! É que não tenho quem arrume a loiça depois da máquina lavar :)
Falta-me um Wall-E :)))
Abraço
Milu *

Janita disse...

Oh Gaspas, então isso das 1001 não e só para receitas de bacalhau?

Essa tua amiga Mirculina é um bocadinho pró complicado, é!
Eu cá por mim vou-a metendo na máquina e quando está cheia dou-lhe ordem de marcha.

Abraço

Janita

Unknown disse...

Por aqui também a loiça é lavada por categorias.
É colocada na máquina a seguir às refeições, os copos no tabuleiro superior e os partos no inferior, depois o botãozinho vai rodando e aquilo lá sai lavado! Foi das melhores coisas que o Homem inventou! Detesto ver cozinhas sujas e com loiça por lavar.

Mas gostei das tuas hipoteses ;p))


Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Manuel marques,
Ora nem mais :)

Maluxa,
Criadagem... mordomos... era o ideal :P Mas não sai o euromilhões :P

Janita,
1001... dá para muita coisa! Até para os posts de sexta feira :)

Dama,
Tb detesto, alias costumo ir lavando conforme sujo enquanto cozinho! Às vezes chego ao ponto de lavar algo que ainda preciso por engano :P

Formiguinha disse...

Olá Gaspas!

Cá em casa a loiça é lavada à mão porque ainda não temos máquina. Normalmente é o marido que lava enquanto eu faço outras coisas, não é xixi nem palitar os dentes, e ele faz assim(fui eu que ensinei): - 1º lava tudo com detergente; começando pelos copos, tigelas, pratos, talheres, plásticos e finalmente tachos. Depois passa tudo por água quente e põe a escorrer que depois é limpa ou por mim ou pelo meu filho. Acredita que apesar de resmungar e pedir para comermos em pratos descartáveis ele lava muito bem a loiça e os tachos ficam tão brilhantes que até parecem novos. Mas como gosto muito dele, do marido claro, tou a pensar em comprar uma máquina de lavar loiça.

Espero que tenha contribuido para a pesquisa da Micurlina.:)

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

Anônimo disse...

Aqui é dias...
Já nos aconteceu esta algumas vezes...lol.
"Acumular loiça suja na pia, durante vários dias, até os armários já não terem mais lavada. Iniciar então o processo de lavagem." (e ter máquina ajuda...hehehehe).

Mas por norma é ir lavando conforme se vai sujando... a falta de espaço no lava-loiça assim o obriga =)

Bjs

Vy disse...

Então, não dá mais pra segurar. Deixando as louças de lado, que lavo todos os dias mesmo, (e ficam bem limpinhas, hein!), você pode me dizer quem é a tal Mirculina que leio em tantos posts? A começar pelo nome que acho o máximo! Beijo grande! Vy

Especialmente Gaspas disse...

Formiguinha,
Cá em casa ao jantar 90% das vezes tb é o meu que lava :)

Luar,
Ai a preguiça... hihi

Vy,
Segredo... Segredo... :P

estrela disse...

esta descrição da loiça está muito boa!! eu lavo à mão ultimamente mas sou adepta da máquina só que agora nem sei porquê voltei a lavar à mão!! mas é mais ou menos assim como esta descrição LOL!!!

Related Posts with Thumbnails