Pages

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Serra da Estrela no Outono

Está 1 grau positivo, a nevar, alguma neblina e vento... Hummm... sente o frio?
Ao contrário do que pensa é um frio delicioso, que nos faz sentir vivos! A natureza pura e dura!

A partir desta altura do ano podemos encontrar de tudo na serra: Chuva, sol, frio, calor (hehe, sim os hotéis têm aquecimento suficiente para andamos em pelota no quarto), neve, árvores despidas, com folhas vermelhas, amarelas, verdes...

Vale a pena lá dar um saltinho e,... vários saltinhos na neve!

Não calce é sapatos de salto alto para andar na neve... hahaha!!
Hoje em dia conseguem-se comprar agasalhos próprios a bom preço que permitem desfrutar da serra ao máximo!
Não se esqueça das luvas, do gorro, e de botas impermeáveis.

O que há lá para ver? Seria complicado deixar fotos de tudo. Há natureza e aldeias e vilas maravilhosas. Fica apenas um cheirinho... muito pequeno:

Covão da Ametade (Ano 2010)
Covão da Ametade (Ano 2010)

Poço do Inferno (Ano 2003)

Poço do Inferno (Ano 2003)
Torre (Ano 2004)
Torre - Estávamos por cima das nuvens (Ano 2004)
Torre (Ano 2004)
A caminho da Torre (Ano 2010)
A caminho da Torre (Ano 2010)
Penhas Douradas (Ano 2003)
Para as pessoas doidas, como eu, que gostam de recolher a natureza que encontram, para levar para casa:
Não danifique fauna ou flora ao fazê-lo!
Há galhos de árvores partidos pelo vento, no chão. Pinhas, pedras soltas, folhas, ... há muito material para recolher sem que danifique o meio ambiente!


E vocês conhecem a Serra da Estrela? Gostam de lá ir?

39 Seres especiais comentaram :

An@ disse...

Grrrrr até parece que senti o gelo ... eh eh

Não sei porquê, frio e neve penso logo em lareira!

Ah ah ah

Já vi nevar e foi na Serra da Estrela! Foi lindo e inesquecível!!!

Beijos e boa semana

pat disse...

Oi, que lugar especial! Gostei muito do seu blog, e também do outro, onde já experimentei algumas receitas. Demorei para ver seu comentário lá no meu blog, mas está tudo anotado e se as cochonilhas voltarem usarei sua receita. Um abraço,
Pat

Anônimo disse...

Só fui lá uma vez com o meu filhote, mas não deu para ir à torre. Tinha ele 3 anos. Este ano tenho ideia de passar lá um fim de semana. Tens alguma sugestão de alojamento a um preço poupadinho? Serão uma boa opção as pousadas da juventude?

Especialmente Gaspas disse...

Poupadinha,

2 vezes anteriores, ficamos na Pousada de Manteigas, São Lourenço... é carote, mas tem umas instalações divinais!!! Lindíssima!

Desta vez resolvemos ir para algo mais económico :) Ficamos no Hotel Varanda dos Carqueijais que é 4 estrelas. Pagamos de sábado para Domingo 2 adultos e 1 bebé 60 euros. O hotel está bem situado.

Se alguém conhecer outros que queira deixar umas dicas esteja à vontade!

:)

Empório Bruxaria disse...

Que delicia!
Amo o Frio.

A Horta Encantada disse...

Gosto muito :-D
Também sou uma das doidas que enche a casa com a natureza que encontra ;-) Mas procurando nunca danificar nada.

Andy disse...

Brrrr que frio!!!
Mas a serra tem muito encanto...
Bjinhos

Fio Norte disse...

Que recantos lindos...Aposto que adoraram o passeio...Beijinhos

Sissamar disse...

É uma vergonha mas nunca estive na serra da Estrela apesar dos meus avós maternos e os avós do meu marido serem de lá bem perto!!! Aliás... eu nunca na minha vida vi neve! A coisa mais parecida que já vi foi mesmo a que se cria no congelador eheheheheh! Mas gostava muito de lá ir!
As fotografias estão lindas! Paisagens que transmitem tanto sentimento bom!
Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Sissamar,

quando vos for oportuno não deixem de lá ir... é giro!

Caso já tenha nevado, esta altura é boa para ir pois ainda não há muita confusão de gente.
As outras vezes que fui foi em Dezembro e andávamos a encalhar como se estivéssemos num shooping ao fim-de-semana hahaha.
Mas é giro... a malta para o carro nos sítios mais estranhos, inclusive, no meio da estrada para ir brincar com a neve :)

Voando como borboletas disse...

Adorei as fotos e os presentes recolhidos da natureza então ai esses eu amei, isso ao lado é uma rocha é , menina parece até eu a carregar pedras de onde passo rsrsr amei a rocha. Beijos de sol para esquentar o seu dia

Anônimo disse...

Não fosse a certeza de que nunca se conhece tudo e podia dizer que conheço a Serra da Estrela da frente para trás e de trás para a frente, de verão e de inverno.
De inverno já fiz umas quantas visitas (desde 1972) e de verão desde acampar no Curral do Negro (Gouveia), até ao último verão num bungalow em S. Gião, com muitas outras visitas a partir de outros locais (como Ponte das Três Entradas).
Continuo a ser um fã da Serra, apesar de na época da neve ser cada vez mais difícil. O alojamento é caro e para quem mora em Lisboa, um fim-de-semana normal, é pouco e fins-de-semana prolongados são um inferno de trânsito.
Este ano tinha planeado umas mini férias, talvez em S. Gião, que ainda é o mais económico (e prático, porque tenho uma cadela), mas é pouco provável.

Bjs.

Especialmente Gaspas disse...

Voando com as borboletas,
hehe sim é um belo dum calhau de granito hihihi, agarrou-se-me às mãos!!!

Fresco_e_fofo,
Das 3 vezes que lá fui vi sempre coisas diferentes, (mesmo passando pelos mesmos sítios) e acredito ainda ter muitoooo por descobrir!
Ando tentada a ir lá no verão, para fazer uns pic nics e aproveitar melhor a serra no seu verde máximo.
Quando lá for de novo depois peço-te umas dicas :)

Silvana Fabbri disse...

menina, aqui por essas bandas não conheço a neve ... que pena, o calor aqui é de "rachar mamona" ... sabe o que é mamona?? kkkk uma planta nativa que dá uns frutos que com muito sol eles se racham ...kkkk.
Mesmo assim adoraria um friozinho ...
beijokas
meumundocordeabóbora

Sonia disse...

não conheço mas morro d evontade d econhecer-com frio principalmente -um dia vou conhecer sim-para já sonho

PratosdaBela disse...

que saudades da neve, =(
Agora fiquei triste.
Jinhos fofos

Anônimo disse...

Que giro!!! Eu estive lá este fim de semana! Adorei o poço do Inferno! E claro também recolhi pinhas, musgo e pedras para este natal ;)

Anônimo disse...

Nem imaginas o bom que foi ver este post :)
Eu estou com tantas saudades da minha terrinha... já passei aí bons momentos.
Fazer campismo no Covão da Ametade, e ver as estrelas na completa escorridão é fantástico mas pela Primavera, claro :D
Aí bons tempos lol ... fiquei nostalgica

Beijinho

Unknown disse...

Só estive na serra uma vez e adoramos. Estava perfeita, cheia de neve.

Detesto frio, o de Lisboa chateia-me, não sei, é um frio que aborrece. Para isso prefiro o frio em Trás-os-Montes, ao menos é frio a sério, é um frio delicioso (como dizes).

Já agora, estávamos a pensar ir à serra ainda este ano, mas meu namorido diz que a Daniela ainda é muito pequena (21 meses). O que achas??

Beijinhos.

Unknown disse...

Lindas as fotos... um pouco longe daqui, quem sabe um dia... abraço

Especialmente Gaspas disse...

Comandante Luneta...
se calhar cruzamo-nos lá :) Musgo não recolhi, não encontrei nenhum solto :(
Mas, tb não me chateie muito ois tenho musgo nascido por todo o lado na minha calçada... hehe


Patrícia,
O Piki tem menos 1 mês que a tua Daniela.
O frio, desde que bem agasalhado não é problema.
O que é desagradável e ele não gostou foi da neve a bater-lhe na cara com vento forte.
De resto andou todo contente a saltitar em cima das folhas secas e a mexer em toda a água que encontrava e a apanhar pedrinhas.
Um dos dias fomos visitar um criador e tb lá andou todo contente a mexer nos cães :)
Comprei-lhe botas impermeáveis, já tinha blusão e gorro... estava bem protegido.
Só não o deixei aproveitar tanto na neve, porque não encontrei calças impermeáveis para 2 anos :s

:)

Fernanda disse...

Não sou muito de neve. Aliás, não sou nada! Fomos lá há cerca de 2 anos, porque as crianças queriam ver a neve. Agora voltam a insistir, mas vamos lá ver se escapo. Ou não.
Convidem-me para o calor! Sair daqui agora e ir para o Brasil, isso sim! Hehhehehe...

Carla disse...

Em Março estive lá.. Ia congelando, o que me aqueceu, foram mesmo as boas gargalhadas inevitáveis a tanta brincadeira.
Em 2011 , quero lá voltar.
:)

Especialmente Gaspas disse...

Suas lagartas... só gostam de calor!!! hahaha

Turista disse...

Gostei muito da tua chamada de atenção, para que na recolha de recordações, se preserve o ambiente.
Conheço bem a Serra da Estrêla, pois fiz uma tese sobre a "Indústria têxtil no Parque Natural da Serra da Estrêla" (que entretanto, já desapareceu quase completamente):
Beijinhos :)

Xana Bértolo disse...

Adoro a serra da estrela nesta época. Já não posso gozar da sensação de lá ir há uns anos, mas não esqueço...
Adorei as fotos :)
beijoca

Unknown disse...

Hummm...
Já percebi Gaspas!

Vou ver se convenço o namorido, entretanto vou vendo das calças impermeáveis :)

OBRIGADA!

Especialmente Gaspas disse...

Patrícia, se encontrares as calças logo me dizes onde. Pode ser que dê jeito para uma próxima ;)

Velud'arte disse...

Linda fotogaleria.
Gaspas, é altura de ir ao Lidl, têm lá umas botas excelentes!!
Acho que a partir de agora não há frio que me chegue aos pés!
Tú jà tens umas, mas dá uma olhadela...
Beijoca.
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20101122.p.Botas

Especialmente Gaspas disse...

As minhas comprei na Decatlon.

Mas essas do lidl também parecem bem fixes :) a ver se dou lá um salto. Obrigada pela dica :)

Maria Emília Viva disse...

Lindo !! Adorei, beijos

Anônimo disse...

Da outra vez fiquei na Covilhã e o hotel foi mais carote, tenho de pesquisar os preços.
Este mês já não vou e como só tenho um fim de semana por mês, talvez só vá para o ano.
O pior é a gasolina e portagens, é o que encarece a viagem, mas vale a pena.

Especialmente Gaspas disse...

Sim, vale a pena! Sempre se relaxa e lava-se a vista :)

Daniele O disse...

Olá!
Quem derá ir conhecer mas quem sabe um dia , tudo muito lindo mesmo, imagino pessoalmente. Não sou muito amante do frio mas o lugar é encantador. Nunca estive em nehum lugar com neve deve ser bem legal.
Bjs
Ser Estranho Ser !

Bricolar e Poupar disse...

Eu conheço, de Verão e de Inverno e tem encantos completamente diferentes dependendo da altura do ano em que se vai.

none disse...

Pois eu sou doida então....rs...não adiant,j´ndo olhando pro chão...das minhas viagens trago sempre coisinhas ue compro,ms também soisinhas que acho...presentes da natureza.....
Gaspas...quem e esse neném lindo deste jeito...não me diga que era o piki(nome engraçado,pois pra nós aqui no Brasil,Piqui e uma fruta de gosto inesquecivel....)....coisinha mais lindaaaa....
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Especialmente Gaspas disse...

Olá Deusa,
Sim é o Piki :) Então escolhi-lhe bem o nome porque ele é uma frutinha muito gostosa :)

P.s.: Desconhecia essa fruta!!

Unknown disse...

A serra é linda em todas as estações do ano e concordo contigo, levar com aquele frio nos queixos chega a aquecer a alma :)

Também eu, quando passeio, trago para casa coisitas que encontro, dessas espalhadas pelo chão... folhas, paus, pedras, pinhas, bolotas...

Beijocas***

Sissamar disse...

Sim tenho mesmo de ir! A pirralha já percebe e quando vê imagens destas não perdoa ehehehe! Quando as coisas melhoraram aqui para estas bandas pode ser que dê!
Beijinhos

Related Posts with Thumbnails