Cá em casa temos a sorte da minha S ter aprendido com a mãe dela a fazer esta delicia. Querido, aproveita e vai aprender com ela, seria mau perder esta tradição...
Saído do forno, ainda quente, a fumegar... pôr manteiga em cima, ou azeite. Só quem experimentou esta delicia, sabe do que estou a falar. Oh, Santa Gula!!!

Os ingredientes são:
- Farinha
- Água
- Fermento de padeiro
- Sal
Quanto mais fermento se põe menos tempo é preciso amassar, mas, mais fica a saber a fermento. Logo deve-se é dar ao braço :)
Vê-se quando o forno está pronto para receber o pão quando os tijolos passam de vermelho a branco. Antes de o colocar lá dentro limpa-se o forno com um ramo de aroeira e acumulam-se as brasas à porta do mesmo. De seguida dá-se a forma aos pães e rapidamente se coloca lá dentro para que cozam todos ao mesmo tempo. Tapam-se por cima com um ramo de aroeira para que não queime. Espera-se... e voilá, pronto a tirar, cortar e comer com azeite e açucar :)
Qual carcaça, qual pão bimbo, qual quê... pão caseiro é que é!!
5 Seres especiais comentaram :
ô meu Santo Deus .... que Nossa Senhora da Gula não nos ouça ... mas isso está me parecendo um manjar dos Deuses kkkkkk, eu nem me atrevo a fazer, acho que não sairia nada.
Beijokas e excelente domingo.
eu partilho exactamente da tua opinião. Ainda me lembroo de me lambuzar toda com pão caseiro ainda quente do forno de lenha,que o meu Pai barrava com azeite e açucar...era um regalo.
beijinhos
Hum... agr fiquei com fome!
Obrigada por teres passado no Style&Stuff!
kiss*
Também adoro! E a minha avó de Mirandela faz cá uns pães...Uma delícia!
Adoro comer a "carocha" do pão com azeite, sal e alho (esta tradição já é algarvia)! Hás-de experimentar!
Beijinhos
Carocha? Será o que por aqui chamamos... maminha? :P
Postar um comentário