Pages

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dicas para o sucesso da amamentação

Não acho que amamentar seja dificil . Mas como tudo se soubermos pequenos truques tudo fica mais fácil de inicio.

Se queremos amamentar, é regra de ouro fazermos ouvidos moucos aos comentários das mães, sogras, tias, primas, amigas... Devemos seguir o nosso coração, o nosso instinto, só nós (mães) sabemos que é melhor para nós e para o nosso bebé.

O que fazer para ter mais leite?
Deixar apenas, que seja o bebé a pedir quando tem fome. Não seguir horários rígidos, como amamentar de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas... A OMS diz que o bebé deve mamar, quando, pedir para mamar. Nós comemos quando temos fome e não temos horários rígidos. O bebé deve mamar a pedido.

O que fazer para ter leite?
Não dar suplemento e levar o bebé sempre à mama. Começar a dar suplemento acaba mais tarde ou mais cedo por arruinar a amamentação. O bebé chora com fome? É por na mama... mesmo que tenha passado apenas 30 minutos da ultima mamada.
O nosso corpo produz leite. O leite não se acaba, enquanto o bebé for ao peito. Quando o bebé mama, o peito enche novamente. Quanto mais mama mais leite se tem. Isto funciona como a lei da oferta e da procura.

É importante que a mamã que amamenta coma de forma saudável e descanse (Isto tb serve para quem não amamenta).

Pode-se comer doces e laranjas. Laranjas não secam o leite, é mito. Não é preciso beber água demais para ter leite.

Todas as mulheres conseguem amamentar desde que queiram. Porquê? Porque fazemos isto há milhares de anos. Porque o nosso leite é bom e o mais indicado para o nosso filho. Porque lhe passamos anti-corpos no leite. Porque... um sem fim de vantagens para o bebé e para nós.

Alguém lembrou-se de fazer uma imitação que se chama suplemento. É caro, não está sempre à temperatura ideal, temos de o preparar e enquanto o fazemos o bebé berra com fome a exigir que nos despachemos.

Mães famintas, subnutridas de países cheios de dificuldades e fome dão do seu leite aos seus filhos. Eles crescem e o leite delas cresce dentro delas.
Elas são capazes. Nós também somos.

Todo o leite é bom, leite fraco é um mito. O primeiro leite a sair é liquido, parece água, serve para saciar a sede do bebé! O leite mais para o fim da mamada é o mais gordo, este é o que lhe faz ganhar peso e sacia a fome. Daí a importância de vazar um peito antes de dar o outro.

De inicio o bebé demora muito tempo a mamar, é normal, pois cansa-se facilmente. Pode inclusive acabar por adormecer. Pode-se tentar mantê-lo acordado com algumas técnicas:
- Despir-lhe roupa (o calor faz adormecer)
- Trocar a fralda entre peitos
- Apertar o pézinho ou a mão

Deve-se amamentar num sitio calmo.

Tetinas, chuchas, mamilos de silicone, confundem o bebé e podem provocar mastites e desmames precoces.

Se doer quando o bebé estiver a mamar é porque a pega foi feita de forma incorrecta. Amamentar não doí, nunca!! Deixo um vídeo que vos pode ajudar com a pega, para mim foi fundamental.

2 Seres especiais comentaram :

RENATA RZ disse...

Oi Mãe do Piki!

Achei você e seu blog muito legais!
Gostei especialmente deste post sobre a amamentação. Inclusive tenho um post bem parecido no meu blog, com esta pintura maravilhosa de Picasso.
Acho muito importante estimularmos as formas naturais de viver.

Adorei sua visita no meu blog! Apareça sempre..
Beijinhos verdes

Alma disse...

Olá!
Parabéns pelo blog,gostei muito!
Há muito que tinha curiosidade em conhecer, porque quando leio os seus comentários no blog da Fernanda ( que ADORO ;)) facílmente me identifico.
Este post da amamentação então...sem palavras. Sou mãe de um menino de quase quase 3 anos e meio, que amamentei de forma «calendarizada» até aos 3 anos, daí para cá estou a tentar desmamar naturalmente, o que não é fácil, custa MUITO!! o menino pedir e eu tentar não lhe dar mas...agora é só para os SOS quando se magoa por exemplo é pedido imediato, mas já não dava há quase 15 dias, mas hoje caiu ao sair da horta e pronto uns segundos de «remédio santo» (como chamam cá em casa).
Não me vou alongar mais, termino apenas a dar-lhe os meus sinceros parabéns pelo post em particular e pelo blog claro!!
Tudo de bom para si e para a família.
Mamã F.

Related Posts with Thumbnails