Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reutilizar embalagens - Isopor

É incrível a quantidade de lixo que entra no nosso lar, doce lar, quando regressamos do supermercado! Embalagem que protegia um pacote, plástico que envolvia um champô, leite ou água, papel que envolvia iogurtes, ... e um sem fim de outras coisas!

Chegamos com 8 sacos de compras a casa e tudo bem espremido... enche-se 2 só com lixo das mesmas.

Mas há coisas que podemos aproveitar, como as embalagens da foto (alguém sabe como raio se chama aquele material?), que podemos usar inúmeras vezes para os mais variados fins:

- Congelar carne ou peixe em doses individuais,
- Colocar frutos secos,
- Encher de bolos e oferecer às sogras (para lhes adoçar a boca hihihi),
- Guardar legumes no frigorífico,
- Colocar uns saborosos queijos para oferecer a uma amiga,
- Usar para ir à horta apanhar salsa e coentros,
- Por vasos em cima para receber a água que escorrer após a rega,
- Abanarmos o corpinho em dias quentes,
- Etc...


E por aí... vocês também aproveitam estas embalagens?!

28 Seres especiais comentaram :

Velud'arte disse...

Olá.
Esse material deve ter um nome especifíco, mas penso que seja um aglomerado de esferovite!
Essas tabuleiros podem ser enfeitados nas extremidades, já que são fáceis de perfurar.
Pode-se por exemplo forrar com uma pasta (papel higiénico, cola de carpinteiro, areia do mar, conchinhas e tinta a gosto).
Cá em casa é tudo muito bem aproveitadinho!

Gostei muito da "caixa Home & Garden" e da sua decoração!

Beijocas.

Especialmente Gaspas disse...

Velud'arte,

A caixinha home & garden comprei no Jumbo, na secção de jardim.

Gostei dessa dica da areia e das conchinhas... vou experimentar :)

Sissamar disse...

Aqui por casa, evito trazer os legumes e frutas nessas embalagens pois acabam por ser mais caros. Mas ás vezes lá calha e então costumo guardar e dar á minha mãe. Ela "cuida" de um cão que apareceu lá na rua dela e que por lá ficou já há mais de 6 anos, e as pessoas juntaram-se e já lhe compraram uma casota e preocupam-se em alimenta-lo e dar-lhe água. "DE modos" que ao principio ainda andavam lá umas tigelas onde lhe punham a comida, mas como as pessoas não ficavam ali á espera que ele comesse (ás vezes têm elas mais fome que ele) ãcabam por se ir embora e a tacinha lá ficava suja e a ganhar moscas para a próxima refeição! Então a minha mãe optou por este sistema de guardar esses "tabuleiros" e leva para lhe pôr a comida. Se vir que ainda lá está o que levou antes, recolhe-o leva para casa e lava, mas ás vezes já lá foi alguém que o deitou fora e assim tb pouco ou nada se perde!

Especialmente Gaspas disse...

Sissamar, ora aí está uma boa forma de aproveitar o "tabuleiro". Vida longa ao bichinho :)

Anônimo disse...

É Verdade! É incrível a quantidade de lixo que se faz depois de uma ida às compras! Haja imaginação para reutilizar todas as embalagens! Bom Post!

An@ disse...

Umas vezes aproveito, outras não!

Gostei de ideia de usa-las para levar comer aos animaizinhos já que eu de vez em quando também dou de comer a um cãozão eh eh é porque ele é mesmo grande da casa ao lado da nossa. A casa está um bocado abandonada, os donos só lá vão de vez em quando e o bichinho está sempre sozinho e muito sujo. Tadinho!!! E de vez em quando também deve passar fominha! Então lá em casa juntamos o que dá e vamos dar comer ao amigo! Ele fica todo contente. Quando nos vê chegar de carro mete logo as orelhas em pé e vai para o portão.

Nunca sei onde lhe levar o comer... agora já sei! eh eh eh
Boa Sissamar!

Beijos

A Horta Encantada disse...

Por cá também reaproveito tudo :-D

Especialmente Gaspas disse...

No caso dos animais só é preciso ter cuidado para eles não comerem o recipiente :P
An@, pelo que percebi é um cão que costuma estar sozinho... e se calhar num espaço restrito? Pode estar a morrer de tédio e entreter-se a roer a caixinha

;)

Tuquinha disse...

sim...por aqui tb se usa essa estratégia....mas a da sogrinha não... (está meio longe) hehehe
mil beijinhos

Sonia disse...

por aqui tb faz-se por aproveitar ao máximo.
Esse material penso que se chamam isopor-a forma que encontrei de reduzir um pouco é comprar tudo em embalagens maiores -por exemplo -pó de roupa compro logo de 15kg em vez dos outros, carne maior quantidade e depois dividir em casa...peixe...ir comer á sogra sempre-poupa-se muitas embalagens assim :))))

Silvana Fabbri disse...

Oi queridona, eu guardo e utilizo para minhas pinturas ... mosaicos, serve de pratinhos para misturar tintas e colocar minhas pedrinhas ... minha sogra nem merece kkk
Beijokas
meumundocordeabobora

Betty Gaeta disse...

Esta embalagem tb tem no Brasil. Até aproveito por um tempo, depois coloco no "lixo que não é lixo" para os recicladores levarem.
Bjkas e uma ótima quinta-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Deo disse...

Olá,
Não li os comentários, mas isso é uma cuvete de esferovite.
É demasiado plástico e papelão a cobrir os produtos..
No outro dia, fiz as compras do mês e enchi um monte de sacos só com as caixas dos hamburgueres, as caixas dos iogurtes... etc etc
È um desperdício....

Fernanda disse...

Evito comprar nessas embalagens, exactamente porque não sei que lhes fazer. Compro a granel, hehehe...

none disse...

Adoçar a sogra?....amore ainda não encontraram um açucar tãooooo potente assim...rsrsrsrs.
Acabada,e assim que estou,sou capaz até de deitar na cama conforme me falou,mas AIIII dele se tocar minha barriga...e minhas pernas...e meu cabelo,minha boca,meu pé...tudo doi...#$@#@@@.
Deusa
vasinhos doloridos

Fio Norte disse...

Não fazia mesmoa ideia que podia ir ao congelador...
As coisas que se aprendem por estes lados...

Unknown disse...

Olá!!

Bom, confesso que cá em casa não aproveito estas embalagens, por uma questão de falta de espaço, mas lá em cima nós aproveitamos várias embalagens, inclusive as famosas caixas de ovos, como lá temos produção própria de ovinhos, utilizamos estas caixas para os acondicionar, dá muito jeito. As bandejas de esferovite são boas para congelar as costeletas ou os bifes, por que consegues pô-los em doses individuais.

Beijinhos...

Lilá(s) disse...

Também tento sempre aproveitar.
Bjs

Anônimo disse...

Dou à menina que me vende legumes biológicos, assim quando ela entrega os produtos mais "frágeis" eles não vêm esborrachados.

Daniele O disse...

Olá!
Aqui fazemos isso sim, o planeta está explodindo!
Mas bos dica hein... Vou te contar e essas embalagens são bem caras aqui no hiper!
Bjs
Ser Estranho Ser !

RENATA RZ disse...

Oie!!
Adivinha se eu reutilizo embalagens?!!
rs rs

Essas bandejinhas de isopor são as minhas favoritas para colocar tinta e fazer minhas artes.
Eu reutilizo qualquer potinho.. incrível como eles podem ter várias e várias vidas!

Antes eu não fazia isso...
Vivendo e aprendendo

Bom, cê sabe, lá no Dicas Green tem um MONTE de dicas de reutilização de embalagens. Quem quiser passa lá!

beijinhos verdinhos

Carla disse...

Por acaso não aproveitava, mas vou começar a aproveitar...
Bjs, até mais ler

Ana disse...

Por acaso nunca me ocorreu aproveitar esse pseudo-esferovite! É que me irritam essas embalagens! Reciclam-se? Nunca sei o que fazer com elas...
Realmente, ao chegar do supermercado encho logo um saco de papel e outro de plástico para reciclagem:s
Temos que voltar ao antigamente...

Especialmente Gaspas disse...

Penso que se reciclam, mas cá em Portugal nunca dei por isso. Portanto o melhor é darmos-lhes uso... Isto porque por muito que se fuja destas embalagens há sempre qualquer coisa que queremos que está dentro deles... grrr...

Penso que são feitas com petróleo e são extremamente tóxicas quando queimadas... só coisas boas grrrr...

mãe rã disse...

Eu reutilizo essas embalagens todas, para congelar a carne em doses individuais ou mais pequenas e ate para fazer de tabuleiro como fiz no cha das bruxas no fim de semana do Halloween, nao tinha pratos pretos e usei essas embalagens de isopor.

Adriana Alencar disse...

Gostei muito do seu blog, é bem variado e os assuntos interessantes. Gostei também do selo que diz "gentileza gera gentileza", por isso passei para retribuir a visita e dizer que é muito bem vinda!
Um abraço,
Adri

Tati disse...

OI Gaspas, adorei o post! Sabe que desde que o meu prédio instituiu a coleta seletiva tomei mais consciência da quantidade de lixo que produzimos por dia e tenho tentado evitá-las ao máximo. Estas bandejinhas de isopor, por exemplo, quando não as consigo evitar, guardo-as para bandeja de tintas, para fazer artesanatos. Não duram para sempre, mas ao menos as utilizo um pouco mais. Muito bom texto, fiquei com vontade de falar sobre isso lá no blog. Beijos.

Nilce disse...

É impressionante mesmo a quantidade de lixo que produzimos.
Faço reciclagem há mais de 15 anos e mesmo assim acho pouco só a separação e o envio para o pessoal especializado.
Como não faço mais artesanato o que é aproveitável para esse fim, deixo para eles.
O que precisamos mais é educação e esse é um problema que ainda não consigo resolver nem com meus próprios irmãos, que parecem ser tão esclarecidos e se acham, acredita?
Tá difícil, mas um dia havemos de conseguir.
Adorei o teu post.

Bjs no coração!

Nilce

Related Posts with Thumbnails