Pages

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Corno azeiteiro

Entra um vendedor de cornos numa tasca, cheia de pessoal, e pergunta:
- Alguém quer cornos?
(silêncio)
- Já vi que estão todos servidos (hihihi)
E vai embora.

Pois é, os cornos servem para muita coisa: enfeitar a testa, lutar, coçar, como amuleto, decoração, e... para por azeite!!!

Antigamente, pastores, agricultores e outros "empresários" da terra que não ia a casa comer, durante as suas lides laborais, tinham de fazer a sua própria refeição no campo.
Todo o bom português de papilas gustativas apuradas, gosta de um bom tempero. Era portanto fundamental levarem consigo azeite, sal e azeitonas.


Na foto podem ver 2 cornos inteiros. São os azeiteiros e serviam para guardar o azeite.
Os dois cornos cortados, um era o recipiente para o sal e o outro para as azeitonas.
Estes são de boi/vaca.

Cá em casa todos temos cornos... E vocês também os têm?

13 Seres especiais comentaram :

Tuquinha disse...

não digo: "desta água não beberei..." dependendo do sentido da coisa,cá em casa saleiro não existe, azeiteiro existem vários e cornos para já não tenho nenhum. Daqui para a frente a ver vamos.....
ès terrívelmente bem disposta
beijo grande

Hazel Evangelista disse...

lol - que pergunta! ahahahha

E se queres mesmo saber, eu cá ando a namorar um corno... sou capaz de comprá-lo.

(ai senhores, isto soa tão mal... )

sonho de bebé disse...

hehe! Eu tenho um corno sim, pequeno mas corno que o meu marido trouxe de cabo verde, sabes para que serve? Para guardar folhas de tabaco!Hehehe.
Agora porque é que ele trouxe aquilo se nenhum de nós fuma já não sei! Mas o corno é engraçado porque tem uma tampinha e diz recordação de Cabo-verde.
Beijinhos

Cin disse...

Essa eu nem imaginava! Mas estive a pensar... A gente bem que pode usar os cornos para bolar algum objeto decorativo para o terraco e tal! rs... Minha cabeca nao pára de funcionar nunquinha! :)

bjs

Ypsilon Yvone disse...

Meus avós eram portugueses, na casa da minha avó sempre tinha azeitonas graudas, azeite do bom e vinho do porto. Hum que saudades!

Unknown disse...

Este cantinho é rialmente uma grande maravilha.Bjooooo

Unknown disse...

Obrigada pela visita.Bjooooo

Unknown disse...

Para mim é novidade que o azeite seja armazenado em "chifres" (ou cornos, como preferir)... =P
Muito interessante!

Passei aqui para conhecer o seu blog, já que me fizeste uma visita em um dos meus blogs.

Obrigada! Volte sempre! Seja bem-vinda!

Susi disse...

Nossa, nao sabia disso!
Interessante.
bj

Silvana Fabbri disse...

he he he você arruma cada uma .... nunca tinha visto isso ... e por essas bandas o nome disso é "Chifre" ... aque o marido traido é corno kkkkkkk
Beijokas queridona

Anônimo disse...

Nunca tinha visto assim, que interessante, aqui em casa tem um corno bom chamamos chifre, mais guarda chumbinho,

antigamente o pai de meu pai tinha isso para casar acho que passaros, quando eles moravam na roça,

hj fica guardado aqui em casa dentro do meu bau, um abraço!

Sonia disse...

quem le este post e os respectivos comentários é descaradamente de partir o cocoou será o corno? a rir~.
Na minha casa não há cornos ....mas achei piada aos teus cornos -se tiveres cornos de sobra manda para a minha casa sim? lol

Senador disse...

Desses, há cá 2 em casa herdados dos meus sogros, ambos Alentejanos e que após o casamento e durante vários anos trabalharam no campo.

-----------------
Quanto aos outros...
Na minha terra - Porto - um corno-azeiteiro é aquele que arranja "clientes" para a mulher.

ahahahah

Obrigado, pela visita ao meu blog e pela mensagem.

Valdemar

Related Posts with Thumbnails