Pages

terça-feira, 18 de maio de 2010

Toalhetes reutilizáveis

Porque o rabinho dos nossos bebés, o ambiente e a nossa carteira merecem o melhor... eu uso toalhetes reutilizáveis!!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebés sejam limpos, na muda da fralda, com tecido pelo menos durante o primeiro mês de vida.

Desde que o Piki nasceu que eu uso. As Toalhitas reutilizáveis são suaves e feitas de algodão ou flanela. Não são tão frias como as descartáveis e limpam bem.
São óptimas para rabinhos assados pois não irritam a pele nem ardem como as descartáveis.

Quando estão sujas é só colocar na maquina de lavar. Como não ocupam muito espaço vão junto da restante roupa, não se fazendo mais lavagens por isso. Depois é só secar ao sol ou usar ainda húmidas logo após retirar da máquina.

Como o Piki está em casa comigo a poupança tem sido imensa. As descartáveis tornam-se caras. Principalmente até aos 4 ou 6 meses que o bebé só mama e farta-se de sujar fraldas com sólidos líquidos (sei que soa esquisito mas para quem não sabe os bebés enquanto amamentam em exclusivo fazem cacas liquidas).
Quando estamos fora de casa acabo por usar descartáveis por se tornar mais pratico.

No muda fraldas tenho sempre cerca de 7 toalhitas humedecidas em água e um tupperware para colocar as já usadas... simples fácil e ecológico!!

E vocês também usar ou já usaram??

21 Seres especiais comentaram :

GiGi disse...

Olá,

Nunca experimentei mas parece-me bem.. Poupa-se a carteira, o ambiente e o rabiosque dos nossos filhos ;))

Bjs

Hazel Evangelista disse...

Nem sabia que isso existia, como é que pode?! É algo recente?

O meu L. tem 5 anos, se calhar quando era bebé isso ainda não existia. Ou era eu que estava mal informada, e é uma pena, pois também teria usado.

Quando ele fazia o seu pindoco (as cacas, como tu chamas), eu agarrava nele e lavava-o no bidé. O uso prolongado das toalhitas descartáveis fazia-lhe alergia.

Boa divulgação, neste post!

-----------//-----

Está muito bonito o que fizeste com os xailes. Estás com ar de quem vai dançar! hihihhi

Especialmente Gaspas disse...

Olá Hazel,

Provavelmente existia. Infelizmente está é pouco divulgado.

O marketing das dodots e da huggies e companhia acaba por ser mais forte, além de que jogam muito com o... ser descartavel é: menos coisas para lavar.

É como as campanhas de leite artificial (suplemento) foi tão forte que quase acabou com a amamentação. Hoje em dia em portugal se formos a ver as mães que conseguem (querem) amamentar são muito poucos. E começa logo nos profissionais de saúde que impingem os ditos suplementos!!

Mas os sligs conheces, certo? (Qq dia tenho de fazer um post sobre isto).

Hoje em dia vende-se imensas coisas desnecessárias para bebés. Muitas deles prejudicam mais do que ajudam. Há muitossss anos trás nada destas tretas existiam e se chegamos aos dias de hoje é porque não precisamos delas.

Vou calar-me que hoje tou tagarela... hihih. E isto dá pano para mangas!!

Vais tomando nota destas coisas giras e para o teu próximo bebé já sabes!!! :))

Anônimo disse...

Agora até as pessoas (amigos, familiares, etc.) são descartáveis.
Eu não sou assim tão velho e a minha filha usou sempre fradas normais, muitas já tinham servido aos primos.
Nunca tivemos secador de roupa (porque acho uma falta de senso num país com 9 meses de sol, desperdiçar energia a secar a roupa) e a minha Fofa, antes de sair para o trabalho, deixava as fraldas penduradas no condensador do frigorífico (aquela grelha preta nas traseiras do frigorífico, onde ainda hoje há sempre um pano de cozinha a secar) e nunca teve falta de fraldas secas.
Mas deixa "usar e deitar fora", que esta trampa um dia dá o berro e as pessoas vão ver o que é bom para a tosse.

Ana disse...

Eu ainda sou do tempo das fraldas de pano:p vá, sou novinha, fazia era alergia às descartáveis e poupei uns trocos aos papás.
No meu tempo também deviam usar uns paninhos para limpar o rabinho... Mas também nunca tinha ouvido falar destas:/

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Gaspas

No meu filho mais velho que hoje vai fazer 18 anos, usei fraldas descartáveis no primeiro mês de depois as de panos, como chamamos no brasil.
Só usava as descartáveis pra sair, pois eram bem caras( $) na época.
Ja na minha filha mais nova,que hoje tem 11anos, cheguei a fazer algumas de pano, mas acabei mesmo usando as descartáveis pela praticidade e o preço que baixou muito.
Mas realmente é muito diheiro jogado fora e poluição no meio ambiente...


bjocas

Style disse...

ainda não estou nessa fase da maternidade, mas parece-me óptima ideia! Por acaso já tinha ouvido falar... para além de toalhetes laváveis tb há fraldas do mesmo estilo!

kiss*

Fernanda disse...

Confesso que nunca usei.
Confesso que me soube muito bem usar fraldas e toalhitas descartáveis.
Confesso que prevariquei nesse quesito! MAS... já passou a agora sou uma cidadã exemplar, na defesa do meio ambiente :)

Sonia disse...

eu usava as fraldas de pano que cortei-as em 4-tinha imensas que me foram dadas -e em casa usava-as muito-quando saia eram as descartaveis-como ainda uso no carro -e para a muda do Jõao agora que é em muito menor numero.
Os Jarros-há-os de todas ascores são é um bocado mais carotes os bolbos e por isso nãos e ve tanto -os brancos por exemplo dão pelso matos -veem-se muitos por aqui em março e abril

Ypsilon Yvone disse...

Também usei fraldas de panos macios no primeiro mês de nascimento dos meus dois filhos mais velhos. As descartaveis eram muito caras e só usava para passear ou nas idas ao médico.

Já com a caçula (mais nova) só usei as descartaveis mesmo.
De queluer modo não deixa de ser uma excelente dica tanto para a saúde quanto para o bolso.
bjus e linda semana

mãe rã disse...

as coisas modernizam-se para nos facilitar a vida mas sem darmos conta disso muitas dessas coisas prejudicam o futuro dos nossos filhos, ou seja estamos a ser um pouco egoistas. se olharmos para o estílo de vida dos nossos avós percebemo que podemos adaptar muitas das tecnicas usadas nessa altura, uma delas esta das toalhitas e fraldas reutilizáveis, se bem que também se consome muita água na sua limpeza, ainda me lembro da minha avó e da minha mãe irem lavar a roupa ao rio, infelizmente já não o podemos fazer.
:-)

analuciana disse...

Bem, gostei mesmo de saber isso, onde as compraste?
estou interessada!!

em casa uso uma luva de banho para lhe limpar o rabinho, e fora de casa os toalhetes descartáveis.

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi flor!

Não nunca usei nada, não tenho filhotes, mas com certeza esta dica vai pra minha irmã que está gravidíssima, e logo mais o bebê Caetano estará na área a sujar muitas fraldinhas rs.
Aliás flor, como devo chamá-la, é Gaspas? Fui responder ao seu comentário no meu blog e não soube como me referir a vc rs, sou toda enroladinha mesmo! Liga não! hahaha...
Beijinhos.

Flores e Luz.

Cora disse...

Jura que bacana nem imaginava que isto existia, e ainda que uma mãe tão zelosa, os usava; parabéns por pensar no consumo, e não colocar teus propósitos em primeiro lugar como fazemos todos nós.Aliás isso nem tem que ser parabenizado, tem é que ser copiado por todas nós, mães!Ah ainda não sou mãe mas quero ser assim tão prestativa e cuidadosa como você!
Um bj , Cora.
Ps;. gostei muito dos xales, por cima da saia, esta linda!

Especialmente Gaspas disse...

Ana Luciana...

Comprei no ebay uk!! Em lojas físicas desconheço onde se venda.

;)

analuciana disse...

oki, obrigada!

luarte disse...

Não sou mãe, mas gostei de saber da possibilidade de se poder utilizar toalhetes descartáveis. Sou completamente apologista.
Beijinhos

Maria Papoila disse...

Olá!

Ora aqui está um tema muito interessante!

Não conhecia esta técnica! Realmente é muito mais económica e principalmente, melhor para o bebé!

Tenho frequentado as aulas de preparação para o parto, e a dica que me dão é limpar rabinho com água e sabão em casa, e para o chichi limpar com discos embebidos em água.

Mas os discos não são reutilizáveis!

Vou estar mais atenta a estas lojas de venda de produtos naturais! Porque eu também quero uma toalhitas reutilizáveis!

Compraste as tuas onde?

Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Comprei no ebay uk!! Em lojas físicas desconheço onde se venda.

;)

Rita disse...

Olá:)

É só o que uso no meu pintainho. E adoro!
Limpam muito bem, são económicas e ecológicas.
As fraldas que lhe comprei também são reutilizáveis e estamos a ser bem sucedidos.

Bj

Unknown disse...

olá boanoite, não só experimentei como uso em casa também!Na rua opto pelas descartaveis pois não gosto muito de andar com elas sujas atras de mim.Infelizmente o meu filhao mais velho, fez alergias as fraldas descartaveis aos 3meses devida, agora tem2anos e já de volta do bacio,não tarda larga a fralda de vez, e eu tive de apostar nas fraldas ecologicas.Eu comprei online atraves do site www.ecologicalkids.pt
Estou super satisfeita, e mais, tenho outro filhote agora e dao para ele tambem!sao regulaveis, servem apartir recem nascido ate largarem as fraldas!!!:)

Related Posts with Thumbnails