Pages

sábado, 17 de abril de 2010

Azeitonas

Felizmente temos a sorte de comer azeitonas caseiras. Sem dúvida muito melhores que aquelas que se vendem em frasco no hipermercado.

As azeitonas britadas (esmagadas com uma pedra), são as nossas preferidas.
São colocadas dentro de um pote de barro (também pode ser num garrafão de plástico) com água e sal durante aproximadamente 10 dias. A água deve ser mudada regularmente para lhe retirar o sabor amargo. Se esta for quente ainda mais rapidamente sai esse sabor.

Ao fim deste tempo, coloca-se em água nova temperada com:

- Sal
- Óregãos
- Alho esmagado com casca
- Rodelas ou casca de limão
- Névoa (é o nome que a minha mãe dá, não sei se haverá um termo mais correcto).

Estes temperos servem para quaisquer tipos de azeitonas, verdes (britadas), verdes e pretas ou pretas.

No prato para levar à mesa, costumamos dar um toque final:

- Alho picado (pouquinho)
- Óregão (pouco, mais para decorar)
- Um leve fio de azeite para ficarem mais brilhantes e para ajudar a propagar o sabor do alho picado.

(As da foto não são britadas mas sim golpeadas com a faca)

Simples e delicioso!! E você gosta de azeitonas?

15 Seres especiais comentaram :

EVA CAROLINE | disse...

Eu também tenho uma paixao especial pela de rendinha! E que coisa mais deliciosa deve ser comer azeitonas caseiras! huum

Marisa Borges disse...

Gaspas

que sorte teres azeitonas caseiras. Se gosto de azeitonas???? Eu AMO azeitonas e também as tempero assim, ficam muito mais saborosas!

nhami :)

Silvana Fabbri disse...

Nossa que legal .... nem imaginava que poderia comer azeitonas curtidas em casa ... sensacional.
Por essas bandas só compradas prontas ... que pena.
Beijokas

RENATA RZ disse...

Oi Gaspas!
Quem não gosta de azeitonas bom sujeito não é.
Aqui no Brasil só vejo azeitonas em conserva.. mesmo assim são um maravilhoso petisco para comer com alguma bebida.
Em toda pizza tem azeitonas pretas ou até mesmo verdes.
Uso tb em outros pratos como farofa, omelete, saladas e faço também patê.
Hum que delícia!
beijinhos verdes

EstrelaPolar disse...

Amo amo azeitonas ... Devoro ! Sejam pretas, verdes, recheadas, britadas ...

Sonia disse...

adoro azeitonas-pretas ou verdes-agora caseiras deve ser muito melhor e assim temperadas -nhaum nhaum-

sonho de bebé disse...

Adoro azeitonas então se forem temperadas dessa forma ainda melhor. Raramente as compro pq se as tiver no frigorifico acabo por as comer todas num instante. Depois fico com a cara parecida com uma cratera!!!
Bjs

Maria Papoila disse...

Aiiiiii!
ADORO azeitonas! Muitas vezes também as tempero assim!
Gosto delas de todas as maneiras! :)
Beijinhos

Tuquinha disse...

adoro azeitonas... e sabes que a minha mãe tb as "curava" mais ou menos dessa maneira? e eu tb as sirvo da mesma maneira que tu...temos algumas coisas em comum estou mesmo a ver....
beijoquitas

Flora Maria disse...

Eu também adoro azeitonas, mas nunca as vi no pé. Muito menos colhi-as.
Só compro no supermercado...

Agora as perguntas:
- o que é azeitona britada ?
- o que são coentros, pois para nós coentro é UMA erva aromática, de cheiro e sabor forte, muito parecida com a salsa e usada, principalmente, para temperar peixe.

Obrigada pela visita ao meu blog.

Beijo

Especialmente Gaspas disse...

As azeitonas britadas são as que que se esmagam com uma pedra :) Ou seja a polpa abre um pouco, de forma irregular, mas sem largar o caroço :)

Coentro é isso mesmo. E fica bem em muita coisa... arroz de peixe, saladas, ...

:))

Fernanda disse...

É assim tão fácil?! E rápido!
Pensei que o processo fosse mais complicado e demorado...

Especialmente Gaspas disse...

A água quente ajuda acelerar o processo :)

Manuela disse...

Olá

Eu também costumo fazer assim as azeitonas, até esta na época de começar a fazer, mas admira-me ficarem prontas tão rápido, pois as minhas demoram muito tempo.
Eu também não tenho o habito de as cortar, será por isso?
E quanto à água quente? não vão ficar moles?

Manuela

Especialmente Gaspas disse...

Olá Manuela,

A água quente não as deixa moles :) Eu costumo usar a água quente que sai da torneira. Basta encher o garrafão com ela e deixar ficar, acaba por arrefecer por si... Mas só uso isto nas britadas pois são as que ficam mais rapidamente prontas para comer. Costumo por umas 3 vezes água quente por exemplo a cada 2 dias, o que normalmente as deixa prontas a comer entre 8 a 10 dias.
Também depende de se gostar delas com um travo mais amargo ou não.

Sem água quente demora mais tempo.

O que ajuda tb a ficarem boas mais depressa é o trocar da água frequente e o estarem britadas ou cortadas.

Eu pus água quente apenas nas britadas e tenho vindo a comer nelas desde há 1 mês e meio mais ou menos. Agora quando acabar as britadas as cortadas já devem estar boas para comer :) que apenas levaram água fria e trocas de águas iniciais.

O que deixa as azeitonas moles na conserva é a falta de sal.

Espero ter ajudado :)

Related Posts with Thumbnails