Pages

terça-feira, 14 de junho de 2011

Alhos a pedir terra

Quem nunca se deparou na sua cozinha com os seus alhos a começarem a deitar umas folhinhas verdes? hummm?

Aqui, volta e meia lá há um ou outro que põe as suas antenas de fora. E que faço eu? Lixo?
Na Não!!! Terra com eles!!! Ah pois...
Querem ver as vantagens?

- Ganho novos dentes de alho
- Previno pragas na zona onde os colocar
- Poupo dinheiro pois são menos alhos que compro
- Aproveito a rama do alho para petiscos

E para quem não tem horta isso não é desculpa, porque um qualquer vaso que tenham em casa com uma planta serve. E se essa planta é frequentemente atacada por pragas melhor ainda.

E vocês o que fazem aos vossos, jogam para o lixo, colocam na terra ou cozinham-nos?

34 Seres especiais comentaram :

Ana disse...

Olá! Aqui esta uma coisa que nunca me tinha lembrado. Eu normalmente cozinho só se ficarem chochos é que deito fora. Mas apesar de não ter horta vou experimentar plantar:)

Ana Carvalho disse...

eh pá! estou tentada a mete-los no vaso :)
eu normalmente tiro a parte verde fora e cozinho.
beijos

Sara Ramos disse...

Até bem à pouco tempo deitava fora mas agora meto em vasos e pronto. Ainda ontem fiz um post sobre isso. :)
Adoro alho, não gosto de deitá-los fora. Beijinhos

Anônimo disse...

Por acaso já fiz isso (num vaso). Pena que me tenho esquecido porque, especialmente nesta altura, a rama do alho é óptima para temperar as favas.

Marizei disse...

olá gaspas
eu quando acontece de estar assim grelados coloco no comer !!
mas essa é uma boa dica ..

:))

Maria Vicente disse...

Nunca apanhei nenhum.
Já tenho a mini horta e ando a convencer o homem para fazer no quintal uma à séria. O terreno é pouco mas concerteza dará para plantar umas coisas. Pouparia e ainda me divertia.
Na mini horta para alem da hortela já tenho também os coentros e nem imaginas como tem sido bom, sabado fiz os choquinhos à algarvia e foi so apanha-los.
Bom dia para ti e obrigado por passares no meu cantinho.

Autora de Sonhos disse...

Pois, lixo, não tenho terras....

Especialmente Gaspas disse...

Ana,
Como ocupam pouco espaço podes por mesmo no cantinho do vaso!!!

Arkana,
Força! Tb é bom para espantar os vampiros hahaha!!

Sarinha,
Vou espreitar!

Fofo,
Pois, Dá bastante jeito para as favas... dá aquele toque!

Marizei,
Tens de experimentar :)

Maria Vicente,
Os alhos ocupam pouco espaço. E não precisam praticamente rega nenhuma :)

Autora de sonhos,
Desperdício... oh!!! Planta no jardim publico e depois vais lá buscar :P

Ana Carvalho disse...

ahaahah Gaspas,
no jardim público, grande ideia!!!
ou então num desses terrenos baldios :)

remall disse...

Quanto tempo que não planto alho.
Quando voltar para meu refúgio vou me lembrar disso.

Anônimo disse...

Olá Gaspas,

Gasto muito alho, portanto nem dá para espreitarem cá para fora:) Mas quando começam a ficar murchinhos ou com folhinhas verdes, pico e congelo.

AHHH, vi a tua cozinha (ou parecida) ao vivo e a cores e claro, lembrei-me logo de ti:)) Beijinhos

An@ disse...

Ó páaaa nunca tinha pensado nisso!

Vou ver se os que lá tenho têm essas folhinhas verdes que já te digo o que lhes faço!!!!

Depois mostro te!

Beijokas
E obrigado pela excelente dica!

Aldaneire disse...

Eu já fiz isso uma vez, cresceu e tal, mas daí não entendi...cadê o alho novo? Fica por baixo da terra? São as folhas que eu uso?
Tirei o da terra e estava com raiz, normal como as outras plantas...

Especialmente Gaspas disse...

Arkana,
Nos jardins públicos os "homenzinhos da cambra" sempre lá vão catar as ervas daninhas e regar!!! :)

remall,
Alho é essencial :))

libelinha,
Até acho que já sei onde viste a cozinha semelhante á minha!! :)) Eu vi-a fez este domingo passado 8 dias!! :)

An@,
Temos agricultora!! :)

Aldaneire,
deves ter apanhado cedo demais!
O alho nasce debaixo da terra logo acima das raízes. Só deve ser apanhado qd as folhas estiverem a secar ou secas, altura em que se deve evitar dar-lhes água.
No caso de estar no vaso a beirinha do mesmo é o ideal pois podemos regar a outra planta ao centro e evitar por agua nele.
A rama podes usar na comida se tirares uma folhinha apenas e deixares sempre algumas na planta.
Podes ver se o bolbo do alho já está formado se escavares um pouquinho a terra por cima :P

Tempo disse...

Pronto, agora quando vir a primeira rama verde a brotar vou espetá-lo num vaso. Obrigada :)
Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Tempo,
:))

Paula,
Por acaso esse apanhado ainda não fiz, mas olha que não seria má ideia!! :)
Mas como ninguém nasce ensinado, e por incrivel que pareça eu própria qd nasci não sabia plantar alhos... :) ...
A rama verde fica de fora, olho dentro da terra. Rega... moderada a pouca. Sol... muito!!
Quando estiverem quase bons para apanhar (rama semi seca ou seca) cortar na água.

António A. disse...

Olá.
Humildemente quero felicitar pela qualidade, o cuidado e bom gosto que o ACUADOIRO apresenta no conteúdo.
Dos vários blogs que sigo regularmente... faltava-me algo igual, por isso vou passar a ser um seguidor confesso.

Cumprimentos.
António A.
www.hortadecodecais.blogspot.com

Rafeiro Perfumado disse...

Eu até agora chamava o padre para fazer um exorcismo, mas a partir de hoje vou metê-los na terra.

AvoGi disse...

os meus nao chegam a tempo de criar folhinhas verdes eu como-os à velocidade da luz e cebolas, idem
kis .=)

Mafalda S. disse...

Ora aí está uma boa ideia para o meu «quintal» improvizado na varanda. Vou andar mais atenta aos ditos cujos, na verdade, costumo cozinhá-los mesmo assim.

Beijos

Formiguinha disse...

Como gasto muito alho os meus não chegam a grelar. Se algum dia isso acontecer vou experimentar.

Aliás, tenho um arranjo (tipo cesta) feito com alhos que a minha mãe me ofereceu talvez à três anos atrás e nenhum tem grelo.:)

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

mfc disse...

Olha que dica mais porreira!!
Esta não vou esquecer!!

Especialmente Gaspas disse...

António,
Bem-vindo e ainda bem que gostaste do meu cantinho.
Quem sabe trocamos algumas ideias horticulas :)

Rafeiro,
Vais ver que compensa mais :)

Avogi,
Grande apetite :)

Mafalda,
Eles vão adorar o teu quintal!

Formiguinha,
Grande consumidora de alhos!! :)

mfc,
:))

Te disse...

A não ser que estejam mesmo em mau estado, eu cozinho os que aparecem assim. Mas tenho mesmo de tentar por num vaso.

Beijinho.

Mrs. Potter disse...

Ah... nunca os deito fora... uso-os na mesma mas a partir de agora vou plantá-los. :)
Estou sempre a aprender. :)

Wanderley Elian Lima disse...

Vou plantar em vasos, depois te conto se pegou.
Bjux

Turista disse...

Querida Gaspas, cá por casa, aproveito sempre os rebentos para os cozinhar! E que belo tempero dão :)

Aldaneire disse...

Obrigada querida! Vou tentar de novo e ter mais um tico de paciência dessa vez.
Beijos!

Sandrass disse...

:O nunca tinha pensado nisso!

És mesmo uma Idiota hihi

Bjs ;)

Especialmente Gaspas disse...

Te,
:))

Flor,
:))

Paula,
Obrigada eu, pela tua presença!

Lima,
Força!

Manuela,
Nada se desperdiça!!

Aldaneire,
Boa sorte!

Sandrass,
Isto é só ideias a borbulhar!!!

Tany disse...

Não sabia que se podia por junto com as plantas... que ideia maravilhosa :) (eu normalmente uso o alho à mesma na comida, hihihiih).

Unknown disse...

Aqui os alhos quando começam a espigar, vão para o lixo :(

Trago os que posso lá de cima, pois são alhos de verdade, estes de super mercado são uma fraude!!! Não sabem à nada e alguns trazem bolor, aff!!Já não há paciência para viver na cidade!!

Beijinhos.

Especialmente Gaspas disse...

Tany,
Não desperdiças nada :))

Patricia,
Nem me fales em alhos da china :s

Fernanda disse...

Olha que bela ideia, Gaspas!
Não sabia que funcionava também para evitar pragas! Nunca mais os vou desperdiçar ;)

Related Posts with Thumbnails