... Onde andas tu?
Na minha cabeça e provavelmente na de outras pessoas!
As minhas memórias com tremoços (camarão dos pobres) remontam aos meus tempos de: menos de 1 metro de altura.
Um jardim com repuxos de água, peixes dourados de várias cores, bancos de jardim vermelhos, pardais e pombos a soltarem poias para cima dos bancos de jardim (e de quem lá estava sentado), mães a passearem os filhos, alegria, e... o vendedor de tremoços!
Um senhor (que ainda hoje tantos anos depois recordo o seu rosto), já de idade, com um carrinho de empurrar, com rodas, cheio de doces, chupa-chupas, pequenos petiscos e tremoços...! Vendia-os em pequenos sacos transparentes.
Lembro-me da minha mãe comprar, comer e dar-me uns poucos... como eu hoje faço com o Piki! A diferença é que a magia do vendedor de tremoços esfumaçou-se no tempo... agora existem as grandes superfícies que vendem pequenos "baldes" de tremoços!
Adeus... peixes dourados, repuxos de água no lago e vendedor de tremoços!
Olá tremoço...
Com baixo valor calórico, ricos em fibra e óptimos para entreter os dentes dos gulosos no intervalo das refeições.
Ah pois é!! Bem melhor que qualquer gelado, presunto, pão com manteiga, bolachas, chocolates, água com sabores, cigarros, roer unhas, etc... (Ou será que não? hehe)
Dizem que o tremoço é maldito. Existe uma lenda sobre ele, conhece?
"A Virgem Maria e José fugiam pelo deserto, já com Jesus nascido. Havia já a ameaça da chacina de crianças. Ela ia montada num burro e ao atravessarem um campo de tremoceiros, a passagem do animal provocou barulho. O que reza história ou o mito, que a Virgem Maria amaldiçoou os tremoços e disse que nunca haveriam de saciar a fome (daí terem baixo teor calórico)."
Andei a pesquisar na net com esperanças de encontrar uma foto antiga do "meu" vendedor de tremoços no jardim da meia laranja em Albufeira... Mas não encontrei! Se alguém tiver se não se importar... envia-me? Grata!
Olhó tremoço! Olhó tremoço!! Quem quer?!?! Vocês gostam? Também conheceram um vendedor de tremoços à antiga?!
Seja como Este Rei
Há 6 dias
29 Seres especiais comentaram :
Não conhecia essas propriedades dos tremoços, e eu que nem lhes ligo muito, vou passar a comer mais. Quando eu era pequena (ainda sou) tinha uma senhora no jardim zológico da Maia, muito velhinha que vendia tremoços e guloseimas, cheguei a levar lá o meu filho e ela ainda lá estava. Agora não sei se essa senhora ainda lá está.
Adoro tremoços, mas geralmente os do supermercado não me satisfazem, pq são enormes e não têm sabor nenhum ou então têm quilos de sal! Os melhores tremoços que já comi foram os da minha avó, pequeninos e tão saborosos! É muito raro hoje em dia encontrar tremoços pequeninos!
Beijinhos
Olha não sabia nada disso sobre os tremoços... lol =)
Não como muito mas de vez em quando lá calha ;-)
Também sou fã dos pequenos!!!
Estes que vez na fotos até nem são muito grandes... deve ser dos mais pequenos que encontrei até agora. Mas mesmo assim se fossem um pouco mais pequenos não se perdia nada.
Nas feiras e mercado já tenho visto uns enormes... Até metem medo de tão grandes!
Por acaso nunca gostei muito de tremoços; mas o resto da família adora, de modo que tenho sempre no frigo. Mas compro numa mercearia, são muito bons.
Na minha infância vendiam-se na feira.
É verdade, e não prestam para nada, só sabem a água ou então carrrrrregadinhos de sal!
(Again) Quase parecem favas de tão grandes!
Mas com as favas acontece o mesmo... as melhores são as mais pequenas :))
Conheci e conheço....
Ainda hoje aqui em Mirandela, aos Domingos há uma vendedora de tremoços que até e ainda os mete num cartucho de papel...ao pedir é: um cartucho de tremoços...
Beijos
Para mim os tremoços podem ser malditos à vontade, que eu adoro na mesma!
Ainda ontem à noite comi uns quantos:)para entreter os dentes. Mas eram de supermercado, claro. Por acaso nas minhas férias ainda consegui encontrar (e comer, hum...) dos caseiros, na Praia de Mira.
Bem Bons!
http://ecologicaquem.blogspot.com
Vendedor ambulante de tremoços acho que não conheci, lembro-me que nas feiras havia senhoras com bacias cheias de tremoços e vendiam as saquinhas.
Quando era pequena e a minha Tia me perguntava se queria ir a feira com ela eu respondia: Só vou se me deres "stremoções"
Conheço essa Lenda a minha mãe contou-ma!
Era impossível o Piki não gostar de tremoços, era o teu sustento no inicio da gravidez hihi
Vc me fez lembrar de meu falecido pai, ele adorava tremoços.
Não sabia desta lenda dos tremoços amaldiçoados.
Bjkas e uma ótima quinta-feira para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Marido... se estás a ler isto... eu na gravidez tb comia outras coisas!
(Difamadora... hihi)
Claro que comias :P chocos, gelados...
P.s. se eu deixar de postar é porque fui atacada por uma Gaspa hihi
adoro tremoços é viciante -por aqui só me lembro do senhor com a pana e os saquinhos de tremoços pelas festas -essas de frequesia -ainda hoje os há por aqui.
tou lixada contigo pá- agora tou com uma vontade desgraçadinha de comer tremoços-socorro
Eu comia broculos, feijão, cenoura e alfaces :P :P
Sónia... vai ao hiper, senão a criança nasce com cara de tremoço :))
o teu castigo???? mandar-me uma tonelada de tremoços ahahahah
Desconfio que o carteiro os comia durante a distribuição das encomendas!!! :))
Nunca comi tremoços.
Acho que não é tradicional na região que moro e sim na Sudeste do Brasil.
Adorei o texto e suas lembranças.
Bjs no coração!
Nilce
A descrição das tuas memórias é fantástica. A lenda também. Adoro tremocinhos...principalmente em empalhada e com uma cerveja fresquinha!
bjo
gosto de tremoços, mas acho que o doce de meloa ia melhor...
Oi vim te conhecer adorei os blogs,amo cozinhar já já vou xeretar a sua cozinha de novo, nunca comi tremoços, fiquei curiosa para saber o sabor onde o encontro? Obrigada pela visita no meu blog e volte mais vezes...bjs
Adoro tremoços!! Não sabia nada disso. Adorei ler e saber mais um pouco.
Beijos
Sim, o doce de meloa é muito melhor :))
Eu aqui encontro tremoços, em feiras, mercados e em hipermercados... penso que no Brasil tb deve haver. ;)
Nunca tive a oportunidade de conhecer um vendedor de tremoços...acho que por isso não gosto deles!! *(
Aqui também encontramos mais na feira!!
Gosto muito de tremoços! Mas desde que fui ajudar uma avó a apanhar tremoços, e vim de lá cheia de cortes nas mãos, passei a olhar para eles com outros olhos. :)
Olha á conta de manias, uma tia minha era maluca por batatas fritas mas a minha avó era pobre, então batatas fritas em azeite só mesmo no aniversário. No resto do ano eram fritas em água! Quando ela veio para Lisboa servir, a patroa dela já farta daquela mania dela por batatas fritas, fritou-lhe mais de um quilo de batatas e fez com que as comesse todas e não sobrasse nenhuma! Acabou-se a mania!
Se calhar era o que precisavas não?
Mas deixa lá que eu quando estava grávida eram as anchovas... o que eu me lambia com as anchovas... e ainda nem sabia que estava grávida! Portanto era mesmo desejo!
Os tremoços também fizeram parte da minha infância, pois na casa dos meus pais eles eram presença nas reuniões familiares.
Vez por outra, eu também compro.
Beijo
Postar um comentário