Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Jindungo, piripiri, malagueta...

... pimentas, pimentões, etc.!
Há inúmeras espécies destes pequenos seres vermelhos, picantes, que nos trazem lágrimas aos olhos, fogo à língua e comichão ao rabo!

Os responsáveis, pelo picante, são os capsaicinóides.

A escala de Scoville serve para medir o picante!! Sendo um dos mais picantes um piripiri da Índia: o Naga Jolokia ou Naga Morich (pimenta-veneno), com 855 000 unidades Scoville. E um dos mais fraquinhos os jalapeños, 3000–6000.

Cá em casa tenho as três espécies que mostro na foto.

À direita as Cambuci.
Também conhecida como chapéu de bispo! Parecem um sininho.
Se retirarmos todo o seu interior, pevides, "peles" brancas que seguram as pevides, e a zona junto ao pé pode-se usar numa qualquer receita para substituir o pimento vermelho (pois é adocicada) sem que o prato fique picante.

Ao centro o Jindungo.
São óptimas para por num frasquinho com azeite, para temperar a comida. Quando as colocar no azeite, dê-lhes um golpe, para que este entre em contacto com o interior onde está o picante. Esta é poderosa e se não tiver cuidado o melhor é calçar umas luvas de veludo pois as coçadelas vão ser muitas!

À esquerda...
grandes, compridas e gordas... não sei a espécie e conto convosco para me ajudarem... Ah, pois, vocês também têm de contribuir com informação!
Não costumo utilizar em culinária, serve apenas para deixar o meu jardim mais bonito e colorido.

Não sou apreciadora de comida com piripiri, acho que rouba o paladar dos alimentos. Mas... costumo sempre ter em casa um frasquinho bem picante para ver sofrer as visitas que dele não abdicam!!!

E agora vou acabar de encher o frasquinho com Jindungo, que ainda tenho muitos que por lá dentro. Até já...

P.s.: Com pevides de picante na boca evite abocanhar Lolipop's, senão os coitados vão parar ao hospital de tão inchados e doridos!

E vocês gostam destes terríveis vermelhos?

25 Seres especiais comentaram :

Wanderley Elian Lima disse...

Olá
Adoro pimenta ardida, mas infelizmente fui proibido pelo médico de usar esse tempero que tanto amo. As vezes desobedeço a ordem.
Bjux

A Horta Encantada disse...

Muito interessante! Gostamos muito cá por casa ;-) Não sei o nome do da esquerda.

Tuquinha disse...

Gosto e utilizo........o pior mesmo é o rabooooooo, ai,ai,ai
Beijinho e BFS

Daniele O disse...

Olá!
Aqui em casa não pode faltar pimenta, adoramos, sou filha de baiano, e meu Pai( baiano puro) mora conosco, então temos alguns dias comida bem picantes, ele chega a cortar pura na comida... aff daí é que a coisa pega fogo.
Essa grande chamamos de pimentão vermelho, muito usado na nossa culinária e tem um preço bem elevado, serve para enfeitar um prato saboroso , na carne, mas tem um detalhe... quando comemos ficamos o dia todo conversando com ele hahahaha.
bjs
Ser Estranho Ser !

Carla disse...

Cá por casa não se consome disso. O meu Liz quando quer, mete no prato dele.
:)

An@ disse...

Eu não sou muito desses vermelhinhos pois cada vez que comia refeições com picante ficava-me a doer a bexiga. Então desisti de comer.

Às vezes lá como em casa da minha mãe mas pouco ...

Beijos picantes eh eh

Bom fim de semana

Ana Carvalho disse...

picante é bom!! óptimo.. ultimamente tenho andado viciada eeheh
estudos recentes afirmam que são bons para prevenir o aparecimento de células cancerígenas. Também são óptimos para eliminar parasitas.

Quanto mais picante mais bicheza tira... e olha que intuitivamente dá para sentir isso ;) e assumindo que muitos dos nossos males estão na nossa maneira de sentir, assim será!
Para ajudar ao consumo terapêutico (ou outro) ingere-se leite, para aguentar o sabor picante.
Beijos

Tati disse...

Oi Gaspas, não vou comentar sobre as pimentas, pois acho que já nasci apimentada demais. Na minha casa é raríssimo usá-las.
Queria te dizer que fiz um link para sua postagem sobre a reutilização de embalagens, que gostei muito.
Beijos.

PratosdaBela disse...

Gosto e também tenho, faço como tu junto azeite e quando asso na brasa o pito (frango) barro sempre com esse molho. Fica um must.
Jnihos fofos

amora disse...

Gosto!

Tb tenho no meu quintal os que parecem um sininho e gostamos muito do sabor. Temos um frasquinho com jindungo que já pica muito! Dos maiores começámos agora a cozinhar uns que me parecem semelhantes mas em verde (pimentos padrão) são mais amargos que picantes.
Gosto dos sininhos :)

Raquel Alabaça disse...

Eu tenho vários lá em casa, mas também são mais para enfeitar, tenho alguns embebidos em azeite e 2 frascos de molho que fiz. Mas é raro utilizar.

Esse que parece uma flor o meu avô tinha bastantes, não sabia o nome.

Também não te sei dizer como se chama os da esquerda, para mim é tudo piri-piri :-)

Beijo

Danado do Jindungo, é pequeno mas poderoso. lol

Velud'arte disse...

Eu gosto muito deles, mas é dentro de um vasinho na janela da minha cozinha :)
Bom fim-de-semana.

lolipop disse...

Olá Gaspas!
Pois é não me esqueci de ti!
Hoje ouvi falar de jindungo e vim a correr. Nasci em África, picante é o meu forte, eu e o meu irmão perseguimos por todo o lado as variedades mais picantes...tens que plantar aí uns jalapeños...
Beijos

Anônimo disse...

Eu gosto de comida (alguma) picante e no verão é bom para pôr nos caracóis.
No meu terraço tenho uns 4/5 pés do chamado jindungo. Foi segundo ano que deram "frutos" e se no ano passado caí na parvoíce de os apanhar na tentativa de os secar (o inverno foi muito húmido e acabaram por ganhar bolor), este ano apanhei uma mão deles que meti em azeite e o resto deixei na planta porque fazem uns vasos bonitos.
Das outras variedades (não conhecia os chapéus de bispo) sempre ouvi chamar-lhes malaguetas...

Bjs e bom fim-de-semana.

none disse...

Não seria a pimenta Dedo de moç...acho que sim.Amoreeee,me destes uma idéia ótima para quando meu marido me zangar...kkkkkk.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Andanhos disse...

Um toque apimentado é gostoso, mas sem exageros.
Venha participar do "Caminhos Amigos" de meu blog!
Beijos.

Cora disse...

Adoro pimenta de tudo quanto é tipo.
Tem um pimentinha que aqui comemos como aperitivo acompanhado de pão...hummmm, só de lembrar me dá água na boca!

Miam, miam!

Unknown disse...

Não gosto nada de comida picante, parece que se deixa de sentir o sabor da comida para unicamente sentir a boca a queimar.

Meu sogro pica malaguetas directamente no prato, aff!! E também fazem como tu com o jindungo.

Beijinhos e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Isso é bom para o meu Hominho, ele é que gosta de picante, mas não no lolipop, eheh.

Voando como borboletas disse...

Acho as pimentas ótimas tanto usada como temperos, quanto nos arranjos de decoração, é os pés de pimenta ficam lindos em vasos.Beijos de sol para te iluminar

Especialmente Gaspas disse...

Alexandre, não sabia! Obrigada pela dica :)

pituxasilva disse...

Eu tb tenho varios piri-piris aqui na minha horta,ou nao fosse o meu marido angolano.
Eu nao gosto de picante...pq se gostasse´nada melhor q a lareira acesa o espera maridos...e muito piri-piri na boca ui.

ahahahahhaha

Anônimo disse...

Olá
Deixei uns selos no meu blog para ti
Um carinho para começar bem a semana

Beijinho grande

Lary disse...

adoro pimenta :DD

Unknown disse...

boas

a pimenta da esquerda parece-me Jalapeno maduro...ou seja se quando está a crescer fica verde até ter esse tamanho e so depois fica vermelho, é Jalapeno.

É bom para colher quando tem cor verde cortar em tiras finas e fazer pickles.

cumps

Related Posts with Thumbnails