Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tomilho (substituto do sal)

A partir de Maio o tomilho (Thymus) presenteia-nos com as suas belas flores, minúsculas de cor lilás ou branca.

Apesar o tomilho poder ser usado ao longo de todo o ano é na altura da floração que as suas folhas apresentam o seu sabor mais apurado.

As podas devem ser realizadas ao longo do ano e principalmente depois da floração.

O Tomilho Bela-Luz (Thymus mastichina) é utilizado na cozinha como substituto do sal em qualquer tipo de prato. Já agora se alguém souber onde posso encontrar esta espécie... agradeço! :)

Salienta o sabor de outras ervas sem no entanto intensificá-las em demasia.


"Thymus" - significa coragem em grego. Os gregos e romanos acreditavam que a planta os encorajava e motivava Eles usavam raminhos de tomilho em banhos e nas vestes dos guerreiro antes das batalhas.

E vocês têm tomilho em casa? Gostam de usar?

45 Seres especiais comentaram :

libelinha disse...

Olá Gaspas,

Costumo comprar em saquinhos a um senhor da serra algarvia e utilizo muito no coelho, ou assados no forno.

Mas não sabia que agora era a melhor altura para utiliza-lo :))

Flor de Lima disse...

Sim, por cá tenho um vaso com tomilho. Gosto de usar especialmente nas beringelas assadas com especiarias. :)

B. Cérise disse...

Não costumo usar, mas parece-me que tenho de experimentar. Se a minha comida fica por defeito insossa, pode ser que assim fique mais saborosa:)

Obrigada pela dica!
Beijinhos*

Formiguinha disse...

Não tenho em casa mas uso do caseiro que a minha cunhada dá. Gosto muito do sabor que dá à comida principalmente no arroz.

Esse que substitui o sal não conheço mas gostava de ter porque certamente é mais saudável.

Beijinhos da Formiguinha

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Libelinha,
Também uso bastante no coelho. Mas por incrível que pareça nunca sequei. Normalmente uso sempre fresco! Qualquer dia tenho de secar :))
é sempre boa altura para o colher, mas dizem que quando em flor o seu sabor é mais intenso e apurado.

Flor de Lima,
Por acaso nunca usei nas beringelas! quando a minha plantação der, tenho de te vir pedir a receita :)

Cérise,
Eu normalmente tb tenho tendência para o insonso (ou insosso)! :)

Formiguinha,
Por acaso no arroz acho que nunca pus. Mas o tomilho é uma erva que dá para bastantes usos :)

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha... disse...

Tenho em casa um vasinho com tomilho, está a durar imenso...
Gosto muito de usar dá um sabor muito bom. Descobri à relativamente pouco tempo esta erva mas estou muito contente com ela.
Agora que quando uso tomilho reduzo a quantidade do sal isso é verdade. Beijinhos

arKana disse...

olá!
eu costumo usar muito no molho de tomate, especialmente para massas.
Fiquei curiosa com esse Tomilho Bela-luz, se descobrires onde encontrar diz.
Bjs

Fernanda disse...

Tenho tomilho comprado ( tenha a mania das ervas aromáticas), mas ignorava que substituía o sal.
Sal que eu já pouco utilizo; dizem que a minha comida é insossa....!
Mas saudável, ora essa! Hheheheh...

~*~ saskia ~*~ disse...

Thank you for your visit, Rabiscado! Your blog is lovely as well. Loving these pink flowers!!
Have a happy Midweek xx

Maria Vicente disse...

Não tenho mas ainda vou ter. Para já só tenho a hortela para a sangria. Mas um dia ainda vou ter esses temperos lindos e saboros.
Boa quarta feira, tudo de bom para ti, bjs

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Sarinha,
Para ele se manter vivo e saudável é importante ir podando para ele ir rebentando ;)

Arkana,
Por acaso nesses molhos de tomate costumo por oregãos... vou experimentar o tomilho :)

Fernanda,
Saudável e saborosa... é o mais importante :)

Saskia,
Thank you and happy week for you ;)

Maria Vicente,
se tens a hortelã para a sangria já tens o essencial!!! :))

remall disse...

Taí um tempero que não tenho plantado em meus canteiros,mas gosto de temperar o peixe com ela.

bom dia feliz

Wanderley Elian Lima disse...

Adoro Tomilho em molhos, mas nunca tinha visto a planta. Achei muito bonita.
Bjux

Fresco e Fofo disse...

Conheço uma variedade selvagem que aparece no sul (como esta).
Durante muitos anos pensei ser segurelha selvagem e, pelos vistos, não me enganei muito. Acho que pertencem à mesma família.

Patricia disse...

Não estou nada familiarizada com esta erva, nunca usei.
Interessante a espécie que substitui o sal.

No entanto, minha comida não é "puxada" no sal, minha mãe sempre foi muito cuidadosa com seu uso, já que meu pai desde cedo teve problemas com tensão alta, então, cresci a comer pouco sal e habituei-me a este sabor, que aliás, é bem mais saudável.

Beijinhos.

An@ disse...

Eu não sabia!!! Que o tomilho substitui o sal!!!

Ai eu e a cozinha!
Mas gostei de saber pois ando a tentar fazer as pazes com a cozinha e as coisas não têm corrido mal.

Beijos
Um dia feliz

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Remall,
:) Fica uma delicia!

Lima,
A flores são muito bonitinhas. quando a planta está toda florida é espetacular :)

Fofo,
Eu não sei distinguir as espécies infelizmente. Tenho uma de flor lilás e outra branca. Pelo que sei algumas são dificeis de distinguir pois a folha é muito semelhante e só a dada altura do ano a folha muda um pouco e é possível ver diferenças.

Patricia,
Mulher do campo que não se relaciona com tomilho? Humm... tens mesmo de voltar às origens ;)

An@,
A cozinha é a divisão mais importante da casa!!!! Onde diabos guardas tu os waffles? :P

COMANDANTE LUNETA disse...

Olá Gaspas,

Não costumo usar. Mas estou curiosa com essa questão de ser substituo do sal. Aproveito para colocar uma questão relativamente à medicação: na gravidez tb tiveste de tomar medicamentos para a tiróide, e não há problema para o feto?

Bjs

EMPRESÁRIA DE SUCESSO disse...

Olá!
Já ouvi falar mas nunca experimentei, sabes onde posso encontrar uma planta dessas?
Se substitui o sal ou parcialmente deve ser uma delicia de planta...
Obrigada pela partilha, bj

AVOGI disse...

segurelha para nós madeirenses é a segurelha e claro uso e muito tb porqeu tenho plantado juntamente com outras ervas e uso em tudo mas o arroz fica delicioso
kis .=)

Sandrass disse...

Sniff o meu tomilho do jardim tá a morrer :(

Não gostou de ser regado pelo meu mano :(

Lá se foram os morangos selvagens e o tomilho :(

O gajo é pior que eu hihi

Bjs ;)

Roberta Maia disse...

Olá Gaspas, Tomilho adoro!!!
Seu poster esta lindo,lindo...
Amo saber estas curiosidades!!!

Lindo Dia!!!
Muita Luz!!!

Sandrass disse...

Ahh esqueci-me de dizer:

Comeste um Magnum e um Perna de Pau só para fazer a plaquinha : Tomilho 2009 hihi

Betty Gaeta disse...

NUnca usei e não vejo a venda por aqui. A flor é linda!
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

www.gosto-disto.com

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Luneta,
Os que usei não estavam relacionados com a tiroide. Mas confirma se podes usar junto do médico. O que mostras na foto por exemplo é compativel com a amamentação.

Empresária,
Feiras, mercados, o jumbo e penso que o PG tb costumam ter ;) Também podes apanhar no campo ;)

Avogi,
Tenho de experimentar no arroz :))

Sandrass,
Isso praticamente não quer água. O teu mano afogou-o.

Roberta,
Umas florzinhas assim alegram qualquer dia :)

Sandras,
Mas tu conheces os pauzinhos todos. Como reconheceste o perna de pau? Ou estavas comigo hummm??? Alguém que não gosta de chupar paus (de gelado) reconhece-os à légua.... hummm...

Betty,
Votos de bom dia para ti ;)

Tanita disse...

Por acaso gosto bastante de tomilho e quase nunca me lembro de o usar :(

Daniela Pereira disse...

eu não tenho nem nunca experimentei :/

Marta disse...

Não, nunca usei mas vou experimentar!

Maria Pereira disse...

Tenho de plantar lá no meu jardim...

Bjs

luarte disse...

Eu tenho plantado em casa e adoro.
uso muito em molhos e nas carnes.
Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Tanita,
ai essa memória!!!

Daniela,
Ainda estás a tempo ;)

Marta,
Força!!

Maria,
Essencial :))

luarte,
:)) Boa!

mfc disse...

Pois não sabia!
E como gosto das coisas salgadinhas vou utilizá-lo.

horticasa disse...

Eu aqui há umas semanas comprei um vasinho com tomilho desse que substitui o sal, mas já quase morreu, a Sra disse-me "pouca rega" e eu reguei pouco, quando fui ver...
Não sei se escapa.
Mas nas feiras há sempre gente a vender essas plantas.
bj eugénia

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

mfc,
Eu há coisas que adoro bem salgadinhas, aliás acho que prefiro os salgados aos doces!

horticasa,
Este fim-de-semana que passou andei à caça desse e do tomilho limão... numa feira mas não tive sorte só tinham o tomilho mais comum.

Felismina disse...

Depois de ter lido maravilhas sobre esta erva aromatica vou ter que exprimentar, vou, vou...

Bjs.

Paula M. disse...

Tenho tomilho comum e uso-o bastante.

Prefiro aromatizar a comida com as minhas ervinhas e usar pouco sal. Por isso, semeio sempre tomilho, oregaos, manjericao, salva, salsa, alecrim, coentros,... ufff...

Se encontrar as sementes de tomilho limao digo-te (nao me esqueco!)

Beijinhos

Márcia Basílio disse...

Olá!!!
Gostaria de ter todas as ervas plantadas na minha horta, primeiro para apreciá-las e, depois, para saboreá-las.
Bjs e tenha uma linda noite,

Cora disse...

Jura?
Não tenho tomilho, mas quero ter.
Aqui tenho uma floresta de manjericão.

#___#

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Felismina,
:))

Paula,
OBRIGADA!!! :))

Márcia,
:))

Cora,
Manjericão também é optimo :)

Autora de Sonhos disse...

Gosto de usar mas não tenho em casa...

Isamar disse...

Eu tenho tomilho e outras ervas aromáticas num pequeno horto. Acho-o semelhante aos orégãos e dá um excelente sabor aos cozinhados podendo reduzir-se a quantidade de sal a um nível mínimo.

Beijinhos

Bem-hajas!

Paula M. disse...

Olá Gaspas,

Nao me esqueci que andavas à procura de tomilho-limao e, como fui comprar sementes, procurei esta variedade. De momento nao havia, mas noutra altura volto à loja, agora que já sei onde encontrar.

Trouxe manjericao (basílico)-limao, semeei há 2 semanas e o vaso já está cheio de rebentos.


Interessa-te esta variedade, ou encontras por aí?

Se quiseres, deixa aqui a resposta que eu depois venho ler.

Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Autora de sonhos,
:))

Isamar,
Tb uso bastante os oregãos... delicia!

Paula,
Manjericão-limão? Nunca tinha ouvido falar!!! Usa-se em que receitas?
Interessada mesmo, estou é no tomilho :)) Obrigada por te lembrares!! :)

aprendereorganizar disse...

Especialmente no coelho e em alguns pratos de peixe.

Senhor Italianinho disse...

Olá. Plantei sementes de tomilho há mais ou menos uma semana. Elas já germinaram! Estão uma belezinha!

Related Posts with Thumbnails