Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tomilho (substituto do sal)

A partir de Maio o tomilho (Thymus) presenteia-nos com as suas belas flores, minúsculas de cor lilás ou branca.

Apesar o tomilho poder ser usado ao longo de todo o ano é na altura da floração que as suas folhas apresentam o seu sabor mais apurado.

As podas devem ser realizadas ao longo do ano e principalmente depois da floração.

O Tomilho Bela-Luz (Thymus mastichina) é utilizado na cozinha como substituto do sal em qualquer tipo de prato. Já agora se alguém souber onde posso encontrar esta espécie... agradeço! :)

Salienta o sabor de outras ervas sem no entanto intensificá-las em demasia.


"Thymus" - significa coragem em grego. Os gregos e romanos acreditavam que a planta os encorajava e motivava Eles usavam raminhos de tomilho em banhos e nas vestes dos guerreiro antes das batalhas.

E vocês têm tomilho em casa? Gostam de usar?

43 Seres especiais comentaram :

Anônimo disse...

Olá Gaspas,

Costumo comprar em saquinhos a um senhor da serra algarvia e utilizo muito no coelho, ou assados no forno.

Mas não sabia que agora era a melhor altura para utiliza-lo :))

Mrs. Potter disse...

Sim, por cá tenho um vaso com tomilho. Gosto de usar especialmente nas beringelas assadas com especiarias. :)

Unknown disse...

Não costumo usar, mas parece-me que tenho de experimentar. Se a minha comida fica por defeito insossa, pode ser que assim fique mais saborosa:)

Obrigada pela dica!
Beijinhos*

Formiguinha disse...

Não tenho em casa mas uso do caseiro que a minha cunhada dá. Gosto muito do sabor que dá à comida principalmente no arroz.

Esse que substitui o sal não conheço mas gostava de ter porque certamente é mais saudável.

Beijinhos da Formiguinha

Especialmente Gaspas disse...

Libelinha,
Também uso bastante no coelho. Mas por incrível que pareça nunca sequei. Normalmente uso sempre fresco! Qualquer dia tenho de secar :))
é sempre boa altura para o colher, mas dizem que quando em flor o seu sabor é mais intenso e apurado.

Flor de Lima,
Por acaso nunca usei nas beringelas! quando a minha plantação der, tenho de te vir pedir a receita :)

Cérise,
Eu normalmente tb tenho tendência para o insonso (ou insosso)! :)

Formiguinha,
Por acaso no arroz acho que nunca pus. Mas o tomilho é uma erva que dá para bastantes usos :)

Sara Ramos disse...

Tenho em casa um vasinho com tomilho, está a durar imenso...
Gosto muito de usar dá um sabor muito bom. Descobri à relativamente pouco tempo esta erva mas estou muito contente com ela.
Agora que quando uso tomilho reduzo a quantidade do sal isso é verdade. Beijinhos

Ana Carvalho disse...

olá!
eu costumo usar muito no molho de tomate, especialmente para massas.
Fiquei curiosa com esse Tomilho Bela-luz, se descobrires onde encontrar diz.
Bjs

Fernanda disse...

Tenho tomilho comprado ( tenha a mania das ervas aromáticas), mas ignorava que substituía o sal.
Sal que eu já pouco utilizo; dizem que a minha comida é insossa....!
Mas saudável, ora essa! Hheheheh...

~*~ saskia ~*~ disse...

Thank you for your visit, Rabiscado! Your blog is lovely as well. Loving these pink flowers!!
Have a happy Midweek xx

Maria Vicente disse...

Não tenho mas ainda vou ter. Para já só tenho a hortela para a sangria. Mas um dia ainda vou ter esses temperos lindos e saboros.
Boa quarta feira, tudo de bom para ti, bjs

Especialmente Gaspas disse...

Sarinha,
Para ele se manter vivo e saudável é importante ir podando para ele ir rebentando ;)

Arkana,
Por acaso nesses molhos de tomate costumo por oregãos... vou experimentar o tomilho :)

Fernanda,
Saudável e saborosa... é o mais importante :)

Saskia,
Thank you and happy week for you ;)

Maria Vicente,
se tens a hortelã para a sangria já tens o essencial!!! :))

remall disse...

Taí um tempero que não tenho plantado em meus canteiros,mas gosto de temperar o peixe com ela.

bom dia feliz

Wanderley Elian Lima disse...

Adoro Tomilho em molhos, mas nunca tinha visto a planta. Achei muito bonita.
Bjux

Anônimo disse...

Conheço uma variedade selvagem que aparece no sul (como esta).
Durante muitos anos pensei ser segurelha selvagem e, pelos vistos, não me enganei muito. Acho que pertencem à mesma família.

Unknown disse...

Não estou nada familiarizada com esta erva, nunca usei.
Interessante a espécie que substitui o sal.

No entanto, minha comida não é "puxada" no sal, minha mãe sempre foi muito cuidadosa com seu uso, já que meu pai desde cedo teve problemas com tensão alta, então, cresci a comer pouco sal e habituei-me a este sabor, que aliás, é bem mais saudável.

Beijinhos.

An@ disse...

Eu não sabia!!! Que o tomilho substitui o sal!!!

Ai eu e a cozinha!
Mas gostei de saber pois ando a tentar fazer as pazes com a cozinha e as coisas não têm corrido mal.

Beijos
Um dia feliz

Especialmente Gaspas disse...

Remall,
:) Fica uma delicia!

Lima,
A flores são muito bonitinhas. quando a planta está toda florida é espetacular :)

Fofo,
Eu não sei distinguir as espécies infelizmente. Tenho uma de flor lilás e outra branca. Pelo que sei algumas são dificeis de distinguir pois a folha é muito semelhante e só a dada altura do ano a folha muda um pouco e é possível ver diferenças.

Patricia,
Mulher do campo que não se relaciona com tomilho? Humm... tens mesmo de voltar às origens ;)

An@,
A cozinha é a divisão mais importante da casa!!!! Onde diabos guardas tu os waffles? :P

Anônimo disse...

Olá Gaspas,

Não costumo usar. Mas estou curiosa com essa questão de ser substituo do sal. Aproveito para colocar uma questão relativamente à medicação: na gravidez tb tiveste de tomar medicamentos para a tiróide, e não há problema para o feto?

Bjs

Unknown disse...

Olá!
Já ouvi falar mas nunca experimentei, sabes onde posso encontrar uma planta dessas?
Se substitui o sal ou parcialmente deve ser uma delicia de planta...
Obrigada pela partilha, bj

AvoGi disse...

segurelha para nós madeirenses é a segurelha e claro uso e muito tb porqeu tenho plantado juntamente com outras ervas e uso em tudo mas o arroz fica delicioso
kis .=)

Sandrass disse...

Sniff o meu tomilho do jardim tá a morrer :(

Não gostou de ser regado pelo meu mano :(

Lá se foram os morangos selvagens e o tomilho :(

O gajo é pior que eu hihi

Bjs ;)

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Olá Gaspas, Tomilho adoro!!!
Seu poster esta lindo,lindo...
Amo saber estas curiosidades!!!

Lindo Dia!!!
Muita Luz!!!

Sandrass disse...

Ahh esqueci-me de dizer:

Comeste um Magnum e um Perna de Pau só para fazer a plaquinha : Tomilho 2009 hihi

Betty Gaeta disse...

NUnca usei e não vejo a venda por aqui. A flor é linda!
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

www.gosto-disto.com

Especialmente Gaspas disse...

Luneta,
Os que usei não estavam relacionados com a tiroide. Mas confirma se podes usar junto do médico. O que mostras na foto por exemplo é compativel com a amamentação.

Empresária,
Feiras, mercados, o jumbo e penso que o PG tb costumam ter ;) Também podes apanhar no campo ;)

Avogi,
Tenho de experimentar no arroz :))

Sandrass,
Isso praticamente não quer água. O teu mano afogou-o.

Roberta,
Umas florzinhas assim alegram qualquer dia :)

Sandras,
Mas tu conheces os pauzinhos todos. Como reconheceste o perna de pau? Ou estavas comigo hummm??? Alguém que não gosta de chupar paus (de gelado) reconhece-os à légua.... hummm...

Betty,
Votos de bom dia para ti ;)

Tanita disse...

Por acaso gosto bastante de tomilho e quase nunca me lembro de o usar :(

Shinobu disse...

eu não tenho nem nunca experimentei :/

Marta disse...

Não, nunca usei mas vou experimentar!

Maria Lavrador disse...

Tenho de plantar lá no meu jardim...

Bjs

luarte disse...

Eu tenho plantado em casa e adoro.
uso muito em molhos e nas carnes.
Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Tanita,
ai essa memória!!!

Daniela,
Ainda estás a tempo ;)

Marta,
Força!!

Maria,
Essencial :))

luarte,
:)) Boa!

mfc disse...

Pois não sabia!
E como gosto das coisas salgadinhas vou utilizá-lo.

horticasa disse...

Eu aqui há umas semanas comprei um vasinho com tomilho desse que substitui o sal, mas já quase morreu, a Sra disse-me "pouca rega" e eu reguei pouco, quando fui ver...
Não sei se escapa.
Mas nas feiras há sempre gente a vender essas plantas.
bj eugénia

Especialmente Gaspas disse...

mfc,
Eu há coisas que adoro bem salgadinhas, aliás acho que prefiro os salgados aos doces!

horticasa,
Este fim-de-semana que passou andei à caça desse e do tomilho limão... numa feira mas não tive sorte só tinham o tomilho mais comum.

Felismina disse...

Depois de ter lido maravilhas sobre esta erva aromatica vou ter que exprimentar, vou, vou...

Bjs.

Márcia Basílio disse...

Olá!!!
Gostaria de ter todas as ervas plantadas na minha horta, primeiro para apreciá-las e, depois, para saboreá-las.
Bjs e tenha uma linda noite,

Cora disse...

Jura?
Não tenho tomilho, mas quero ter.
Aqui tenho uma floresta de manjericão.

#___#

Especialmente Gaspas disse...

Felismina,
:))

Paula,
OBRIGADA!!! :))

Márcia,
:))

Cora,
Manjericão também é optimo :)

Autora de Sonhos disse...

Gosto de usar mas não tenho em casa...

Isamar disse...

Eu tenho tomilho e outras ervas aromáticas num pequeno horto. Acho-o semelhante aos orégãos e dá um excelente sabor aos cozinhados podendo reduzir-se a quantidade de sal a um nível mínimo.

Beijinhos

Bem-hajas!

Especialmente Gaspas disse...

Autora de sonhos,
:))

Isamar,
Tb uso bastante os oregãos... delicia!

Paula,
Manjericão-limão? Nunca tinha ouvido falar!!! Usa-se em que receitas?
Interessada mesmo, estou é no tomilho :)) Obrigada por te lembrares!! :)

Fio Norte disse...

Especialmente no coelho e em alguns pratos de peixe.

Senhor Italianinho disse...

Olá. Plantei sementes de tomilho há mais ou menos uma semana. Elas já germinaram! Estão uma belezinha!

Related Posts with Thumbnails