Pages

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

britar AZEITONAS britadas

É esta a época para apanhar azeitona!

Podemos encontra-la em Oliveiras ou em Zambujeiro (Zambujo "pós" amigos) também chamado de Oliveira "Braba" . Ah, pois! Os Zambujos também dão azeitonas que podem ser muito saborosas... apesar de muito pequeninas!

Mas vamos ao britar... É que chegam ao Acuadoiro muitas pessoas que pesquisam sobre: O que é britar azeitona?

Se usássemos o termo britar em:
- Aquele gajo britou a "tromba" do vizinho, ou...
- A joana atirou uma pedra, sem querer, e britou a cara da amiga.
Toda a gente saberia o que é britar, mas como essa expressão não se usa eu dou uma ajudinha.

Britar é bater com uma pedra (ou um martelo de madeira) na azeitona para que esta separe ligeiramente do caroço. Este separar do caroço, faz com que quando colocada em água, perca mais rapidamente o seu amargo e fique boa para comer.

Nas azeitonas britadas convém trocar a água diariamente. Se usarmos quente a azeitona amacia mais rapidamente.

Provavelmente o nome vem de brita. Se calhar descobriram que as azeitonas ficavam macias mais depressa, quando num acidente, despejaram um camião de brita em cima de azeitonas que acabaram por aproveitar... haha!!

As azeitonas que se britam são as verdes... para consumo imediato.
As pretas não se lhes toca, e as que tem uma mistura de verde e preto dá-se-lhes 3 ou 4 golpes longitudinais com a faca (como podem ver na foto), ambas para conserva.

Depois é coloca-las em água com sal para conservar e comer pela ordem em que vão ficar boas para comer.
Primeiro as britadas, que em duas semanas podem ser comidas, depois as que levam os golpes de faca (verdes e pretas) e por fim as pretas, que chegam a conservar-se até 1 ano na água com sal.

Cá em casa adoramos as britadas! E vocês?

25 Seres especiais comentaram :

Mundo em Vida disse...

Adoro azeitonas... Gosto das britadas que até dão menos trabalho as mastigar (brincadeira).
Cá em casa chamamos-lhes de Alcaparras, penso que adoptamos esse nome da terra do meu pai (Norte do país) e ficou até á data! Actualmente apanhamos azeitonas de 2 oliveiras (sobreviventes) que temos no Alentejo e são maravilhosas! Nada melhor que produtos caseiros! :)
* * *

Anônimo disse...

Adoro azeitonas! E as que comia no Alentejo então... eram muito boas, serão as britadas? Tinham um gosto diferente. Por acaso a minha mão comprou na feira umas iguais, que saudades!

Sissamar disse...

Eu adoro de todas as maneiras e feitios!
Olha, anda não me esqueci de ti, mas com este tempo, não consigo ir aos correios! Vim morar para o raio de um sitio em que ficam longe e não passam lá os autocarros, tenho que ir a penantes!!! E com este tempo... mas eu não me esqueço! Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Por aqui também está um tempo terrível com imenso vento.

Deixa para o ano :P Sem stress... amigas virtuais na mesma :))

Fernanda disse...

Nós gostamos muito! E temos oliveiras no Douro, mas não fazemos nada com elas, quer dizer, nós próprios. Sei que algumas são transformadas em azeite, outras tratadas para serem comidas. Mas não são britadas.
Olha que trabalhão! Quer dizer que é praticamente uma a uma!!
Haja paciência...

Especialmente Gaspas disse...

Fernanda,

Então? Onde está essa imaginação? Olha... enquanto britas podes ir vendo o programa da Fátima Lopes na TVI!!! hahaha

Rentabilizas o tempo e comes azeitonas boas!

:))

Tuquinha disse...

olá....já estava com saudades tuas. Não me esqueci de ti, mas.....tebho andado meia mal comigo mesma.
Quanto ao que perguntas aqui na minha casa "britar" as azeitonas é precisamente isso e dessas britadas fazemoas as desigandas alcaparras. As azeitonas de corte é para conserva...adoro alcaparras
beijocas do tamanho do mundo e bfs

An@ disse...

Aiiii eu adoro azeitonas.
Tanto faz preta como verde!

Há quem meta em azeite e alho!!! Penso que seja assim, será?!
Sabem-me tão bem! Mas não sei bem como se faz!

Alguém sabe?!

Beijos

Voando como borboletas disse...

Olá aqui em casa adoramos azeitonas e as usamos em diversos pratos, agora o azeite o marido não abre mão por nada! bjs

Especialmente Gaspas disse...

An@, o que faço é quando sirvo rego com um fio de azeite e alho picado, será isso?

Ou será conservar dentro de azeite e alho?

An@ disse...

É provável que seja isso!

Não sei bem, só sei que delicio-me!!! ah ah ah e reparei que tem alho, parece ter azeite e umas ervinhas que também não sei o que é?!

An@ disse...

Ahhhhh ... esqueci-me desta!!!

E mergulhar as azeitonas verdes em mel antes de meter à boquinha?!

Já experimentaram?!

Ai que bommmmmm

Anônimo disse...

Ai que veneno.
Este blog devia ser encerrado só por andar a ensinar as pessoas a fabricar veneno.
Mas é um veneno tão boooommmmm. Eheheh
Com pão alentejano e um copito de tinto, é uma merenda de se lhe tirar o chapéu.

Beijinho

Especialmente Gaspas disse...

é veneno saudavel... hihihi! Comer com moderação sff :))

Com mel nunca experimentei, mas assim que estiverem boas para comer vou fazer isso :)
As ervinhas... serão oregãos?

Unknown disse...

Gostei do trocadilho com a brita do camião. :) Só gosto de azeitonas verdes.

Unknown disse...

Devido ao acidente da minha "Pimentinha", não tenho tido tempo para visitar os blogs dos amigos queridos. Mas não quis deixar de vir desejar um fim de semana feliz e proveitoso.

(Hummmm...adoro aquelas azeitonas pretinhas e gordinhas, minha sogra também tem umas muito boas, mas apanha-las é que são elas e a apanha está quase a chega!)

Beijinhos...

An@ disse...

Hummmm é capaz de ser oregãos!

Outra coisa que gosto!
Oregãos!
Gosto nas saladas eh eh eh

Anônimo disse...

Agora por ervas: há uma erva que não sei o nome, parecida ao poejo (chamam-lhe erva das azeitonas... não sei porquê eheheh). Mas também se põe orégãos, daqueles que se metem nos caracóis. Pelo menos eu costumo meter nas de compra que não trazem. A flor do orégão, depois de seca. Também fica bem na salada de tomate, alface, pepino e pimentão verde cortado muito fininho.

Wanderley Elian Lima disse...

Aqui no Brasil não temos Oliveiras, fui conhecer uma, na Síria, e achei muito interessante, tinha uma outra idéia de como era.
Bjux

Especialmente Gaspas disse...

Sem ser os órgãos há uma outra erva que se costuma por. Pelo menos os algarvios sei que põem, não sei se noutras regiões também é costume... a névoa!

Nilce disse...

Sou fã de azeitonas, primcipalmente as pretas. Mas como com moderação, quando consigo. rsrs

Bjs no coração!

Nilce

Babette disse...

bem...aprendi imenso com este post! (mais o de baixo... que essa praia ficou-me debaixo de olho...)
Babette

Sissamar disse...

Eu ponho oregãos, mas sim há outra erva! Marijuana, canabis ehehehehe

Nada disse...

Eu como fraca portuguesa não gosto de azeitona...mas lá que aprendi imenso com o que li aqui...ah isso aprendi...obrigado =)

Bom fim de semana*

Silvana Fabbri disse...

Gaspas, aqui por essas bandas do Brasil não temos oliveiras ... que peninha, fiquei com vontade de azeitonas britadas ... não conhecia este termo "britar", e sim apedrejar .... mas gostei mais do britar viu ....
Háaaa já copiei sua dica de livro, "Nunca me esqueças".
Beijokas queridona....

Related Posts with Thumbnails