Hei? oi? humm? Que diabos é isso???
É cebola... hehe!!
Apanhei as cebolas biológicas da minha horta e garanto-vos que estão muito saborosas!!
Como tudo se aproveita e nada se desperdiça, aproveitei também as folhas das mesmas. São óptimas para usar em culinária. Por exemplo nas favas...
Ainda chorei um bocado a arranja-las... eh bichinho potente!!
As células das cebolas têm enzimas e sulfuretos. As primeiras decompõem as segundas, o que dá origem a um gás volátil. O gás dissipa-se pelo ar e chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. É isto que irrita os nossos olhos fazendo-os arder. As lágrimas são a nossa defesa tentando lavar a irritação.
Podemos reduzir a libertação do gás:
- Molhar as mãos e a cebola antes de a cortar vai reduzir o efeito do gás. Este vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a humidade dos olhos).
- Descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água.
- Respirar profundamente pela boca, ajuda, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos.
- Cebolas frias (guardadas no frigorífico) provocam menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás.
- Arrefecer a faca por 2 minutos no frigorífico antes de cortar as cebolas diminui as lágrimas.
- Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás, logo menos irritação.
Quando era pequena detestava cebola. ainda hoje tenho alguma dificuldade em comê-las cruas. Mas não as dispenso cozinhadas, dão um óptimo sabor à comida.
E você gosta de cebolas?!?!
Vai Ficar Tudo Bem (dessa vez também)
Há 3 dias
17 Seres especiais comentaram :
Não me incomodo muito o lacrimejar que elas provocam ao descascá-las.
Eu as uso somente como tempero, mesmo assim não como jamais cruas, me ensinaram que se deixá-las de molho na água com açucar antes de usá-las cruas, diminui sensivelmente sua acidez e sabor acentuado, porém eu ainda não testei!
Ora, ora, foi muito bom saber.
Beijos na alma!
Nos cozinhados e mesmo cruas nas saladas. Cruas não como, mas deixam sempre um sabor bom:)
O meu "truque" é passar a cebola e a faca por água antes de começar a cortar e resulta:)
esta mulher tem sempre informação muito util á sociedade -Gostei doq ue li.
cebola crua só pouquinha e por entre a salada é que vai ou então curtida a acompanhar peixe-nhaum nhaum
Funciona lindamente! Não te preocupes!
Já agora, amanhã é vespera de feriado e há tanta gente que faz ponte na sexta... que tal um post de bolinha para amanhã? ehehehe!
Beijinhos
Silvia
Olá,
Passei aqui para conhecer o teu blog e já me ri com umas coisitas :))
Bem a cebola é indispensável, mas a mim custa-me descascar, o truque da água eu uso mas não noto diferença, os outros vou experimentar ;)
Também tenho a impressão que as cebolas "caseiras" (embora melhores) fazem chorar mais que as de compra, é impressão minha?
Sissamar... O melhor é por posts todos os dias de bolinha vermelha... mas vocês só pensam nisso? Isto é um blog decente e familiar (boneco a assobiar) hihih (já tinha o post de amanhã feito, mas... vou pensar no assunto).
Bricolar... Não deve ser impressão tua!! é que as de compra algumas vêm de outros países ou estão tempo demais armazenadas sob condições próprias e acabam por perder características e sabor... além de que são produzidas à pressão!!
Bem, sendo assim lá terei que esperar pela bolinha vermelha(boneco a assobiar) hihih , Até Amanhã, Jinhos fofos
eu adoro cebola crua na salada... ups se calhar não sou normal... ainda não inha lido o post das favas...adorei a receita...
Você?! Essa agora doeu, tá bem que já tenho um quarto de século, mas pronto...
Em pequena eu ODIAVA cebola, agora ADORO-A seja em refogados ou crua em salada :)
Agora descascá-la não é comigo, chamo sempre o Abade e dou a desculpa do "Ah tenho rímel e isto é caro para tar assim a desperdicar" e o gajo cai e descasca-as ehe
Estou contigo, cebolas são fundamentais na comida!
Depois de as descascar, lavo-as e já não há lágrimas. Resulta mesmo :)
Boa semana!
Oi?1 Obrigada pela visita! Nossa! Suas cebolas estão lindas! Também tenho uma horta(estamos começando agora)e vou plantar cebolas lá... criei um novo blog que explica o porque da minha horta, quando poder vá até lá,sim?http://missmigu.blogspot.com/ beijos!
Vou testar todoas as formas..pois amo cebola em temperos,eu compro e já coloco em um cestinho alho e cebola para temperar tudo...mas a choradeira e certa....me da até raiva,os olhos vermelhos e um fuga fuga...mas vale apena...o que eu gostaria também e de morar em casa com quintal para platar bastante temperos...cebolinhas,alho,cebola.........como eu gostaria...mas no Brasil...muito perigoso morar em casa...
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos
Oi linda
Estava passeando pelo blog e acabei por chegar a história do seu cãozinho...me encheu os olhos de lagrimas,nunca deixei nenhum sofrendo...tenho muita dó de animais...que bom que voçê não o deixou morrer...que bom...olha só uma estrangeira depois de tantos anos te agradece....obrigada por não ter deixado o bichinhos sofrer...
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos
Oi flor!
Costumo dizer que eu gosto dela mas ela não gosta de mim hahahaha...Só posso comê-las cozidas tbm, senão...arde, dói coitadinho do meu estômago! Mas que são gostosas são!
Uma dica, é colocar um pedacinho de miolo de pão entre os lábios, reduz bastante o desconforto dos olhos! Testado e aprovado. rs.
Beijinhos.
Flores e Luz.
Adoro cebolas de todas as maneira.......quanto a chorar, gosto pois é a chorar por mais...
quando não me apetece chorar as descascar, é simples: meto os óculos de sol e é sempre a abrir...gostastes da sugestão? e olha que resulta
Kisses
Eu gosto muito de cebola, cozinhada ou crua, mas crua só em pouca quantidade.
Quanto a remediar o choro na hora de cortar, eu uso o truque de encher a boca de água e assim não há irritação nem choro para ninguém :P
Beijinhos
Postar um comentário