Pages

terça-feira, 8 de junho de 2010

Allium cepa e as suas folhas

Hei? oi? humm? Que diabos é isso???

É cebola... hehe!!

Apanhei as cebolas biológicas da minha horta e garanto-vos que estão muito saborosas!!

Como tudo se aproveita e nada se desperdiça, aproveitei também as folhas das mesmas. São óptimas para usar em culinária. Por exemplo nas favas...

Ainda chorei um bocado a arranja-las... eh bichinho potente!!
As células das cebolas têm enzimas e sulfuretos. As primeiras decompõem as segundas, o que dá origem a um gás volátil. O gás dissipa-se pelo ar e chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. É isto que irrita os nossos olhos fazendo-os arder. As lágrimas são a nossa defesa tentando lavar a irritação.


Podemos reduzir a libertação do gás:

- Molhar as mãos e a cebola antes de a cortar vai reduzir o efeito do gás. Este vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a humidade dos olhos).
- Descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água.
- Respirar profundamente pela boca, ajuda, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos.
- Cebolas frias (guardadas no frigorífico) provocam menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás.
- Arrefecer a faca por 2 minutos no frigorífico antes de cortar as cebolas diminui as lágrimas.
- Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás, logo menos irritação.

Quando era pequena detestava cebola. ainda hoje tenho alguma dificuldade em comê-las cruas. Mas não as dispenso cozinhadas, dão um óptimo sabor à comida.

E você gosta de cebolas?!?!

17 Seres especiais comentaram :

Callia Amaris Harpia disse...

Não me incomodo muito o lacrimejar que elas provocam ao descascá-las.

Eu as uso somente como tempero, mesmo assim não como jamais cruas, me ensinaram que se deixá-las de molho na água com açucar antes de usá-las cruas, diminui sensivelmente sua acidez e sabor acentuado, porém eu ainda não testei!

Anônimo disse...

Ora, ora, foi muito bom saber.
Beijos na alma!

Ana disse...

Nos cozinhados e mesmo cruas nas saladas. Cruas não como, mas deixam sempre um sabor bom:)
O meu "truque" é passar a cebola e a faca por água antes de começar a cortar e resulta:)

Sonia disse...

esta mulher tem sempre informação muito util á sociedade -Gostei doq ue li.
cebola crua só pouquinha e por entre a salada é que vai ou então curtida a acompanhar peixe-nhaum nhaum

Sissamar disse...

Funciona lindamente! Não te preocupes!
Já agora, amanhã é vespera de feriado e há tanta gente que faz ponte na sexta... que tal um post de bolinha para amanhã? ehehehe!
Beijinhos
Silvia

Bricolar e Poupar disse...

Olá,
Passei aqui para conhecer o teu blog e já me ri com umas coisitas :))

Bem a cebola é indispensável, mas a mim custa-me descascar, o truque da água eu uso mas não noto diferença, os outros vou experimentar ;)
Também tenho a impressão que as cebolas "caseiras" (embora melhores) fazem chorar mais que as de compra, é impressão minha?

Especialmente Gaspas disse...

Sissamar... O melhor é por posts todos os dias de bolinha vermelha... mas vocês só pensam nisso? Isto é um blog decente e familiar (boneco a assobiar) hihih (já tinha o post de amanhã feito, mas... vou pensar no assunto).

Bricolar... Não deve ser impressão tua!! é que as de compra algumas vêm de outros países ou estão tempo demais armazenadas sob condições próprias e acabam por perder características e sabor... além de que são produzidas à pressão!!

PratosdaBela disse...

Bem, sendo assim lá terei que esperar pela bolinha vermelha(boneco a assobiar) hihih , Até Amanhã, Jinhos fofos

Fio Norte disse...

eu adoro cebola crua na salada... ups se calhar não sou normal... ainda não inha lido o post das favas...adorei a receita...

dinona disse...

Você?! Essa agora doeu, tá bem que já tenho um quarto de século, mas pronto...

Em pequena eu ODIAVA cebola, agora ADORO-A seja em refogados ou crua em salada :)
Agora descascá-la não é comigo, chamo sempre o Abade e dou a desculpa do "Ah tenho rímel e isto é caro para tar assim a desperdicar" e o gajo cai e descasca-as ehe

Fernanda disse...

Estou contigo, cebolas são fundamentais na comida!
Depois de as descascar, lavo-as e já não há lágrimas. Resulta mesmo :)

Boa semana!

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Oi?1 Obrigada pela visita! Nossa! Suas cebolas estão lindas! Também tenho uma horta(estamos começando agora)e vou plantar cebolas lá... criei um novo blog que explica o porque da minha horta, quando poder vá até lá,sim?http://missmigu.blogspot.com/ beijos!

none disse...

Vou testar todoas as formas..pois amo cebola em temperos,eu compro e já coloco em um cestinho alho e cebola para temperar tudo...mas a choradeira e certa....me da até raiva,os olhos vermelhos e um fuga fuga...mas vale apena...o que eu gostaria também e de morar em casa com quintal para platar bastante temperos...cebolinhas,alho,cebola.........como eu gostaria...mas no Brasil...muito perigoso morar em casa...
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos

none disse...

Oi linda

Estava passeando pelo blog e acabei por chegar a história do seu cãozinho...me encheu os olhos de lagrimas,nunca deixei nenhum sofrendo...tenho muita dó de animais...que bom que voçê não o deixou morrer...que bom...olha só uma estrangeira depois de tantos anos te agradece....obrigada por não ter deixado o bichinhos sofrer...
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi flor!
Costumo dizer que eu gosto dela mas ela não gosta de mim hahahaha...Só posso comê-las cozidas tbm, senão...arde, dói coitadinho do meu estômago! Mas que são gostosas são!
Uma dica, é colocar um pedacinho de miolo de pão entre os lábios, reduz bastante o desconforto dos olhos! Testado e aprovado. rs.
Beijinhos.

Flores e Luz.

Tuquinha disse...

Adoro cebolas de todas as maneira.......quanto a chorar, gosto pois é a chorar por mais...
quando não me apetece chorar as descascar, é simples: meto os óculos de sol e é sempre a abrir...gostastes da sugestão? e olha que resulta
Kisses

luarte disse...

Eu gosto muito de cebola, cozinhada ou crua, mas crua só em pouca quantidade.
Quanto a remediar o choro na hora de cortar, eu uso o truque de encher a boca de água e assim não há irritação nem choro para ninguém :P
Beijinhos

Related Posts with Thumbnails