Pages

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jane Eyre de Charlotte Brontë

Há uns anos atrás vi o filme mas só agora decidi ler os livro! Gostei de ambos de igual forma. Ambos são cheios de sentimentos e emoções.

Jane é impetuosa e apaixonada. Defende tudo aquilo em que acredita, mesmo perante alguém de uma posição social acima da dela. É rígida a seguir os seus princípios.

A narrativa é feita na primeira pessoa. Mostrando-nos os pensamentos e sentimentos de Jane. A escrita consegue ficilmente passar-nos o estado emocional de Jane e do ambiente à sua volta.

Durante a leitura apercebemo-nos da transformação e crescimento interior de Jane, através das experiências que ela vive.

O que começa por ser a história de Jane passa a ser uma bela história de amor, com alguns percalços no meio... Eu gostei!!

Fica um bocadinho:

"Embora admita que há uma certa dose de superstição a correr-me nas veias. Não obstante, isto é verdade... pelo menos na medida em que ouvi de facto o que lhe estou a relatar.

- No momento em que eu chamava: Jane! Jane! Jane!, Uma voz vinda não sei dizer donde, mas que eu reconheci... respondeu-me: "Já vou! Espere por mim!" e, passado um instante, continuo a sussurrar ao vento: "Onde é que está?"
- Vou fazer o possível por lhe descrever a ideia, a imagem que estas palavras me fizeram aflorar o espírito, embora me seja difícil expressá-las. Ferndean encontra-se, como já reparou, embrenhada no meio da floresta, e qualquer barulho que aqui chegue, é abafado sem nunca se repercutir. a pergunta: "Onde é que está?" parecia estar a ser feita nas montanhas, pois ouvi um eco proveniente daquela direcção repeti-las. Nesse momento senti uma brisa mais fresca aflorar-me a testa e tive a impressão de que eu e a Jane nos encontrávamos num cenário ermo e agreste. e fiquei convencido de que nos encontrávamos de facto, pelo menos em espírito. Estou certo de que, àquela hora, a Jane deveria estar ferrada no sono, mas talvez a sua alma se tenha afastado momentaneamente do corpo a fim de consolar a minha. Pois era a sua voz... tão certo como eu estar vivo... era a sua voz!

Caro leitor, fora na segunda-feira, já perto da meia-noite, que eu recebera o chamamento misterioso e fora também por meio daquelas palavras exactas que eu lhe respondera. Ouvi a narrativa de Mr. Rochester, mas não lhe fiz qualquer revelação em troca. A coincidência pareceu-me demasiado espantosa e inexplicável para ser comunicada ou discutida."

E vocês já leram?

26 Seres especiais comentaram :

Unknown disse...

Não li e nem nunca ouvi falar, mas parece-me interessante.

Não sou muito adepta de livros de romance ou parecido, gosto de outro tipo de leitura e acho que tenho o oposto dos teus gostos, hahaha...
Mas respeito muito os temas alheios,todos os temas de leitura são válidos, não é esse o caso.

Mas pelo trecho que deixaste, talvez fosse capaz de ler sim, mas agora com meus dois terroristas em casa, impossível.

Boa leitura!

Beijinhos e bom fim de semana.

Mafalda S. disse...

Que saudades desse livro. Vê lá que já o li no início da adolescência. Recordo-me que gostei muito.

Bjs

mfc disse...

É um clássico que se lê sempre com agrado!

Maria Regina de Souza disse...

Jane Eyre foi um livro que marcou minha adolescência, sua força e coragem. Um abraço

none disse...

kkkkkkkkkkkk,eu sentei aqui e vim direto ler o que perdi,porque não vir aqui e impossivel pra mim,na mente já tenho um mapinha,você e uma das minhas casinhas preferidas...quase me mato de rir da Mirculina,mas desta da Sangria...kkkkkk....pinguça...kkkkkk....até parece.Nunca fiz,mas me deu vontade,o meu grande problema e que bebo um gole e ja tenho sono,dois e caio dura....kkkk,mas e um sono gostoso e pesado...pensando bem...vou fazer e beber atée cair...isto significa uns quatro goles grandes...funciona assim,segundo marido no dia dos namorados,ele trouxe um vinho maravilhoso,doce e queijo...eu bem que disse..olha...eu sou mole com bebidas,mas ele achou que isso seria otimo...hã...depois ainda reclama.
-Você da um gole e começa a sorrir,pode te dizer qualquer coisa,boa ou ruim que você sorri.
-Dois goles e você sorri e pisca,pisca...
-Três e você pisca e chora,chora e ri também...
-Quatro...pode esquecer,chora,ri,chora e dorme...posso pedir de joelhos que acorde,dar beijinhos,joias,prometer o mundo que nada....apagadinha...

Nada sensual e bonito ouvir isso neee.....quase bati nele.hã....eu jurava que tinha arrasado...medaaaa.
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos

Anônimo disse...

Vi o filme e adorei mas ainda não li o livro. Fiquei com vontade!

Anônimo disse...

Vi o filme e adorei!

Ana disse...

Não conheço, nem o filme nem o livro. Mas parece interessante.

Tenho um selinho, com um desafio bem giro para ti e para o Piki.
Já estou ansiosa por saber as respostas do Piki.

Beijinhos

Anônimo disse...

Querida Gaspas,
Já li e adorei, é um dos meus livros favoritos... Por sorte, há dois ou três anos encontrei o livro, antigo, numa venda de coisas usadas... Já tinha visto a série e estava com curiosidade para ler o livro... excelente, uma bela história que nos consola o coração com a sensação de que estivemos lá ou de que a vivemos nós mesmas...
Esta semana passei por uma feira do Livro, na Gare do Oriente e para meu grande espanto estava lá a edição nova e recente deste e de outro livro que muito gosto, o Monte dos Vendavais.
Abraços de Luz e uma boa leitura,
Thelma Lobo
Sonhos em Flocos...

Janita disse...

Olá Gaspas.
Bom-gosto o teu por teres trazido este clássico da literatura. Parabéns!
Li o livro há bastantes anos, assim como outros da mesma autora, mas este fica-nos para sempre gravado na memória e no coração.
Um romance maravilhoso que nos leva a uma outra época e a uma linda história de amor e dedicação.
Beijinhos
Janita

Tanita disse...

Não conheço.
Mas hei-de expreitar numa fnac perto de mim :)

Maria Vicente disse...

Ofereceram-me à pouco tempo mas na verdade o tempo e a disposição para a leitura andam afastados de mim. Um dia eu voltarei a ler, não sei é quando...
Boa semana para voces, beijo

Mundo em Vida disse...

Não conhecia....mas confesso que fiquei com "água na boca" devido ao excerto publicado :)

Unknown disse...

Que é feito de ti rapariga??
A curtir a praia não é???

Beijinhos.

Vítor Fernandes disse...

Uma vez dois ratos foram ao cinema. Quando o filme acabou, um rato virou-se para o outro e perguntou: - Gostaste do filme? O outro respondeu: - Gostei mais do livro.

Fernanda disse...

Sou como tu, Gaspas: gostei dos livros, e gostei dos filmes, das séries, enfim de tudo! E sempre que aparece uma versão nova em filme, vejo e gosto!

Especialmente Gaspas disse...

Patricia,
Tenho estado de férias mentais!!! hehehe
Vou ali inspirar-me e já volto :)

Grata a todos pelos comentários :))

Tanita disse...

Estás de férias?

Calma que estou com pressa! disse...

ai agora me deu medo de ler este livro - a mulher é poderosa -
mas a história é linda - adoro este tipo de livro
bj
lu

Anônimo disse...

Ler bons livros alimenta-nos a alma.

Novo desafio musical lá no meu blogue:

http://ocantinhodomestre.blogspot.com/2011/07/desafio-musical-n-4.html

:)

Unknown disse...

Também já li e gostei muito e queria muito ver o filme na versão que saiu este ano com a Mia Wasikowska (que fez de Alice no 'Alice no País da Maravilhas'). Está na lista de coisas a fazer quando regressar a Portugal:)
Beijos*

Andanhos disse...

Gaspas, gostaria de convidá-la a participar do concurso que estou fazendo em meu blog. É sobre festas juninas e seria legal ver algum registro daí.
Beijos.

Janita disse...

Gaspas...vinha saber o que é feito de ti e não pude deixar de ler o comentário do Constantino.

Eu sou igual ao segundo rato...gosto sempre mais dos livros!

Então menina, foste de férias?

Se for o caso, descansa e diverte-te.

Beijinhos

Janita

Miguel Pestana disse...

Não li este livro.

Li recentemente O MONTE DOS VENDAVAIS, da irmã da autora Emily. Foi tão decepcionante que acho que não lerei mais nenhum livro da família!!!

Especialmente Gaspas disse...

Ando mais ou menos de férias :P

Alix disse...

olá,

eu tenho o filme para ver, gravado. vou ver primeiro o filme, se bem que gosto de fazer ao contrário, ler primeiro o livro e depois ver o filme, mas como já tenho o filme aqui, desta vez vai ser ao contrário.

*

Related Posts with Thumbnails