Sabem o que é aquilo ali na foto? Sabem? Sabem? É o meu tão almejado penico (pinico no Brasil, certo?)!
Consegui este belo penico ágata, e adivinhem onde o vou colocar? No quarto das visitas, hahaha, debaixo da cama!!!
Ter uma sanita (vaso sanitário no Brasil) e casa de banho, por exemplo, nas décadas de 50, 60 e 70 dentro de casa não era para todos. Só as havia nos grandes centros urbanos.
O penico, era essencialmente usado em zonas rurais e aldeias e vilas do interior sem sistema de esgotos. Portanto ter um penico era um luxo quase tão essencial como para nós, hoje em dia, é ter um telemóvel hahaha!!!
Antigamente o penico usava-se debaixo da cama.
Era útil principalmente de noite, quando o dono do dito, sentisse necessidade de fazer uma "chuvinha dourada" ou o "famoso número um"! Assim, evitava ir à rua "arrear o calhau" apontando o terceiro olho para o céu (com sorte) estrelado (já imaginaram por o rabiosque de fora numa noite fria? Até os pelinhos do mesmo congelavam e o mais certo era nem conseguirem fazer nada).
Na manhã seguinte quando o galo cantasse era só ir lá fora e jogar os "produtos" para trás de uma moita, muro ou árvore!
Mas ter o penico debaixo da cama não é tão mau como pode parecer... vejamos o lado positivo: quase podemos comparar isso aos actuais quartos suite (hihihi)!
Chato mesmo devia ser quando os homens os usavam. Se hoje em dia eles pingam tudo e deixam as tampas levantadas (não, querido, não estou a falar de ti! Tu baixas sempre a tampa e nunca a pingas!) nem quero imaginar naquela época. Acertar com o jacto em algo tão pequeno que ainda por cima deve fazer ricochete... ui... nem quero pensar no que saia para fora... ainda mais de noite, ao escuro e com sono!
O que vale é que de manhã o chão à volta já devia estar seco... ou não!!
Já estou a imaginar as nossas avós a ralharem com os maridos:
- Outra vez tudo mijado fora do penico. Não podes mijar deitado e tentar acertar no penico lá em baixo! Gostas tanto de meter a "chouriça" dentro do meu buraco, o penico também tem buraco... segura no penico e mete-a lá dentro que assim não sujas nada!
São uns adoráveis elefantes brancos. E por aí existe 1 penico? Onde você o colocaria dentro de casa?!
Vai Ficar Tudo Bem (dessa vez também)
Há uma semana
37 Seres especiais comentaram :
Eu não o deixava debaixo da cama, imagina que o homem a meio da noite se vá lá aliviar, ficava um cheiro no quarto. Não sei como é que antigamente aguentavam o cheiro, acho que dormia apertadinha até de manhã. Estamos na era da sanita e eu faço isso (até pra me aliviar sou preguiçosa)quanto mais se fosse no penico.
Podes sempre pôr um vaso aí. Até ficava giro.
O meu homem diz que o tricôt da Hazel parece um preservativo, se calhar é melhor dizer-lhe que aquilo não é muito segura, embora deva ser muito quentinho.
Depois de adormeceres deixas de sentir o cheiro, além de que podes sempre ir por o penico do lado do lado do homem... hihihi
Por um vaso dentro do penico é um crime!! :P
Como preservativo deve ser mau... deve largar pelos, depois ficávamos com a nossa "casinha" por aspirar!
Olá!! realmente encuca-me como é que faziam, imagina o ricochete! eheheh
Cresci na minha aldeia... e conheci muitas casas que ainda não tinham WC! O saneamento básico/sistema de esgotos veio depois... e algumas aldeias lá perto, infelizmente, ainda não veio! usa-se a fossa!
a minha avó tinha uma cadeira de madeira. O assento levantava, que nem uma sanita... mas como a cadeira era alta o que tinha dentro da portinhola (estilo mesinha de cabeceira à antiga) era um balde alto, feito do mesmo material que o penico. Velhos hábitos adquiridos nos tempos dos reis! Se a minha avó fosse viva teria agora 103 anos
Ainda lá anda a cadeira por casa da minha mãe, de madeira e com umas decorações de ramos de flor.
Beijos
lá a sogra ficou sem penico ....pobre sogra-ninguém merece uma nora dessas -mas contigo eu morro de rir a imaginar um velhote qualquer a tentar fazer tiro ao algo e depois levar a descasca.
por aqui não há dessas reliquias :)))
bons sonhos pró miudo que dorme com os anjos :)
arKana,
Eu tb tenho fossa em casa, e estrada de terra batida... Oh God... parece que vivo na pré-história!
Por incrível que pareça... pago os mesmos impostos que os outros mas já pensei em pedir um desconto por conta disso.
Essas cadeiras também são muito giras. Tenho pena de não ter uma! hehe Guardem-na bem :) é uma verdadeira preciosidade, ainda mais que a julgar pela idade da tua avó deve ser bem antiga.
Sónia,
Este não era da sogra hihih era de 1 rabiosque de 1 estranho :P
Crime é pôr lá o dito cujo (que visão), se fosse a ti punha um cacto cheinho de picos, assim ninguém se atrevia ahahahah.
Eu espero que ninguém se atreva.... hahaha
Eu à uns anos atrás ainda fiz num penico que era da minha avó!
Ah ah ah
Mas sinceramente gosto bem mais da sanitazita!
A única vantagem do penico era que: assim que dava vontade estava logo ali à mão mas de Inverno o raio dos penicos são tão friossss.
ah ah ah
Beijos
Com que estão um preservativo de lã, hã? E o homem lá ia ter frio nas jóias de família para precisar de um de lã? Canudo! :))
Ai, rapariga, vê-se bem que és dos tempos modernos e nunca levaste com o fedor de penicos sujos em casa, senão não terias tanta estimação por eles.
Por isso é que a tua sogra tos despachou :)
Kkkkk eu não colocaria em lugar algum!!!Quero mesmo é passar longe deles, meu avô mesmo com "banheiro" no quarto não abria mão do "penicão"!!! e...??? Quando eu ia pedir sua bênção pela manhã (quando estava o visitando nas férias), metia o pezão no penico e enchia meus lindos pés de "xixi"!!! Huuurrgggg!!! kkkkk
Beijos e bom proveito com eu penico!!! ihhi:)
hihihi
Quando era pequena tenho ideia de ver um penico no quarto dos meus pais, do lado da minha mãe. Mas nós tínhamos casa de banho... Se calhar era eu a sonhar, seria? Hummm... tenho de confirmar esta história!
Eu acho que o povo antigo tinha mais vontade de fazer xixi do que a gente... hehehe
beijinhos green
E o meu comentário sobre o penico da minha avó???
Acho k não chegou cá....
Vc me fez lembrar de um dito popular por aqui: "Mijar fora do penico". Que significa fazer algo errado, trair a esposa, ...
:)))
Bjkas e um ótimo dia para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Ai o caraças pá!!! Lá vou eu ter de relatar novamente o nojo que tinha quando ia ao penico na casa da minha avó e já quem comigo dormia o tinha usado primeiro... sentir o xixi a tocar no rabo não é uma sensacão muito agradável, e o cheiro em pleno verão na bera baixa... não adiantava muda-lo nem sequer de quarto, pq aquele cheiro espalhava-se pela casa toda... e de manhã a vergonha que eu tnha de vir pela rua de penico na mão... é que a casa da minha avó tem acesso á parte de cima por fora, mas depois a minha santa mãe lá se lembrou de ir buscar o balde de lavar o chão e despejar para lá o penico! Eu chegava a contorcer-me de tão aflitinha só para não ter de fazer no penico e fazer horas para me poder levantar e vir para baixo aliviar-me!!! Quando ouvia o sino tocar as 8h, mandava um pulo da cama e corria pela rua de pijama até á casa de banho cá em baixo! A minha avó, claro, só se preocupava com os reduzidos pijamas que eu usava! Não se preocupava que de eu manchar a minha reputação (com xixi) ao vir por ali a fora com epnico na mão!!!
Mas deve vir daí a espressão dos homens ás vezes andarem a "mijar fora do penico"! É que só eles não acertam no alvo! E quando acertam, faz ricochete!
Betty, por aqui tb se usa esse dito :))
Sissamar... vou acrescentar à minha lista de desejos uma foto tua de penico na mão... hihihih
E cheio até á borda e com papel higiénico a boiar de preferência!!!
Ai só a lembrança que dá nauseas!
Olha, Gaspas, por acaso até há! Tenho um....é o dos pequenos, guardei-o como relíquia! Hehehehe...
Pode ser que um dia venha a ter uma nora como tu, que o queira levar para o pôr debaixo da cama!
Hahahaha....
Sissa... :P Pensa positivo: Pelo menos já tinham inventado o papel higiénico :)) haha
Fernanda, este não era da minha sogra... hihi
Acredita que quando criança morei em uma casa onde e a acasa de banho ficava fora, era frio e...tinhamos um pinico *(
De fato pela manhã era nojento jogar o xixi, mas era tão prático fazer ali ao lado da cama...hahahahhaha!
Beijos, Cora.
Meu Deus, quando for ao Japão levo o penico... Fiquei com medo dessas sanitas que espreitam as nossas partes intimas!!! hahahah
Pois e até tem uma que depois do serviço feito, deitam um jatinho de água para lavar as partes!!! Eu tb tinha medo! Imagina a tampa achar que já era tempo de te levantares e começar a fechar contigo lá sentada???
Quanto ao papel higiénico, "balha-me" ao menos isso... ir para a cama com mau cheiro mas com a garagem limpa!
Penico só mesmo quando era pequenina,de resto nunca tive,nem me imagino a ter isso debaixo da cama,despistado como é o meu home...lá punha um pé dentro lol.
kuanto ao resto do saneamento,até á 3 anos sempre vivi na cidade. Mudei-me para o campo onde tenho fossas grrrr,estrada de terra batida, vivo no 3º mundo lol.
Já agora uma coisinha gaspas vê se tas a pagar na factura da agua o saneamento, é q a mim resolveram me cobrar tive q ir refilar com eles.pq quem tem fossas nao paga saneamento.
beijos pituxasilva
Eu botava o penico debaixo da cama mesmo!!!
Pituxasilva...
Onde diz tarifa de saneamento tenho a zeros... portanto à partida não estou a pagar!
Ah... e a taxa de recursos hídricos sobre saneamento tb tenho a zeros!
Obrigada pelo alerta! ;)
Prontos já sei que a próxima vez que dormir aí não preciso ir muito longe para fazer um xixizinho hihi
As coisas que tu colocas debaixo da cama fiufiu
Para que se saiba :P da ultima vez que dormi em casa da Gaspas encontrei o quarto recheado de livros inspiradores
Bjs
Eu trato bem os meus hospedes!!! :P
ah ah ah ah lembras-te de cada tema! Que máximo :D
KKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...alguém me sacode...kkkkkkkkkkk...vocês Portuguesas são engraçadas...ou loucas?ninguém sabe.....um vestido para vassoura,um penico...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,socorro,alguém me abana....
Silvia,você esta proibida de falar...kkkkkkk.Deusa
vasinhos coloridos
Adorei o penico. kkkk
Minha mãe tinha um desses quando eu era criança. Lembro-me muito bem.
Ah se eu tivesse um desses acho que colocaria embaixo da cama de visitas também. kkkkkk
Queria só ver a cara de quem o encontrasse.
Bjs no coração!
Nilce
Eu riu-me á brava cada vez que passo por este cantinho... tu és incrível mulher...
Huahsuahsuhas!
Dei inumeras risadas ao ler, preciso passar por aqui quando estou triste, me ajuda muito!
Olá, amiga. Seu post fez-me dar boas gargalhadas!
Adorei a ideia de colocar um penico sob a cama de hóspedes. Cria todo um ambiente antigo!
Como no quarto de hóspedes de minha casa há um sofá-cama e não caberia um penico debaixo dele, se eu tivesse um em casa, talvez o transformasse em vaso de planta.
Beijos.
Eh pá, engraçado, fez-me lembrar quando era pequena, na terra dos meus avós nao havia WC na casa deles. Então durante o dia iamos à mata, de noite tinhamos o penico pertinho da cama...k recordação gira..lol
beijinhos e obrigado pelo carinho lá no ratatui :)
Ha, ha, ha
Quando criança, ainda lembro-me de ter visto desses penicos, embora todos que conhecia tinham banheiros nas casas, mas acho que eles tinham sido das avós.
bjos
Perfeito o texto !.
http://mundobah.blogspot.com/
Postar um comentário